Por que estudar inglês fora do Brasil é uma boa opção?
Guia de Planejamento IntercâmbioPowered by Rock Convert

Aprender um novo idioma pode ser uma verdadeira oportunidade para viver novas experiências. Estudar inglês fora do Brasil, por exemplo, é uma maneira de acumular histórias inesquecíveis ao se aprofundar em uma nova cultura.

As escolas de idiomas podem levá-lo até o nível mais avançado, mas morar em um país no qual o inglês é o idioma nativo faz toda a diferença. Por isso, investir em um intercâmbio pode ser um diferencial importante nesse processo de aprendizagem.

Além de possibilitar que você conheça novas formas de encarar o mundo, adiciona em seu currículo uma escola ou uma universidade internacional, o que também pode ser fundamental para a sua vida profissional.

Se você está pensando em estudar inglês fora do Brasil, precisa conhecer os benefícios que essa experiência pode trazer. Continue a leitura e veja alguns motivos para investir em um intercâmbio!

Dominar um segundo idioma

Para ser um falante capaz de dominar um segundo idioma, é importante estar em contato com a diversidade e a profundidade da língua, já que ela pode apresentar variações conforme o país, a região e a geração da pessoa que está falando.

Dessa forma, estudar inglês fora do Brasil pode ser uma maneira de exercitar todas as possibilidades do idioma e, de fato, ficar fluente. Para tanto, é preciso trabalhar o domínio da língua, conhecer gírias, expressões e diferentes pronúncias.

Aumentando as chances de fluência

Para ser realmente fluente em um idioma, é preciso ir além da sala de aula. É necessário experimentar e vivenciar a cultura do país. Por isso, a convivência com falantes nativos de inglês ajuda, já que torna a conversação mais natural em sua vida.

É comum ter um pouco de nervosismo no momento de superar a barreira linguística. A insegurança com o seu nível de entendimento do inglês faz parte do processo. Entretanto, ao estar em outro país, a vivência com o idioma será contínua. Dessa forma, você se sentirá desafiado a praticar sempre.

A fluência também está relacionada à prática. Ao estudar inglês fora do Brasil, você fica conectado com o idioma praticamente 24 horas por dia. Por isso, fica mais fácil evoluir e superar suas inseguranças.

Aprendendo a pronúncia e as gírias

Um idioma é sempre vivo, ou seja, ele pode apresentar pequenas mudanças conforme a região de origem da pessoa. Por exemplo, o português é o idioma oficial no Brasil, mas existem diferentes pronúncias e gírias específicas conforme você viaja pelas regiões do país.

Estudar inglês fora do Brasil pode ser uma maneira de melhorar a pronúncia das palavras. Afinal, você conversará — na maioria das vezes — com pessoas que têm esse idioma como língua nativa. Esse tipo de aprendizado dificilmente acontece em escolas de idiomas, independentemente do nível em que você esteja.

Além disso, vivendo em outro país, você poderá conhecer gírias e expressões específicas. Os jovens universitários, por exemplo, adotam palavras e iniciam uma conversação de maneira diferente das pessoas mais velhas.

Essa variedade linguística passará a fazer parte do seu cotidiano, proporcionando oportunidades de aprender e enriquecer o seu vocabulário.

Convivendo com diversos sotaques

Os estudantes intercambistas normalmente constroem um forte relacionamento de amizade entre si. Afinal, são pessoas que estão em situação semelhante: longe do país de origem e com um objetivo em comum. Por isso, há normalmente empatia entre eles.

Ao conviver com pessoas de diferentes lugares, você estará em contato com uma variedade significativa de sotaques. Assim, será possível conhecer a forma como o inglês é pronunciado por uma pessoa nativa e compará-la com a maneira como um estrangeiro fala.

Conviver com essa diferença é importante para você entender as variações na pronúncia. Dessa forma, é possível melhorar a maneira de falar determinadas palavras e diminuir o seu sotaque.

Vivenciar uma experiência inesquecível

As histórias colecionadas durante um intercâmbio são memórias afetivas que dificilmente serão esquecidas. É comum que o estudante crie fortes laços de amizade com seus colegas de sala e pessoas que o receberam durante o período.

Você poderá experimentar uma nova cultura e uma outra maneira de encarar a vida. Cada país tem uma forma diferente de expressar sentimentos, pensar a vida ou problematizar questões sociais.

Por isso, essa vivência pode aumentar o seu senso crítico, proporcionando reflexões que dificilmente seriam desenvolvidas se você não se permitisse sair do seu país de origem.

Além disso, você pode entrar em contato com paisagens e cenários vistos apenas em alguns filmes. Toda essa beleza renderá, com certeza, fotos incríveis e memórias inesquecíveis.

Aumentar a autoconfiança

Fazer um intercâmbio também é o momento para exercer a sua independência. Você terá novas responsabilidades, tendo que tomar decisões cruciais para o seu desenvolvimento. É comum que esse cenário gere algumas inseguranças, mas superar tais desafios vai aumentar a sua autoconfiança.

Em alguns casos, é normal que o medo em relação à adaptação ao novo país seja uma barreira para o estudante. Afinal, mudanças significativas em sua vida ocorrerão.

Entretanto, esses desafios ajudam a exercer diferentes capacidades e a desenvolver habilidades fundamentais para a fase adulta.

Agregar valor para o currículo

Ter um segundo idioma é praticamente uma exigência para algumas vagas profissionais. Nesse sentido, estar com um inglês bem apurado e em alto nível é uma maneira de abrir as portas para algumas oportunidades.

Estudar inglês fora do Brasil é, naturalmente, uma maneira de garantir que o idioma não seja um empecilho para você. Essa vivência trará para o seu currículo um grande diferencial, chamando a atenção das empresas.

Além disso, você também poderá ter a oportunidade de agregar valor ao seu currículo ao desenvolver algum projeto voluntário ou trabalhar em alguma empresa fora do país. Assim, o seu histórico profissional ganha patamar internacional.

Conforme você pôde perceber, estudar inglês fora do Brasil é uma oportunidade de elevar o seu nível de relacionamento com o idioma. Dessa forma, você volta para o seu país mais preparado para encarar os desafios propostos pela vida adulta. Além disso, você terá mais histórias para compartilhar com todos seus amigos e familiares.

E para tornar o intercâmbio uma experiência ainda mais inesquecível, é preciso contar com uma agência capaz de proporcionar segurança e oferecer oportunidades em diferentes países. Entre em contato com a gente e prepare-se para o futuro!

 

Receba conteúdo em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This