Intercâmbio na Austrália: conheça 7 motivos para embarcar já!
Para quem já pensou em fazer um intercâmbio na Austrália, pode ser que ainda restem algumas dúvidas. Acontece que, quando estamos pesquisando destinos, começamos a conhecer as particularidades de cada um.
Isso faz com que um amplo leque de opções se abra à nossa frente, nos deixando um pouco confusos quanto à decisão. É como se, quanto à quantidade de opções, fosse proporcional à dificuldade de escolher.
Entretanto, se você está pensando em ir para a Austrália, saiba que está no caminho rumo a uma ótima escolha!
Por que a Austrália?
Se você ainda está se perguntando por que dizemos isso, veja na lista a seguir sete motivos pelos quais deve embarcar para a terra dos cangurus:
1. Segurança
Estudantes que escolhem a Austrália, normalmente, não encontram problemas quanto à segurança pessoal. As taxas de criminalidade são baixas no país e é possível contar com bom atendimento na área da saúde. Para você ter uma ideia, o país é tão pacífico que nunca foi alvo de ataques terroristas.
Entretanto, não é por isso que você deve descuidar dos seus pertences quando estiver em local público. Um pouco de precaução não faz mal a ninguém. Isso é algo que você deve ter em mente, em qualquer lugar do mundo.
2. Transporte público
Se você quer conhecer um país onde o transporte público realmente funciona, vá para a Austrália. Lá, os veículos costumam vir no horário previsto e podem levá-lo a qualquer lugar das cidades.
Também há ciclovias por toda parte. Além disso, os táxis locais não costumam ser caros e são seguros. A sua habilitação é válida por lá, caso deseje alugar um carro. Só fique atento ao fato de que as vias têm mão inglesa.
3. Australianos
O povo australiano é receptivo e amigável. Certamente você será recebido no país com um sorriso no rosto e um tratamento cordial. Assim como os brasileiros, os australianos gostam de fazer os visitantes se sentirem em casa.
A maioria dos nativos vai até ajudá-lo com o inglês nos primeiros dias. Eles não se importarão em falar devagar se você estiver com dificuldades para entender.
4. Permissão para trabalhar
Na Austrália, você pode trabalhar enquanto faz o seu curso de inglês. Essa é uma alternativa atraente, visto que o seu salário pode ajudá-lo a arcar com os custos da viagem.
A jornada permitida é de 40 horas quinzenais, no período das aulas, e tempo ilimitado durante os meses de férias. No caso de cursos universitários, o estudante ainda pode tirar visto de trabalho após a formatura.
5. Clima
O clima da Austrália é bem parecido com o do Brasil. Por estarmos no mesmo hemisfério, as temperaturas, normalmente, são altas na maior parte do tempo. Assim como em nosso país, os estados do norte costumam ser mais quentes, e os do sul, mais frios.
As estações do ano acontecem na mesma época que no Brasil, o que significa que o intercambista terá um fator a menos para se preocupar quanto à adaptação.
6. Moeda
A moeda vigente no país é o dólar australiano. As cédulas são coloridas e trazem fotos de australianos famosos do passado e de hoje. O câmbio está disponível em bancos, hotéis e aeroportos.
Além disso, se compararmos o valor da moeda ao dólar norte-americano ou canadense, entenderemos que ela está em vantagem. Está aí mais um motivo para escolher a Austrália, do ponto de vista financeiro.
7. Instituições de ensino
A Austrália conta com instituições de ensino renomadas. As escolas de inglês e as universidades são fatores que levam muitas pessoas a escolherem o país para estudar. E elas estão espalhadas por diversas cidades.
Os preços podem variar de acordo com a cidade e a escola escolhida. Normalmente, giram em torno de R$ 21 mil com acomodação em homestay.
Quais os diferenciais de morar e estudar no país?
Apesar de a saudade do Brasil apertar um pouco (as passagens para o país costumam ser caras devido à distância, e visitar a família ou receber visitas se torna difícil), há muito o que fazer por lá.
O intercambista encontra muitas opções de turismo. Ásia, Tailândia, Indonésia, Nova Zelândia, Fiji e Japão são alguns exemplos de países que podem ser facilmente visitados a partir da Austrália. Daqui do Brasil, dificilmente se teria essa oportunidade.
Além disso, ainda existe a possibilidade de conseguir um visto permanente após concluir a universidade e passar alguns anos trabalhando com o visto de trabalho. Este, por sua vez, pode evoluir até mesmo para a cidadania australiana.
Aliás, a Austrália está em vários rankings como um dos melhores países para se viver. Há pessoas que vão para lá pensando apenas em estudar e acabam se apaixonando e querendo ficar.
Caso você opte por voltar ao Brasil, o fato de ter estudado e trabalhado na Austrália já coloca o seu currículo em posição de destaque em meio a muitos outros profissionais.
Quais as particularidades do inglês australiano?
Muitos intercambistas se assustam com o sotaque australiano quando chegam ao país. Isso acontece porque estamos acostumados a ouvir os sotaques americano e britânico na maior parte das escolas por aqui.
Apesar da origem britânica, ele difere pelo tom mais nasal. E, para complicar ainda mais, o australiano tem mania de abreviar as palavras. Conheça a pronúncia de algumas palavras no inglês australiano informal:
- afternoon: “arvo”;
- cup of tea: “cuppa”;
- McDonalds: “Macca’s”;
- Australia: “Straya”;
- service station: “servo”;
- barbecue: “barbie”.
Além disso, eles contam com algumas expressões bem peculiares, como:
- g’day: nada mais é que a abreviação de good day, usada para desejar bom dia;
- no worries: significa “sem problemas” e é usada em várias ocasiões, da mesma forma que usamos “beleza” em português;
- mate: significa “amigo”, mas é muito usado como usamos “cara” ou “meu” em São Paulo;
- fair dinkum: real, verdadeiro;
- bloody oath!: com certeza!
E muitas outras que, quando perceber, você já estará até usando.
Viu só como o intercâmbio na Austrália tem tudo para ser uma experiência única? Se você gostou do post, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais! Até o próximo e boa viagem!
Artigos Relacionados
0 Comentários