Estudo de línguas: veja 4 formas de aprender inglês sem pressão
Guia de Planejamento IntercâmbioPowered by Rock Convert

Sabemos que o estudo de línguas pode ser uma tarefa complexa, afinal algumas pessoas têm um verdadeiro pânico de se comunicar em outro idioma, sobretudo o inglês. Ansiedade, timidez e receio de julgamentos e críticas são fatores que inibem a aquisição de uma nova linguagem. Às vezes, o medo de errar acaba instaurando um bloqueio imenso na gente, não é verdade?

Se você trava na hora de falar inglês, atente-se a este artigo. Apresentaremos 4 dicas práticas para você aprender o idioma com naturalidade e sem pressão. Vamos lá?

1. Faça um intercâmbio

Quer aprender a língua inglesa intensa e rapidamente? Então vale a pena considerar um intercâmbio. Afinal, a experiência permite uma imersão completa em outro idioma, pois durante toda a sua estadia em um país estrangeiro será inevitável falar inglês diariamente.

Se você deseja encarar essa oportunidade, mas não tem fluência na língua, não se preocupe: o intercâmbio não exige um nível de inglês específico. Hoje em dia, existem muitos tipos de cursos e modalidades que se adaptam às necessidades e demandas de todas as pessoas.

2. Invista na neurociência

A neurociência tem por objetivo compreender o sistema nervoso de nosso corpo, seu desenvolvimento, estrutura e respectivas funcionalidades. Por meio de metodologias simples, a ciência promete acelerar consideravelmente o aprendizado de novas linguagens.

Uma atividade interessante para alavancar o aprendizado é a autoconversação. Assim, sugerimos que você experimente conversar consigo mesmo sobre os acontecimentos de seu cotidiano. Esse exercício será fundamental para você começar a construir o seu pensamento linguístico em inglês.

3. Utilize a tecnologia

A tecnologia definitivamente chegou com a finalidade de facilitar o nosso dia a dia — e ela é uma opção válida para alavancar o estudo de línguas. Existem atualmente aplicativos que complementam o aprendizado do inglês e auxiliam na memorização de conteúdos por meio de atividades divertidas. Um exemplo é o Duolingo, que oferece gratuitamente o ensino de diversos idiomas.

4. Aposte em músicas, filmes e séries

Por meio da música, o estudo de línguas torna-se especialmente prazeroso. Para assimilar o inglês com naturalidade, recomendamos que você selecione canções que apresentam uma linguagem mais comum e aproveite para cantar enquanto acompanha atentamente a letra. Com esse exercício, você treina sua habilidade de escuta, exercita a pronúncia e ainda aperfeiçoa o seu vocabulário. Bom, não é?

Assistir filmes e seriados com o áudio original e legendas em inglês também é uma maneira bastante efetiva e bacana de dominar a língua. Dessa forma, você aprende mais sobre hábitos culturais de um determinado país e ainda capta a fluidez e rapidez de diálogos.

Pronto: agora você já conhece quatro formas de aprender inglês sem pressão. Viu como o estudo de línguas pode ser mais espontâneo do que você imagina? Lembre-se de que para dominar facilmente o idioma será preciso manter a constância no aprendizado, não temer os desafios e, principalmente, respeitar o seu próprio ritmo.

E aí, você curtiu este conteúdo? Então o que acha de seguir a WEST 1 nas redes sociais para conferir mais artigos incríveis sobre intercâmbio, carreira e estudos? Estamos no Instagram, Linkedin e Facebook!

 

Receba conteúdo em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This