O que o Hallan Rodrigues tem a dizer sobre a sua experiência com a WEST 1?

Você já pensou em viver um tempinho fora do Brasil e aperfeiçoar o seu inglês? Esse era o desejo do Hallan Rodrigues: além de aproveitar um intercâmbio superbacana, conquistou uma baita oportunidade profissional e agora tem muito para contar sobre sua experiência com a WEST 1.

O começo foi difícil, mas não o suficiente para fazê-lo desistir de seus sonhos — ele não imaginava que o futuro reservava boas surpresas! Junto com sua esposa, ele partiu para a Irlanda, tem superado desafios e transpassado diariamente as barreiras do idioma.

Se você deseja viver uma experiência internacional, precisa conferir essa história até o final! A seguir, você conhece tudo sobre a jornada do Hallan Rodrigues e ainda descobre dicas valiosas para aproveitar um intercâmbio memorável.

Vamos lá?

A experiência do intercâmbio

Formado em Arquitetura e Urbanismo, o carioca Hallan Rodrigues, de 27 anos, compartilhava com a esposa a vontade de aterrissar em outro país e melhorar o seu inglês. Ele conta que o processo de escolha pelo destino foi um pouco complicado, mas que no final conseguiu encontrar o local ideal.

“Pensamos no Canadá, mas o clima e a falta de inglês de minha parte não ajudariam. Partimos para a ideia da Austrália, fizemos todo o processo pela WEST 1 com antecedência, mas o visto foi negado, infelizmente. Colocamos em prática, então, o plano B: em menos de um mês viemos parar em Dublin, na Irlanda”, comenta.

A partir daí os desafios surgiram, o que é comum quando decidimos morar fora e viver uma rotina diferente. O Hallan relata que houve um mal-entendido com a escola de inglês escolhida, que errou a data de início do seu curso. Além disso, ele e a esposa foram recepcionados por um clima pouco amigável, chuvoso e com ventos intensos.

Mas nada disso foi suficiente para fazê-lo desistir e a vida logo tratou de surpreendê-lo positivamente — depois da conquista do visto de estudante, ele conseguiu rapidamente um emprego em sua área de formação em um escritório e as coisas começaram a deslanchar. Apesar de o inglês ainda ser uma barreira, ele comenta que sua evolução diária é notória.

“As aulas sempre foram muito boas e a minha evolução foi rápida. Eu estudo em um ambiente bem multicultural, com europeus, asiáticos e sul-americanos. Tenho contato com várias culturas além da irlandesa”, completa.

Viu como vale a pena arriscar? Você também pode encontrar boas surpresas durante o intercâmbio, mesmo que as adversidades cheguem. Para preparar-se bem cedo, elencamos a seguir três medos que intercambistas sentem antes de embarcar em uma nova jornada.

O receio do novo idioma

Mencionamos a dificuldade do Hallan com a língua estrangeira, certo? Saiba que no começo isso pode preocupar você, mas recomendamos que não desanime. Com o tempo você pegará o jeito e a comunicação em outra língua fluirá com naturalidade. Afinal, durante a experiência de um intercâmbio, você praticará outro idioma diariamente.

O medo da primeira noite

Mesmo preparando-se com antecedência, informando-se bastante sobre o local de destino e deixando tudo previamente pronto, o medo da primeira noite fora pode surgir. Então, não entre em pânico: isso é supernormal.

Nesses momentos de preocupação, sugerimos que foque unicamente nas memórias singulares que construirá durante sua vivência internacional. Pense no quanto a oportunidade fará você crescer de diversas formas, respire fundo e siga em frente, beleza?

O apego como empecilho

Quantas vezes você deixou de fazer algo por medo? Por receio de perder sua estabilidade, aquela promoção que nunca chega ou o emprego que já não satisfaz? Talvez você esteja perdendo oportunidades grandiosas simplesmente porque tem medo do novo. Que tal desapegar e arriscar?

O que considerar no momento de escolher o destino

Como dissemos, o Hallan queria muito viajar para fora do país para aperfeiçoar o inglês. Mesmo que tenha topado com um emprego bacana, esse era o principal objetivo dele. Então, sua primeira preocupação foi aterrissar em um local onde houvesse a facilidade da concessão do visto.

“Escolhi a Irlanda especialmente pela facilidade do visto. Além desse motivo, por ser na Europa e ser mais fácil para a família e amigos visitarem a mim e minha esposa — ou encontrarem a gente em outro país europeu”, fala.

Para escolher o destino ideal, ele tem uma recomendação muito importante. “Pesquise bastante as possibilidades e as dificuldades de cada destino de interesse. Na minha opinião, quanto mais informações você colher, mais fácil é a adaptação. Se tem vontade, faça. As experiências serão incríveis!”, comenta Hallan.

Se você não sabe bem ao certo como iniciar essa pesquisa, atente às recomendações a seguir. Selecionamos os cinco principais fatores que devem ser levados em conta antes de realizar um intercâmbio e decidir-se por um destino. Confira:

  • estude o seu orçamento: pesquise opções de financiamento no exterior, veja o custo de vida no país desejado e não ignore a taxa de câmbio. Busque opções que caibam no seu bolso;
  • pense sobre o idioma: considere qual idioma deseja aprender ou desenvolver — e pondere o quão útil ele será para o seu dia a dia;
  • reflita sobre o futuro: quais oportunidades surgirão após essa experiência? De que maneira ela pode enriquecer sua vida pessoal e profissional? Reflita bastante acerca do seu futuro;
  • conheça seus limites: se não gosta de frio, não vá para lugares que nevam, por exemplo. Opte por países que oferecerão experiências pelas quais você realmente quer viver;
  • avalie seus gostos: se existe um país que faz seus olhos brilharem, considere-o. Faça uma pesquisa extensa sobre ele e não deixe o seu sonho escapar.

Os benefícios em apostar em uma experiência com a WEST 1

Depois de conhecer fatores importantes que devem ser considerados antes de escolher o destino ideal, você sente-se confiante para preparar todos os detalhes de uma viagem? Se acredita que necessita de uma ajuda para tal, avalie contratar os serviços de uma agência de intercâmbio!

Para o Hallan, a experiência com a WEST 1 foi muito positiva. A escolha aconteceu em virtude de uma conversa com um amigo que morava em Melbourne, na Austrália, que recomendou bastante a empresa, especialmente a equipe de consultores. Especializados e engajados, estão sempre dispostos a orientar e ajudar estudantes com uma série de dicas e informações que facilitam seus cotidianos durante toda a vivência internacional.

“Quando visitei o escritório da WEST 1 Rio, fui muito bem recebido pela equipe. Eles já esclareceram todas as dúvidas em uma conversa rápida — totalmente diferente das outras agências que visitamos antes. Foi uma decisão fácil e bem satisfatória, porque toda a consultoria foi bem tranquila”, conta.

Ele sentiu-se tão contente com sua escolha, que já recomendou a agência para amigos de escola e diz que já tem um novo destino em mente. “Uma das possibilidades é a Espanha. Minha esposa adora Madrid e eu tenho muita vontade de aprender espanhol”, revela.

Quer saber como uma agência de intercâmbio pode auxiliar você? Confira alguns dos serviços disponíveis abaixo:

  • acomodações garantidas;
  • fornecimento de diversos cursos, como inglês geral, preparatórios para teste de proficiência, técnicos, universitários etc.;
  • passagens aéreas com preços promocionais;
  • opções de seguros de viagem;
  • apoio e suporte no país de destino;
  • workshops e seminários preparatórios;
  • ajuda personalizada para obtenção de visto.

Gostou de saber mais sobre a jornada do Hallan Rodrigues e sua experiência com a WEST 1? Agora que você já sabe o que considerar antes de escolher seu destino e descobriu como o auxílio de uma agência especializada é importante para o sucesso de seu intercâmbio, é hora de dar os primeiros passos para a sua viagem acontecer.

Partiu intercâmbio? Se você deseja ter uma vivência internacional inesquecível, entre em contato com a gente agora mesmo! Quem sabe você não aparece por aqui contando sua experiência com a WEST 1?

 

Receba conteúdo em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This