Veja a importância de uma certificação internacional em inglês
Você sabe qual a real importância de uma certificação internacional em inglês? Antes de tudo, você precisa entender que nem toda a avaliação é levada em conta pelas instituições estrangeiras ou, tampouco, é considerada na hora de se posicionar melhor no mercado de trabalho. Isso começa desde o teste que você escolhe fazer até os cursos que pode realizar fora do Brasil.
Neste post, vamos abordar todas essas questões em profundidade para que você tenha discernimento sobre esse assunto. Se quer aprender mais, prossiga com a leitura e confira as informações!
Certificações que podem ser obtidas mesmo sem a matrícula em cursos de inglês
Se você já tem algum conhecimento em inglês, pode realizar alguns testes reconhecidos internacionalmente, sem necessariamente ter que se matricular em um curso para conseguir fazer isso. Tudo dependerá da sua habilidade em línguas e o quanto está preparado para essas avaliações. Abaixo, elencamos as principais delas para que você fique atento a essa oportunidade. Veja!
International English Language Testing System — IELTS
O IELTS é, certamente, um dos exames mais importantes e com maior reconhecimento no mundo. Organizado pelo British Council, pelo IDP: IELTS Australia e pelo Cambridge English Language Assessment, ele é utilizado por instituições, sobretudo britânicas, para avaliar o nível de proficiência em inglês do candidato.
Esse exame pode ser tanto o IELTS Geral, voltado para o ambiente profissional, quanto o IELTS Acadêmico, para quem vai fazer graduação ou pós fora do Brasil. A maior parte das universidades aceitam o IELTS Acadêmico ou o TOEFL — que abordaremos a seguir — como principais comprovações de proficiência.
Test of English as a Foreign Language — TOEFL
O Test of English as Foreign Language (TOEFL) é realizado em diversos locais do mundo por meio de uma prova presencial em ambiente digital. Isso significa que você fará o teste em um lugar específico, como um centro de línguas ou mesmo uma classe de uma universidade brasileira reservada para isso, em uma sala de informática.
Funciona mais ou menos como um vestibular, com o exame dividido em diferentes tópicos, compreendo fala, escrita, escuta e leitura. Assim, as escolas, universidades ou mesmo empregadores estrangeiros, estabelecem uma nota mínima a ser atingida por quem é avaliado para ser aceito na instituição.
É comum pessoas que vão fazer pós-graduação no exterior, por exemplo, serem exigidas dessa forma por meio de uma avaliação no TOEFL.
Pearson Test of English Academic — PTE Academic
O PTE Academic segue a mesma linha do TOEFL, tanto em sua finalidade como na forma como são aplicadas as provas. Costuma ser aceito em países como Inglaterra e Austrália, e a inscrição pode ser facilmente feita pela internet.
Diversas pessoas indo fazer MBA fora do Brasil fazem a prova como forma de comprovar proficiência em inglês e serem aceitas nas universidades estrangeiras que estudarão.
Escolas para se estudar fora do Brasil
Agora que já entende como funcionam os principais testes de proficiência em língua inglesa, é hora de conhecer as melhores escolhas para se estudar fora do Brasil. Confira as opções que listamos abaixo!
Kaplan Business School (Adelaide e Melbourne)
A Kaplan Business School, sediada em Adelaide e Melbourne (Austrália), além de estar presente também na Nova Zelândia, é referência nos estudos de negócios na Austrália. São oferecidos cursos em diversos níveis e modalidades, como:
- Diploma of Business: tem duração de 1 ano e foca a formação técnica para o mercado de trabalho;
- Bachelor of Business: equivalente à graduação, tem duração de 3 anos, e procura formar líderes em negócios;
- Bachelor of Business (Accounting): graduação de 3 anos, focada nos ramos da contabilidade;
- Bachelor of Business (Hospitality & Tourism Management): graduação de 3 anos, com ênfase no ramo de turismo;
- Bachelor of Business (Management): graduação de 3 anos em administração;
- Bachelor of Business (Marketing): graduação de 3 anos, centrada em marketing.
Além disso, tem programas de pós-graduação em Business Analytics e diversas outras áreas do ramo de negócios. Certamente, uma das melhores instituições da Oceania para se estudar.
The English Studio
O The English Studio fica em Dublin e é a maior referência no ensino de inglês para estrangeiros na Irlanda. A instituição recebe um grande número de estudantes anualmente, que vão para aperfeiçoar o inglês e passar uma temporada fora de seus países de origem — uma forma de experiência enriquecedora, pessoal e profissionalmente.
Inclusive, é alto o número de brasileiros na capital irlandesa e em outras cidades do país. Fazer novas amizades e estabelecer bons contatos profissionais não será dificuldade para você que pensa em partir para essa importante empreitada.
The Hotel School Academy of Information and Technology — AIT (Melbourne e Sydney)
A AIT, sediada em Melbourne e Sydney, é uma escola de cursos voltados à área de tecnologia, como games, animação 3D e design. Como essa é uma área bastante promissora no mercado contemporâneo, sobretudo fora do Brasil, é uma boa pedida para quem pensa em se diferenciar na formação acadêmica e profissional.
Os cursos são oferecidos em modalidades diversas nos níveis degree e diploma, equivalentes aos cursos profissionalizantes e técnicos focados no mercado de trabalho oferecidos no Brasil. Se você quer uma formação rápida, eficiente e com boa empregabilidade, escolha a AIT.
Jabin Hopkins
Jabin Hopkins é um dos melhores institutos de tecnologia da Austrália para quem pensa em estudar fora do país. Oferece cursos diversos e em níveis variados nas áreas de negócios, administração, marketing e TI. Com uma formação também voltada ao mercado, sem o mesmo peso teórico de uma graduação, oferece boas oportunidades para quem busca algo mais prático e resolutivo.
Para encerrar, vale lembrar que, independentemente da instituição escolhida, estudar fora do país representa um grande avanço para seu futuro. A experiência de vida, o amadurecimento pessoal e o desenvolvimento profissional advindos disso são diferenciais tão ou mais valiosos do que o simples fato de estudar em uma escola de um país estrangeiro. Pense nisso!
Se gostou de descobrir a importância de uma certificação em inglês e quer dar um passo à frente, veja as escolas de intercâmbio parceiras da WEST 1 e comece a escolher a sua!
Artigos Relacionados
0 Comentários