Saiba como é celebrada a Páscoa ao redor do mundo

páscoa ao redor do mundo
4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

A data mais querida pelos amantes de chocolate está se aproximando! Celebrada por diversos países, a Páscoa ao redor do mundo traz particularidades culturais que muitas pessoas não conhecem. Por exemplo, você já parou para pensar em como acontecem as comemorações na Irlanda ou na Nova Zelândia?

Por mais que seja uma tradição praticamente global, as maneiras de curtir essa época são bem variáveis. Alguns locais, como o Brasil, focam bastante no consumo de chocolate, enquanto outros dão mais atenção para as brincadeiras de encontrar ou até pintar ovos de verdade ou artesanais.

Está na hora de matar a curiosidade. Continue lendo e descubra como é a Páscoa em diferentes países — quem sabe, na próxima, você mesmo pode comemorar em um deles?

Páscoa na Nova Zelândia

É muito interessante observar como esse feriado funciona na Nova Zelândia, já que não se trata de uma nação conhecida por sua religiosidade. Ainda assim, apesar de apenas 50% se considerarem cristãos, a grande maioria dos neozelandeses celebram a Páscoa todo ano.

Por lá, são quatro dias de feriado, da Sexta-feira Santa até a segunda. Na sexta e na segunda, não há costume de jejum, então os dias são aproveitados para descansar e passar um tempo com a família. As semanas que antecedem o feriado costumam envolver decorações nas casas e mercados cheios de ovos de chocolate.

Há uma boa variedade de marcas nos mercados e a maioria dos ovos são pequenos e acessíveis. Isso acontece para garantir a diversão no domingo, quando há a caça oficial, principalmente por parte das crianças. Assim, as famílias conseguem comprar vários ovinhos e distribuí-los pelas casas. Também é possível participar dos inúmeros eventos, pagos ou gratuitos, de caça aos ovos nas cidades neozelandeses.

Páscoa na Austrália

Se você está acostumado com o coelhinho da Páscoa, na Austrália pode se preparar para outro mascote: o bilby! Ele é um pequeno marsupial que até lembra os roedores que conhecemos. A troca aconteceu porque os coelhos são considerados uma praga entre os australianos, então acharam melhor dar o protagonismo para um animal nativo.

Outra razão pela escolha dos bilbies é a busca por conscientização, visto que eles correm risco de extinção. Tanto que existem fundações que produzem os bilbies de chocolate para redirecionar a renda para a preservação dos animais. E mais: a ideia deu tão certo que a caça aos ovos de chocolate realizada no domingo de Páscoa é vista pelas crianças como uma busca aos ovos que os bilbies deixaram.

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

Páscoa na Irlanda

A Semana Santa na Irlanda é semelhante à do Brasil em vários aspectos, já que a população irlandesa também é majoritariamente católica (o que traz um belo roteiro de viagem para quem gosta de construções e histórias religiosas!). Na sexta, os pubs fecham e não há morte de animais para refeição alguma.

Além do tradicional coelho, outro mascote comum na Páscoa da Irlanda é o cordeiro, que representa Jesus Cristo no contexto pascal. No domingo, a data é comemorada em família com bastante comida e chocolate, com ovos que ficaram semanas atraindo consumidores nos mercados.

Páscoa no Canadá

No Canadá, a Sexta-feira Santa (ou Good Friday) é importante para os mais religiosos irem à missa, mas é no domingo que ocorrem as atividades de caça aos ovos e o almoço em família. Eles também têm a segunda-feira como feriado em algumas cidades, às vezes de forma facultativa, como em Quebéc.

Os ovos de chocolate canadenses são mais simples e econômicos, mas as tradições de pintar e esconder ovinhos é forte, bem como o coelho como mascote. Há também uma proximidade com a primavera, o que garante temas floridos nas decorações e brincadeiras pascais.

Interessante como uma mesma data pode trazer inúmeras tradições diferentes, não é? Esse é um período bem legal de visitar outros países, ou mesmo de vivenciar enquanto estiver morando ou fazendo intercâmbio por lá. Aproveite a Páscoa ao redor do mundo com respeito e diversão!

Gostou do conteúdo? Siga-nos nas redes sociais e fique sabendo em primeira mão sobre os próximos posts. Estamos no LinkedIn, Facebook e Instagram!

Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário