4 habilidades que você só aprende em um intercâmbio
Você já parou para pensar que, além dos estudos, existem outras habilidades aprendidas no intercâmbio? Trata-se de um período no qual o aprendizado transpõe as paredes da escola e se dá a cada momento do dia a dia.
Quem já passou pela experiência, normalmente a descreve como algo único. Além de proporcionar um currículo mais atrativo para o mercado de trabalho, estudar no exterior traz uma mudança nos conceitos e visões pessoais.
Você passa a valorizar coisas que antes não tinham tanta importância e deixa de se preocupar com detalhes pequenos demais. Para entender melhor o que essa experiência pode trazer à sua vida — além do aprendizado de outro idioma, é claro —, continue lendo abaixo.
Preparamos este post com quatro habilidades desenvolvidas durante uma viagem de intercâmbio. Acompanhe!
1. Aceitação das diferenças
Fazer intercâmbio significa conviver com pessoas desconhecidas que, por aquele período, se tornarão sua família. Além dos nativos, é bem provável que você encontre gente de vários países que também estão ali estudando.
Você vai perceber que as pessoas diferentes de você — com estilos que você evitava aqui no Brasil por puro preconceito —, estarão presentes em seu círculo de conhecidos próximos. O melhor de tudo é que terá a chance de descobrir até mesmo algumas afinidades existentes entre vocês e, quem sabe, nutrir belas amizades.
Ao voltar ao Brasil, esse aprendizado vem junto. A tendência é que você passe a julgar menos pela aparência e aprenda a aceitar melhor aqueles que, por qualquer motivo, são diferentes de você.
2. Respeito à diversidade cultural
Você passará um tempo em um país que tem crenças e costumes diferentes dos seus. Algo considerado importante em outra cultura pode não fazer a menor diferença para nós. Muitas vezes, costumamos ignorar ou até mesmo caçoar dessas questões.
Viver em outro país significa acatar, por um tempo, todos os hábitos importantes para aquele povo e perceber que, além de você, outras pessoas de culturas ainda mais singulares, estão fazendo o mesmo.
Trata-se de uma oportunidade de conhecer melhor outros costumes e aprender a respeitar cada um deles. Sua visão de mundo muda, e você passa a entender o quanto nós, seres humanos, somos iguais e diferentes ao mesmo tempo.
3. Maior controle financeiro
Especialmente se você ainda vive com seus pais, o intercâmbio será uma ótima experiência quanto ao controle financeiro. Muitas vezes, nos acostumamos a ter as contas administradas por terceiros, contando com eles para qualquer imprevisto.
No intercâmbio, você estará longe da família e da sua zona de conforto. Não que seus pais não possam ajudá-lo, mas caberá a você cuidar das suas finanças para conseguir manter as contas em dia e ainda poder desfrutar do lazer.
4. Abertura da mente
Estudar e trabalhar no exterior permite conviver, também, com um mercado diferente do nosso. Você terá acesso a decisões e linhas de raciocínio que provavelmente nunca tinha visto antes.
Sabe aquelas pessoas de diversas partes do mundo que dissemos que você vai encontrar? Elas têm história! Muitas vezes, precisaram superar barreiras que você nem imagina ou, então, viveram de uma forma que a sociedade por aqui não aceitaria bem.
Isso levará a uma reflexão sobre os conceitos de certo e errado e tornará a sua mente mais aberta à diversidade do mundo em que vivemos. Trata-se de uma forma de entender, na prática, que as coisas vão, sim, bem além do que você vê pela janela.
Gostou do post sobre as habilidades aprendidas no intercâmbio? Então compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!
Artigos Relacionados
0 Comentários