11 passos para realizar o intercâmbio na Austrália

8 minutos para ler
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

As opiniões são quase sempre unanimes: a Austrália é o melhor país do mundo para fazer intercâmbio e estudar inglês! Conhecida como a terra dos cangurus, o continente é um dos destinos mais procurados por intercambistas no mundo. Com uma infinidade de cursos para os mais variados perfis, a Austrália tem tudo o que o estudante precisa como algumas das melhores instituições de ensino do mundo, uma excelente qualidade de vida e a oportunidade de poder trabalhar e estudar durante sua estadia no país. Por isso, se você planeja fazer um intercâmbio, a Austrália é o destino certo.

Entretanto, para ter uma experiência segura e gratificante, seja para ficar poucos meses ou alguns anos, um pouco de pesquisa e planejamento são fundamentais e para isso preparamos, da forma mais simples possível, um passo a passo das etapas envolvidas no planejamento do seu intercâmbio:

ESCOLHA DA CIDADE

A escolha da cidade é o primeiro passo na hora de planejar o seu intercâmbio, e na Austrália, você encontra cidades para todos os gostos. Adelaide, por exemplo, é uma cidade litorânea e tranquila com aquele arzinho de interior, já Gold Coast, é perfeita para quem ama o trio: praia, sol e lual e Perth é ideal para quem busca qualidade de vida, sossego e um bom emprego. Sydney e Melbourne são lugares lindos com uma vida noturna e cultural agitada, boa gastronomia e qualidade de vida. Existem ainda os destinos mais remotos, ou alternativos, como a Tasmânia, Byron Bay e Noosa.

 ESCOLHA DA ESCOLA

A Austrália possui uma lista bem grande de escolas. São mais de 1.100 instituições que oferecem cerca de 22 mil cursos e sete universidades entre as 100 principais do mundo muitas delas são aptas a receber estudantes internacionais. Contudo, assim como a escolha da cidade, decidir a melhor escola, de acordo com o seu perfil e objetivos, é muito importante, por isso o estudante deve evitar escolher uma escola apenas pelo preço. Carga horária, atividades extracurriculares, localização e suporte ao estudante são pontos importantes a se considerar na hora de eleger a escola ideal para você.

PRÉ-MATRÍCULA E PAGAMENTO DA ESCOLA

Para dar entrada na solicitação do visto de estudos da Austrália, é preciso já estar matriculado em alguma instituição educacional credenciada pelo governo australiano. Primeiramente é preciso fazer a pré-matrícula do curso e aguardar a emissão da Carta de Oferta – Letter of Offer – por parte da escola. Com esses documentos em mãos, é hora de fazer o pagamento do curso e aguardar o certificado de confirmação da sua matrícula que, junto com outros documentos pessoais, é enviado para a Embaixada da Austrália no Brasil solicitando o visto.

RECEBIMENTO DO CERTIFICADO DE MATRÍCULA (COE – CONFIRMATION OF ENROLMENT)

Um dos documentos que o estudante deve ter em mãos antes de realizar um intercâmbio é o COE (Confirmation of Enrolment). O COE é um documento oficial emitido pelas instituições educacionais confirmando a matrícula dos estudantes, ela comprova que a escola aceitou o estudante em um curso e o visto é emitido com base nas datas de início e término do mesmo. Em função do COE, o visto do estudante é sempre vinculado ao curso e à escola que ele se matriculou.

 

SEGURO DE SAÚDE OBRIGATÓRIO

Na Austrália, obrigatoriamente, o estudante internacional deve estar coberto por um seguro de saúde durante todo o período que permanecer no país, o OSHC (Overseas Student Health Cover). Esse seguro deve ser contratado junto à empresas credenciadas pelo governo australiano e ajudará o estudante a custear os eventuais tratamentos médicos e hospitalares durante a sua estadia no país. O OSHC também contribui com o custo da maioria dos remédios prescritos além do transporte em caso de emergência. A apólice do OSHC também deve ser enviada à Embaixada da Austrália no Brasil no momento da aplicação do visto de estudante.

ESCOLHA DA ACOMODAÇÃO

No primeiro mês de intercâmbio é comum que o estudante fique em uma Casa de Família (Homestay), que é a acomodação mais indicada para quem acaba de chegar na Austrália, mas é muito comum que assim que adaptado o estudante busque outras opções de acomodação mais baratas como as Share Accommodations, casas compartilhadas nas quais os estudantes têm a oportunidade de conviver com intercambistas de todo o mundo, com um aluguel mais em conta e pago semanalmente. Outras opções são os Backpackers e os Students Apartaments disponíveis em algumas escolas.

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

LEVANTAMENTO DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS PELA EMBAIXADA DA AUSTRÁLIA

Após escolher a cidade, a escola e a acomodação é hora de separar todos os documentos necessários para a embaixada. Cópias legíveis e coloridas do passaporte e RG, fotos recentes, carta de intenções, prova de escolaridade, comprovação do suporte financeiro e cópias de imposto de renda são alguns dos documentos necessários para isso.

EXAMES COM MÉDICO CREDENCIADO PELA EMBAIXADA DA AUSTRÁLIA

Em alguns casos, para ser concedido um visto australiano, alguns requisitos básicos de saúde devem ser seguidos, como por exemplo, tomar a vacina de febre amarela com no mínimo 15 dias antes do embarque e realizar os exames médicos com um médico credenciado pela Embaixada da Austrália no Brasil. A lista dos médicos você pode consultar através do link. (http://www.immi.gov.au/contacts/panel-doctors/).

ENTRADA NO VISTO JUNTO À EMBAIXADA DA AUSTRÁLIA

Toda a documentação para a solicitação do visto de estudo na Austrália é enviada para a Embaixada da Austrália no Brasil. O visto permite ao estudante a entrada e permanência no país durante a realização de um curso registrado junto ao Departamento de Educação do Governo Australiano. Existem diversas classes e subclasses de vistos de acordo com o tipo de estudo, por exemplo: Ensino superior (Subclasse 573), Educação e treinamento vocacional (Subclasse 572). Ainda que o estudante apresente todos os documentos listados para a aplicação do visto no site da embaixada, novos documentos poderão ser solicitados pelo Oficial Consular que estiver analisando a sua documentação para a concessão do visto, caso o mesmo julgue necessário. As taxas poderão sofrer alterações a qualquer momento, portanto, confira sempre antes de enviar os seus documentos.

COMPRA DA PASSAGEM AÉREA

A avaliação de um visto pela Embaixada não é um processo com prazos definidos. A aprovação pode levar de 30 a 90 dias aproximadamente, por isso recomendamos que a compra da passagem seja feita apenas após a emissão do visto, ou caso você dê entrada ao processo com o prazo máximo. Organização e o planejamento são muito importantes nesse momento, pois comprar as passagens com antecedência garante as melhores tarifas. Cabe lembrar que a passagem deve ser emitida com base nas datas de início e término do curso.

VISTO CONCEDIDO, HORA DO EMBARQUE

Agora que está tudo certo é hora dos últimos detalhes antes de realizar o seu intercâmbio. São pequenas particularidades que fazem uma grande diferença. É importante o estudante ter em mãos todos os documentos e informações sobre a escola, curso, acomodação, passagem aérea e regras de bagagem e a WEST 1 oferece o briefing pré-embarque para que você não esqueça de nada importante antes da viagem. Troca de moeda e emissão do cartão de moeda estrangeira também são aconselháveis antes do embarque.

A princípio, para muitos, o planejamento do intercâmbio na Austrália pode parecer um bicho de sete cabeças, mas com o auxílio de uma agência de intercâmbio séria e compromissada, esse processo se torna prazeroso e gratificante.

A WEST 1 conta com um time de consultores educacionais especializados em Austrália, para fornecer a você toda orientação e suporte em todas as etapas do seu intercâmbio, desde o planejamento ainda no Brasil até o dia-a-dia na Austrália. São muitos detalhes para que a sua experiência seja perfeita, mas conte sempre com a WEST 1 na realização do seu intercâmbio na Austrália, Canadá, Nova Zelândia ou Irlanda.

Gostou do texto? Então você também vai gostar desse video da WEST 1 TV:

 

Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário