Conheça as melhores áreas para empregos no Canadá

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Com a taxa de desemprego atingindo 12,4% dos brasileiros, o que não falta é gente buscando oportunidade de trabalho no exterior. Enquanto isso, o Canadá alcançou o nível muito mais baixo nesse quesito: apenas 5,6% das pessoas não têm emprego. Por isso, vale a pena saber um pouco mais sobre empregos no Canadá, não é mesmo?

Aliás, o país atualmente enfrenta um problema bem diferente da situação atual brasileira: está sobrando emprego. Afinal, alguns setores da economia canadense estão demandando um número maior de trabalhadores.

Se você ficou interessado em saber quais são as principais áreas que necessitam de profissionais no Canadá, continue a leitura deste post!

Informações importantes para conseguir empregos no Canadá

De acordo com o Banco de Desenvolvimento de Negócios no Canadá, de 10 pequenas e médias empresas, quase 4 têm dificuldades para encontrar trabalhadores qualificados. Isso está acontecendo por conta do envelhecimento da população e o surto econômico no país.

Com isso, o governo canadense apresentou um ótimo plano para quem pensa em morar no país: incentivo à imigração. Segundo a estimativa, o Canadá deve receber 330 mil trabalhadores estrangeiros somente este ano.

Logo, motivos não faltam para querer iniciar uma nova vida no Canadá, certo? Agora, conheça os principais aspectos que você deve levar em conta na hora de aplicar candidaturas para empregos no Canadá.

Carta de recomendação

Aqui no Brasil, o uso da carta de recomendação não é muito comum para conseguir um trabalho. No entanto, o Canadá valoriza muito esse documento. Por isso, antes de embarcar na viagem, solicite que um antigo empregador escreva uma carta para você.

Pode ter certeza que isso fará toda a diferença durante o processo seletivo. Até porque, esse arquivo dá mais credibilidade ao candidato, às suas experiências e habilidades como profissional.

Processo seletivo

Para conseguir um emprego, o candidato deve passar por um processo seletivo. Dessa forma, é necessário estar preparado e com o inglês (ou francês) bem afiado.

Nesse quesito, se o seu objetivo é conseguir um visto de trabalho logo de início, vale destacar que o processo para empregar um estrangeiro no Canadá pode ser bem burocrático, pois demanda custos e prazos por parte do empregador. Por isso, é importante saber “se vender” bem e mostrar ao contratante por que você seria valioso para a empresa.

Idioma oficial

Ainda que muitas pessoas decidam tentar a sorte em outro país, mesmo que não saibam a língua oficial, essa atitude nem sempre é recomendada. Afinal, se você é formado em algum curso superior e deseja atuar no Canadá, isso não será possível se não tiver o inglês ou francês, que são os idiomas oficiais do país.

A província de Quebec é uma das regiões que mais têm influência francesa, além de Montreal. Por isso, para quem deseja ir a algum desses locais, saber francês é essencial.

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

Entrevista

Para conseguir algum dos empregos no Canadá, é importante se sair bem na entrevista. Logo, conseguir se expressar corretamente na língua estrangeira é algo visto com bons olhos pelo entrevistador. Além disso, demonstrar interesse nas informações dadas pelo contratante, ser educado ao longo da entrevista e fazer perguntas sobre o trabalho também ajuda.

Mas, o principal é falar com clareza sobre a trajetória profissional. Ou seja, onde e em qual curso se formou, quais experiências de estágio vivenciou, empregos adquiridos após a graduação e objetivos profissionais são questões que não podem ficar de fora.

Áreas de empregos no Canadá que se destacam

Se o país não está precisando de trabalhadores em determinada área, viajar para trabalhar em um ramo já saturado não se torna uma boa ideia. Afinal, você teria que competir lado a lado com os nativos que, ainda assim, costumam ter preferência na hora da briga por uma vaga.

Dessa forma, conhecer as principais áreas que necessitam de novos profissionais é um passo essencial ao planejar a vida no exterior. Nesse contexto, confira agora as profissões com mais demanda no Canadá.

Tecnologia da Informação

A área de TI é uma das que apresenta uma enorme necessidade de trabalhadores no Canadá. A média de salário das vagas é de CAD$ 65.500 por ano. Aliás, para quem deseja ser gerente de projetos de TI, o valor pode chegar a CAD$ 114 mil. Vale lembrar que esse cargo é voltado para profissionais que não somente entendem do ramo tecnológico como também sabem lidar com pessoas.

Farmácia

O farmacêutico é um profissional muito bem remunerado no Canadá, pois o salário médio é de, aproximadamente, R$ 22.550 por mês. Além disso, ainda existe o bônus anual que é de R$ 8.500. Para ficar ainda melhor, essa profissão é uma das que precisa de trabalhadores qualificados atuando no país.

Engenharia

No Canadá, a engenharia é uma área forte, com remuneração atraente e necessidade de profissionais. Nesse contexto, tem a engenharia civil, que recebe CAD$ 32,62 por hora e a engenharia mecânica, cujo salário é de CAD$ 33,65 por hora.

Já na engenharia aeroespacial e aeronáutica, a remuneração é CAD$ 35,71 por hora, enquanto na engenharia eletricista ou eletrônica, o profissional recebe 35 dólares canadenses a cada hora. Ou seja, deu para perceber que a engenharia é um ramo bastante vantajoso para quem deseja fazer a imigração para o Canadá.

Gerente de contas

Ainda que no Brasil não seja tão comum, o Canadá atualmente precisa bastante de gerentes de contas. Basicamente, essa profissão deve ser entendida como uma pessoa que é representante de vendas de alto nível. A média salarial por ano gira em torno de CAD$ 75 mil e CAD$ 92 mil, mas é necessário ter um diploma ou especialização para atuar na área.

Analista de negócios

Para quem trabalha com tecnologia e business, encontrar oportunidades de empregos no Canadá como analista de negócios pode ser um ótimo meio de alcançar sucesso profissional no país.

Essa área é responsável por identificar se a empresa está acompanhando as necessidades dos clientes, atingindo as metas e, em geral, está funcionando como deveria ou não. A remuneração desse profissional varia entre CAD$ 73 mil e CAD$ 87 mil por ano.

Como você pôde ver, empregos no Canadá é o que não faltam para quem está buscando uma oportunidade de começar do zero em um outro país. Nesse momento, é muito importante contar com a assistência de uma agência, a fim de garantir que essa experiência será positiva.

Gostou das dicas para conseguir uma chance de trabalho no Canadá? Então, conhecer uma agência como a WEST 1 pode te ajudar ainda mais em todo o processo de preparação e adaptação para a sua vida no exterior. Entre em contato conosco para saber mais informações!

Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

Você também pode gostar

Deixe um comentário