Para qual país fazer um intercâmbio? Veja aqui como escolher!

3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Você tem interesse em viajar para outro país a fim de estudar, trabalhar, aprender um novo idioma ou conhecer outras culturas? Já pensou em como essa experiência pode ser significativa para a sua vida profissional e pessoal? Mas, para que tudo ocorra bem, o primeiro passo a ser dado é a escolha de um país para fazer o intercâmbio.

Em meio a tantas possibilidades, é difícil decidir para qual destino ir e saber qual atenderá às suas expectativas, qual terá o melhor custo-benefício, em qual haverá melhor adaptação ou qual trará mais aprendizado.

Essas respostas variam de pessoa para pessoa, conforme os objetivos e os costumes de cada uma. No entanto, se você deseja fazer uma boa escolha, veja o que preparamos e saiba como tomar a melhor decisão. Vamos lá?

Defina quais são seus objetivos

A fim de definir o local em que você passará por uma temporada de aprendizados, é imprescindível focar em suas principais metas. Aperfeiçoar o seu conhecimento sobre uma língua, fazer cursos de aprimoramento, dar continuidade a uma graduação e cursar uma especialização são algumas das ideias que você pode ter em mente para tomar a melhor decisão.

Estabelecer objetivos fará com que a lista de possíveis destinos seja reduzida. Se o seu intuito é aprimorar o inglês, por exemplo, você pode excluir os demais países nos quais não se falam esse idioma. Mas, se a ideia é especializar-se profissionalmente, o ideal é verificar os locais que oferecem cursos na área desejada.

É importante, também, abrir os horizontes e considerar aquelas regiões que talvez você nunca tenha pensado em ir, mas que, ao analisar conforme seus ideais, poderão ser uma ótima alternativa.

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

Escolha um destino compatível com seus gostos e estilo de vida

Além de considerar suas metas, leve em conta sua personalidade e preferências. Pode ser que você encontre um lugar que atenda a todas as suas expectativas acadêmicas e profissionais, porém que faça muito frio, coisa que você não curte. Nesse caso, é melhor procurar outras opções, não é mesmo?

Outro fator que deve ser analisado é o estilo de vida da cidade de sua preferência. Se você é uma pessoa agitada, que gosta do movimento dos grandes centros, uma capital que tenha a vida corrida lhe agradará bem mais do que uma cidade pequena.

Analise a questão financeira

Fazer um intercâmbio é o sonho de muita gente, no entanto, é preciso manter os pés no chão e levar em consideração o orçamento. Você deve saber, precisamente, o quanto pode gastar nessa viagem e quanto tempo conseguirá permanecer no destino, sem que tenha problemas financeiros.

Avalie os custos com transporte, alimentação e moradia — cidades grandes e destinos mais procurados costumam ter um custo de vida mais elevado do que as cidades do interior, por exemplo. Tudo dependerá do que você deseja, sendo preciso avaliar com cuidado esse quesito, a fim de que não surjam frustrações e sua viagem seja excelente.

E aí, gostou das dicas? Agora que você já sabe como realizar a escolha de um país para fazer intercâmbio, compartilhe em suas redes sociais, para que seus amigos também façam uma boa escolha.

 

Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

Você também pode gostar

Um comentário em “Para qual país fazer um intercâmbio? Veja aqui como escolher!

Deixe um comentário