College ou university: qual é a melhor opção?

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

O intercâmbio é uma excelente oportunidade de melhorar sua formação enquanto viaja. Com certeza, fazer um curso superior no exterior é uma excelente maneira de abrir portas na vida profissional.

Mas muitas dúvidas surgem ao optar por um intercâmbio com essa finalidade, e uma delas é qual curso escolher: college ou university? Continue lendo nosso artigo e entenda a diferença entre os dois e qual deles pode ser a melhor escolha para você.

O que é college e university

A diferença básica entre college e university é o enfoque do ensino. Vejamos como cada um deles funciona.

College

O college busca preparar os estudantes para ingressar rapidamente no mercado de trabalho. É um ensino com caráter técnico e profissionalizante, que capacita o aluno para uma função específica. Geralmente tem uma duração mais curta, de seis meses a dois anos, mas alguns colleges já oferecem bacharelados com três a quatro anos de duração.

University

A university equivaleria à universidade aqui no Brasil. Oferece cursos relacionados a uma área mais abrangente e teórica, com enfoque em pesquisa e extensão.

Alguns cursos são oferecidos apenas por universities, com certificação de Bachelor, Master e Doctor. São voltados para a área acadêmica e têm duração a partir de quatro anos.

College ou university: qual a melhor escolha?

A escolha entre university ou college tem relação com o perfil do aluno.

A university forma o aluno em uma área mais abrangente, como Medicina, Odontologia, Engenharia. No college, o aluno acaba se formando em cursos mais práticos, como Administração, Jornalismo, Marketing, Design. Então, o curso de seu interesse será mais determinante na escolha entre university e college do que qualquer outro aspecto.

No entanto, o semestre da university pode custar quase o dobro do semestre do college. Por esse motivo, e por garantir uma formação mais rápida, muitos estudantes acabam optando por escolher um curso oferecido no college.

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

Como é a valorização no mercado de trabalho?

Não existe hierarquia entre os cursos de college e os de university, ou seja, os diplomas têm a mesma validade e ambos são valorizados da mesma forma no mercado de trabalho. Um não é mais prestigiado do que o outro.

Como é o processo seletivo?

Se você se interessou em fazer college ou university no exterior, é preciso, antes de qualquer coisa, entrar em contato com a escola escolhida, para conferir a documentação necessária. Citamos abaixo alguns itens frequentemente requeridos.

Histórico escolar e diploma

É necessário enviar cópia do histórico escolar, com avaliações positivas, e de seu diploma do ensino médio. Essa documentação deve estar traduzida,

Nível de inglês suficiente

As escolas solicitam apresentação de teste de proficiência de inglês, normalmente TOEFL ou IELTS.

Cartas de referência

Algumas escolas pedem cartas de referência ou de recomendação, que devem ser redigidas por pessoas capazes de relatarem suas habilidades e qualificações no ambiente escolar ou profissional.

Redação

Durante o processo seletivo, algumas escolas podem pedir que o candidato faça uma redação explicando os motivos que o levaram a optar pelo curso e por que deve ser admitido.

Entrevista

Faz parte do processo seletivo uma entrevista com um funcionário da universidade ou faculdade responsável pela seleção de estudantes internacionais. Conforme você pôde conferir nesse artigo, ser admitido em um curso superior no exterior é plenamente possível.

A escolha entre college ou university vai depender do seu objetivo e do momento da sua carreira, mas as duas opções são boas e qualquer uma delas vai trazer muitas novas oportunidades para sua vida profissional.

A WEST 1 pode oferecer a você toda a assessoria necessária para dar esse passo. Entre em contato conosco e receba mais informações!

Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

Você também pode gostar

Deixe um comentário