Vantagens do intercâmbio: 5 motivos para você realizar um

3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Você conhece alguém que já fez um intercâmbio? Quando essa pessoa voltou de viagem, percebeu mudanças de visão de mundo e de atitudes? Pois é isso mesmo que acontece: entre as principais vantagens dessa experiência, está o fato de que ela abre a mente para novas perspectivas.

É fácil entender o porquê. Muitas vezes é necessário sair da zona de conforto e superar alguns desafios para perceber que o mundo vai muito além do que você vê da sua sacada.

É normal sentir um pouco de medo e ter dúvidas na hora de decidir fazer, ou não, um intercâmbio. Entretanto, existem diversas razões pelas quais você deveria embarcar nessa jornada. Para ajudá-lo a se inspirar, listamos abaixo 5 delas. Acompanhe!

1. Conhecer um novo idioma e uma nova cultura

Estudar um novo idioma “direto na fonte” é muito diferente de fazer um curso no Brasil, principalmente por causa da imersão. Ao sair da escola, você poderá continuar falando a língua estudada no ponto de ônibus, no mercado e nos “rolês” de final de semana.

Além disso, você conhecerá também outros elementos culturais (como comidas, costumes e músicas) que ajudarão a enriquecer os seus conhecimentos gerais.

2. Aprender a valorizar as coisas simples

Passar uma temporada sozinho em um local estrangeiro vai fazer com que você reflita sobre muitas coisas. Ao sentir falta da sua família e dos seus amigos, é provável que perceba o quanto eles são importantes no seu dia a dia, aprendendo, assim, a apreciá-los mais.

Você também passa a ter uma nova visão sobre o seu país e a sua cultura. Sabe aquela mania de brasileiro de dar mais valor ao que é de fora? Então, quando estiver olhando para o Brasil “lá de fora”, vai começar a apreciar coisas que antes nem reparava.

Além disso, é sempre bom saber o que as pessoas de outros lugares pensam sobre a nossa cultura.

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

3. Viver uma das melhores experiências da sua vida

Pergunte ao seu amigo que já fez intercâmbio como foi a experiência dele. Certamente ele responderá dessa forma. Apesar de todos os desafios, o saldo de um intercâmbio é sempre positivo.

Você terá a chance de estudar e trabalhar em um ambiente totalmente diferente do que está acostumado. Isso, sem contar as coisas inusitadas que certamente vão acontecer.

Ao final, você trará uma bagagem cheia de conhecimentos e muitas histórias para contar.

4. Ter mais autoconfiança e segurança

Viver sozinho em um país desconhecido demanda organização e controle. É preciso aprender (ainda que na marra) a se programar para cumprir suas tarefas e solucionar pequenos problemas que podem surgir no meio do caminho.

Portanto, ao voltar, você também terá mais facilidade em se adaptar a situações novas e em resolver imprevistos.

5. Fazer amigos de outras nacionalidades

Em um intercâmbio, não conhecemos apenas os nativos, mas também estudantes de diversas partes do mundo. Quando estamos longe de casa, a tendência é nos unirmos a outros que estejam na mesma situação. Portanto, aproveite para fazer amizades!

Isso ajudará a enriquecer o seu vocabulário e a sua lista de contatos e, quem sabe, até mesmo criar um networking.

Essas vantagens do intercâmbio deixaram você mais animado para viajar? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e incentive os seus amigos também!

Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Um comentário em “Vantagens do intercâmbio: 5 motivos para você realizar um

  1. Achei interessante ,eu particularmente sempre gostei de viajar .já estive no Chile em 20112 e achei uma experiência muito positiva .porém li alguns conceitos no artigo que são matéria de trabalhos em cursos de administração e que certamente acrescentarão muito em nossas vidas .valeu vamos nos falando .

Deixe um comentário