Descubra o significado e curiosidades sobre a bandeira da Nova Zelândia

3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

A bandeira é o símbolo maior de um país e, por esse motivo, geralmente sofre alterações quando há transformações políticas significantes. A história da bandeira da Nova Zelândia, em parte, segue esse padrão. Você sabia que até mesmo um referendo foi realizado para que a população decidisse se queria ou não adotar uma nova representação para o país?

Conheça essa e outras curiosidades no artigo que preparamos para você!

As versões anteriores

Veja abaixo, um pouco da história sobre a bandeira da Nova Zelândia até chegar ao modelo que conhecemos hoje:

  • 1834: a primeira foi a das Tribos Unidas, escolhida pelos chefes maoris em votação. No canto superior, à esquerda, está representada a bandeira do Reino Unido, com listras brancas e azuis em toda a área restante;
  • 1841: após o tratado de Waitangi, assinado pelos representantes da Coroa Britânica e chefes das tribos maoris, um novo padrão foi adotado. Ele mantém as cores do anterior, branco, vermelho e azul;
  • 1869: foi aderida uma imagem similar à atual, com a bandeira do Reino Unido no canto superior esquerdo e o restante da área na cor azul, com as letras N e Z;
  • 1902: enfim, implementado o modelo vigente. Os elementos não foram alterados depois que o país se tornou independente do Reino Unido, em 1931.

A atual bandeira da Nova Zelândia

A bandeira da Nova Zelândia é azul-marinho, tendo no seu lado superior esquerdo a Union Flag do Reino Unido, uma combinação dos padrões da Inglaterra, da Escócia e da Irlanda do Norte, simbolizando a colonização britânica. À direita, há 4 estrelas vermelhas com bordas brancas, que representam a constelação do Cruzeiro do Sul e indicam a localização da Nova Zelândia no Oceano Pacífico.

O referendo para escolha da nova bandeira

Em 2015, o governo lançou um concurso para escolher uma nova bandeira para o país. Foram recebidas mais de 10 mil sugestões, dentre as quais, 40 foram selecionadas. Para a próxima fase, foram votadas quatro bandeiras e, depois disso, as duas finalistas. Uma delas era a que já vinha sendo utilizada.

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

Dessa forma, a decisão ficou entre manter o modelo atual, azul, com a bandeira do Reino Unido à esquerda e as quatro estrelas à direita, ou adotar a outra proposta, que mantinha o fundo azul e as quatro estrelas, mas substituía o padrão do Reino Unido por uma samambaia, planta característica do país.

Um referendo foi realizado com os neozelandeses para a definição do novo símbolo da pátria. A escolha foi por continuar com a antiga, com 56,6% dos votos. Portanto, a atual bandeira da Nova Zelândia é a mesma de quando o país ainda não havia conquistado a independência do Reino Unido e, por esse motivo, mantém as características referentes ao Império Britânico.

Gostou de saber sobre a bandeira da Nova Zelândia? Este é um país rico em cultura e tem muitas particularidades e histórias interessantes. Vale a pena saber mais sobre esse país! Não deixe de compartilhar este artigo com seus amigos em suas redes sociais.

Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

Você também pode gostar

Deixe um comentário