Perrengues no Intercâmbio: Os 4 PRINCIPAIS e como evitá-los!
Assim como tudo na vida existem alguns perrengues no intercâmbio. Mas a boa notícia é que eles podem ser evitados!
Eventualmente, por exemplo, você pode confundir rotas do transporte ou se perder na cidade logo que chega. Ao mesmo tempo que pode ter dificuldades com a língua na hora de se comunicar.
Todavia, alguns perrengues no intercâmbio podem ser evitados com um bom planejamento e nós listamos aqui 4 dos principais e como evitá-los. Confira!
1º Perrengue no Intercâmbio: Não ter como pagar as contas.
Uma das coisas fundamentais de um intercâmbio é o planejamento financeiro!
Desta forma, muitas vezes é interessante até mesmo adiantar por alguns meses a sua viagem para que você possa se planejar financeiramente.
Uma forma de evitar o perrengue de não ter como pagar as contas no intercâmbio e já viajar com uma reserva para os primeiros três meses.
Pois, pode ser que, mesmo com a permissão de trabalhar meio período no visto de estudos, você não encontre um emprego tão rápido.
Além disso, pode ser que aconteça um imprevisto e precise se mudar de casa e fazer um depósito, ou ainda que queira fazer um passeio que seja um pouco mais caro.
Definitivamente ter um dinheiro guardado te dá mais tranquilidade e segurança durante a sua viagem.
2º Perrengue no Intercâmbio: Se decepcionar com a escola.
Se decepcionar com a escola não é um perrengue tão comum para aqueles que fazem um bom planejamento, mas acontece.
Ter um consultor educacional para auxiliar você nessa etapa é fundamental. Pois, ele pode apresentar uma infinidade de opções focadas nos seus objetivos e perfil.
A WEST 1 mesmo tem parceria com cerca de 300 instituições de ensino na Austrália, Canadá, Irlanda e Nova Zelândia.
A melhor forma de evitar se decepcionar com a escola é colocar no papel o máximo de informações sobre a instituição.
Ou seja, anote a localização da escola, a estrutura do campus, a grade de horário dos cursos, as atividades extras oferecidas, suporte aos estudantes e qualidade do ensino.
Além disso, é interessante ficar atento às opções de transporte. Principalmente no primeiro mês você pode ficar em uma Homestay um pouco afastada da sua escola.
Como resultado de toda essa pesquisa você irá chegar na escola sabendo exatamente o que vai encontrar sem criar expectativas que possam te frustrar depois.
3º Perrengue no Intercâmbio: Ter problemas na acomodação.
A acomodação é um tópico que sempre gera alguns perrengues entre os estudantes. Por conta disso, é importante contar com o suporte de um consultor educacional.
Geralmente, as agências de intercâmbio, possuem parcerias com empresas de acomodação e famílias que estão acostumadas a receber estudantes internacionais.
São casas que passam por um processo de seleção e nas quais o estudante pode, com antecedência, saber um pouco do perfil dos moradores e evitar qualquer desentendimento.
Até mesmo as dietas especiais podem ser acordadas antes mesmo do embarque!
Todavia, para evitar os perrengues com acomodações no intercâmbio é importante ter em mente que a casa que você escolher para morar deve ser o seu refúgio e um local agradável. Ao passo que você já irá lidar com os desafios da adaptação à nova realidade.
É importante escolher uma acomodação que seja confortável, bem localizada, e que você se sinta realmente em casa.
4º Perrengue no Intercâmbio: Não estar preparado(a) para o clima.
O clima é uma coisa que sempre pega muita gente de surpresa e é um dos perrengues no intercâmbio que não poderia faltar nessa lista.
Nesse sentido, não basta saber qual é a média de temperatura no destino escolhido.
É importante se informar sobre o clima de um modo geral e se preparar levando roupas adequadas.
Além disso, é importante ter em mente que se você gosta de calor, ir para um lugar predominantemente frio pode não ser o ideal e vice-versa.
À primeira vista pode parecer um assunto sem importância, mas o clima pode interferir muito no nosso humor e estado de espírito.
Desta forma, a melhor forma de se precaver para esse tipo de perrengue é se informar em detalhes para se preparar para enfrentar altas ou baixas temperaturas.
A boa notícia é que você encontra brechós e lojas de grandes redes em que é possível comprar roupas e acessórios adequados ao clima por um preço acessível.
Gostou dos perrengues no intercâmbio que selecionamos para você? Achou que faltou algum na lista? Se quiser saber mais sobre o assunto é só conferir o vídeo abaixo da WEST 1 TV.
Não deixe de compartilhar esse post com os seus amigos e de se inscrever abaixo para ficar por dentro de mais notícias como essa diretamente no seu e-mail!
Artigos Relacionados
0 Comentários