Veja o que fazer para abrir uma conta de banco na Irlanda

Veja o que fazer para abrir uma conta de banco na Irlanda
Tudo o que você precisa saber sobre intercâmbio para Irlanda
4/5 - (4 votes)

Você já imaginou como seria ruim ter uma emergência em outro país e não conseguir efetuar um saque ou pagar uma conta? Problemas como esses não são raros e podem gerar muita dor de cabeça para os intercambistas. Por isso, se você pretende viver na Irlanda, seja por muito ou pouco tempo, abrir uma conta bancária é fundamental para garantir a sua tranquilidade.

Embora o procedimento para abrir conta de banco na Irlanda não seja muito complicado, existem alguns cuidados especiais que devem ser tomados. Confira o nosso passo a passo!

Entenda como funciona o sistema bancário do país

Uma regra para um intercâmbio bem-sucedido é nunca fazer nada por impulso. Seja na escolha da agência de intercâmbio, da instituição de ensino, da moradia ou do banco, uma boa pesquisa é a melhor forma de evitar que você enfrente problemas depois. Por isso, seu primeiro passo deverá ser compreender como funciona o sistema bancário da Irlanda.

Geralmente, os bancos da Ilha Esmeralda abrem por volta das 9h30 e fecham às 16h30, entre segunda e sexta-feira. Às quintas, eles fecham às 17 h. Algumas agências abrem nas manhãs de sábado, mas isso é raro.

As taxas bancárias variam bastante, mas a maioria dos bancos oferece taxas especiais para estudantes. É possível encontrar também ofertas de “free banking’, ou seja, isentas de taxa para estudantes.

Escolha um banco

Algumas escolas e universidades irlandesas sugerem ou escolhem os bancos para seus estudantes. Se você tiver que fazer a decisão sozinho, no entanto, deverá levar duas coisas em consideração:

  1. qual banco oferece melhores taxas e facilidades;
  2. qual banco é mais acessível (tanto na cidade em que você vai morar quanto nos países que vai visitar).

Os dois bancos mais populares entre os irlandeses e estrangeiros são o Bank of Ireland e o Allied Irisih Bank. Eles são encontrados na maioria das cidades irlandesas. O Permanent TSB e o Ulster Bank são outras opções comuns.

Defina o tipo de conta

Após escolher um banco, pesquise quais tipos de conta são oferecidos e qual deles é melhor para você. As opções disponíveis variam de banco para banco, mas o mais recomendado para intercambistas é abrir uma conta de estudante.

Nesta etapa, é importante se informar bem a respeito de taxas, tempo de validade da conta, benefícios e facilidades.

Se você tiver a opção de obter um cartão de crédito, prefira Visa ou Mastercard, que são mais comumente usados.

Separe a documentação

A documentação também varia de acordo com o banco e o tipo de conta escolhidos, mas geralmente são exigidos:

  • passaporte;
  • comprovante de residência;
  • carta da instituição de ensino com comprovante de pagamento.

Saiba como evitar problemas

Se você for bastante cuidadoso no seu planejamento, dificilmente terá problemas na hora de abrir uma conta bancária.

A primeira dica para evitar contratempos é comparecer à agência bancária e agendar um horário assim que você chegar na Irlanda. Isso é necessário porque nem sempre será possível marcar uma abertura de conta para o mesmo dia ou o seguinte. Além disso, o cartão demora até 7 dias úteis para chegar. A fim de não passar aperto enquanto isso, leve uma quantia de dinheiro em espécie.

A partir do momento em que sua conta é criada, você já pode depositar dinheiro nela, mesmo que ainda não tenha recebido o cartão e a senha. No entanto, essa não é uma boa ideia. Como o cartão e a senha são enviados pelo correio, podem se extraviar e ir parar nas mãos de outra pessoa, que conseguirá sacar o dinheiro que foi depositado.

Por último, lembre-se de encerrar a conta antes de sair do país! Pode parecer besteira, mas na correria de arrumar as malas e se preparar para voltar para o Brasil, algumas pessoas acabam esquecendo disso.

Abrir conta de banco na Irlanda não é difícil, mas uma série de cuidados precisam ser tomados. Pesquise bem e avalie sempre quais são as melhores opções para as suas necessidades. E lembre-se de fazer um bom planejamento em relação ao tempo necessário para habilitar sua conta no exterior.

Ah! Não tenha vergonha de pedir ajuda: a agência de intercâmbio que você contratou para realizar a viagem com certeza pode auxiliá-lo em todo o processo bancário, garantindo que sua experiência seja a melhor possível. Boa sorte!

E aí, gostou das dicas? Quer ficar por dentro de mais novidades sobre intercâmbio e afins? Siga as nossas redes sociais: estamos no Facebook e no Instagram!



 

    Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso

    1 Comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *