Intercâmbio para adultos: 7 dicas para aproveitar melhor essa experiência

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Já pensou em realizar um intercâmbio, mas acha que o tempo passou e não tem mais chances de fazer? Saiba que esse pensamento além de ser um mito, é ultrapassado. Assim, as oportunidades de intercâmbio para adultos são incríveis e fazem toda diferença no mercado de trabalho.

Não há limitações para começar uma experiência nova em outro país, bem como há uma série de possibilidades que você pode investir. Para informá-lo melhor sobre o assunto, preparamos este post e reunimos os aspectos mais relevantes e que podem ser bem interessantes para sua realidade. Continue a leitura!

1. Faça outro curso em outro país

O intercâmbio representa em sua essência, a oportunidade de conquistar novos espaços e favorecer ganhos profissionais e pessoais. Outra questão importante são as trocas culturais de costumes e valores, bem como a possibilidade de conhecer lugares e pessoas novas.

Para quem já finalizou o Ensino Superior, uma ótima opção para investir no intercâmbio para adulto é fazer uma segunda graduação. Você pode, por exemplo, escolher um curso que apresenta afinidade com sua área de atuação para que a experiência seja ainda mais enriquecedora.

Com esse investimento, além do seu currículo ter mais visibilidade no mercado de trabalho, suas práticas serão aperfeiçoadas e o conhecimento de adquirido complementará a sua formação.

Além disso, certamente as oportunidades serão ampliadas em novos espaços, favorecendo seu crescimento profissional e pessoal.

2. Entre em cursos complementares

Se você deseja realizar aperfeiçoamentos curriculares em menor período, uma outra opção relevante é apostar em cursos complementares à sua área de atuação, ou seja, aqueles que podem especializar você em eixos específicos da sua profissão.

Pensando nessa perspectiva, é interessante escolher aqueles que podem ser um diferencial no mercado de trabalho em seu país de origem. Normalmente, pessoas que buscam esse tipo de crescimento pessoal são muito bem vistas pelas empresas.

Práticas inovadoras que geram crescimento em determinada área de trabalho trazem um peso positivo e a possibilidade de conquistar novos horizontes com mais facilidade, pois geralmente as organizações prezam por profissionais cada vez mais qualificados.

3. Aprenda outros idiomas

O domínio de um outro idioma, especialmente na atualidade, traz muito valor no mercado de trabalho e, em lugares específicos, é até obrigatório. Assim, o investimento em cursos de idiomas tem sido priorizado por muitos profissionais e estudantes que querem alcançar esse diferencial em sua área de atuação.

No entanto, por mais que você tenha o conhecimento e entendimento de uma língua, uma excelente estratégia que proporciona a fluência nela é estar em contato direto com estrangeiros.

Para quem tem o objetivo de aprender mais um idioma, existem intercâmbios destinados para isso. Ao optar por essa modalidade, você frequentará escolas em outros países, que oferecem cursos de curta e longa duração com essa finalidade.

4. Analise a possibilidade de trabalhar em outro país

Uma outra possibilidade de realizar um intercâmbio é a partir das oportunidades de estudo e trabalho que os países oferecem. Isso porque os investimentos em educação são muito grandes e as chances de crescimento profissional são altas. Então, para quem realiza cursos de aperfeiçoamento ou mesmo graduação, existe também a chance de entrar no mercado de trabalho.

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

Além disso, o crescimento nos cursos agrega valor ao indivíduo. Nesse sentido, uma carreira pode ser consolidada a partir dessas experiências, sendo algo positivo para o profissional.

5. Realizar um intercâmbio em família

Quando se pensa em realizar um intercâmbio, especialmente para aquelas pessoas que já iniciaram uma carreira profissional e constituíram sua família, surgem diversas dúvidas, e uma das que mais pesa é se vale a pena o distanciamento dos familiares.

Assim, muitas vezes, oportunidades como essa são deixadas em segundo plano, priorizadas em outro momento ou mesmo deixam de acontecer. No entanto, uma forma de aproveitar essa experiência é encarar o intercâmbio com toda família.

Pode parecer diferente, mas é possível pensar nas vantagens de realizar um intercâmbio em família:

  • a troca de experiências;
  •  o compartilhamento de momentos inesquecíveis;
  •  a oportunidade de estar junto por mais tempo;
  •  os aprendizados coletivos.

Certamente será muito gratificante estar com pessoas queridas para desfrutar de momentos diferenciados como esse e conseguir aproveitar muito melhor o período em outro país.

6. Aproveite para viajar no tempo livre

O intercâmbio é uma ótima oportunidade para crescimento profissional, mas também é possível pensar nas possibilidades de lazer e conhecimento de novas culturas. Assim, para aproveitar melhor essa experiência, explorar o território e viajar é uma excelente dica para curtir tudo que o país pode oferecer.

Portanto, não deixe de interagir com as pessoas, conhecer novos lugares, saber mais sobre a culinária do local etc. Quanto mais contato você tiver com essas particularidades, maior será a troca e tudo se tornará mais agradável.

7. Participe de eventos

Os eventos são ótimos para conhecer um pouco mais da cultura, das pessoas, seus costumes, além do acesso direto com novas oportunidades e conhecimentos sobre o país. Assim, é importante que durante o tempo que estiver ali, você busque sempre um pouco mais sobre tudo.

Cursos e programas de mobilidade estudantil também são ótimas chances de desenvolvimento que farão com que sua experiência seja mais rica.

Como é possível observar, um intercâmbio para adultos é uma experiência muito relevante e pode ser aproveitada de várias formas, inclusive com os familiares. Então, agora que você já conhece essas possibilidades, aproveite para pensar naquelas que mais se identificou ou em outras que conseguiu refletir e acha que vale a pena investir. Quem sabe você não é o próximo viajante intercambista?

Para que sua experiência seja ainda mais agradável, uma alternativa inteligente para o seu planejamento é contar com uma agência de intercâmbio, que poderá orientar e direcionar todo o percurso que será traçado. Assim, é possível contar com profissionais especialistas nesse ramo e que estarão à sua disposição.

E, aí gostou do post e quer saber mais sobre essa incrível oportunidade de fazer um intercâmbio? Entre em contato conosco, que mostraremos todas as possibilidades para que você possa vivenciar o que há de melhor nessa experiência!

Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

Você também pode gostar

Deixe um comentário