Conheça 5 gírias irlandesas essenciais

Conheça 5 gírias irlandesas essenciais
Tudo o que você precisa saber sobre intercâmbio para Irlanda
5/5 - (1 vote)

À primeira vista, o sotaque irlandês pode ser um pouco difícil de se compreender, mesmo que você já esteja familiarizado com a língua inglesa. Mas, o que realmente pode dar um nó na cabeça de quem aterrissa na Irlanda são os “irishisms” — expressões idiomáticas criadas pelos irlandeses e utilizadas diariamente.

Assim como os brasileiros, o povo irlandês possui uma maneira única de se comunicar. As conversas são sempre recheadas de muita sagacidade e humor — e carregadas de gírias e expressões singulares e bem diferentes das americanas.

Se você deseja conhecer a Irlanda, precisa ler com atenção o post a seguir! Separamos cinco gírias irlandesas essenciais para você não perder a chance de fazer muitas amizades por lá — e, claro, entender tudo que os nativos falam e não passar vergonha. Confira!

1. Craic

Dificilmente você ouvirá essa palavra em outro país que não seja na terra dos leprechauns. A palavra “craic” (pronuncia-se crék) é adotada em momentos de diversão, mas pode ter um significado um pouco diferente dependendo da situação. Veja alguns exemplos a seguir:

  • “What’s the craic?”: “Qual a boa?” ou “Qual a novidade?”;
  • “Last friday was great craic!”: “A última sexta-feira foi muito boa!”;
  • “Where’s the craic?”: “Onde será a diversão?”. Pode se referir a uma festa ou um show, por exemplo.

2. Thanks a million

“Thanks a million” é uma expressão muito popular no vocabulário irlandês, utilizada em momentos de agradecimento. Os irlandeses também possuem o hábito de dizer “thank you” ou “thanks”, mas a expressão ainda é a preferida entre eles.


3. Eejit

Essa é uma palavra bastante interessante do idioma.“Eejit” (pronuncia-se ídjet com o “i” longo) significa “bobo” ou “pateta”. Há quem considere a expressão um insulto, mas ela é leve e não deve ser considerada agressiva.

No entanto, é mais utilizada entre amigos íntimos. Por isso, recomendamos que você observe com atenção o contexto da situação antes de empregá-la para não ofender ninguém, tudo bem?

4. Cheers

Os americanos falam “cheers” normalmente antes de realizar um brinde entre amigos ou familiares — é o mesmo que dizer “saúde” aqui no Brasil. Nos Estados Unidos, o verbo “to cheer” quer dizer torcer ou aplaudir.

Mas, na Irlanda, a palavra é empregada de forma diferente. Por lá, “cheers” pode ser um simples “obrigado” ou ainda “tchau”. Veja o exemplo: “See you tomorrow. Cheers!” — que significa “Vejo vocês amanhã. Até mais!”.

5. The jacks

A natureza chama e você precisa utilizar o banheiro na Irlanda? Então esqueça o “toilet”, “restroom” ou “bathroom”. Lembre-se de que por lá o banheiro se chama “jacks”. O correto é perguntar “Where is the jacks?”.

Agora você já conhece cinco gírias irlandesas essenciais! Com um vocabulário mais abrangente, estamos certos de que será mais fácil acompanhar todas as conversas e aperfeiçoar o seu inglês. E se você tem receio de não conseguir se enturmar com o povo irlandês, não se preocupe! Saiba que eles são acolhedores e muito simpáticos. Será fácil interagir com os nativos.

E aí, ficou com vontade de conhecer a Irlanda? Então conheça agora quatro aspectos importantes da cultura do país e esse video especial que a WEST 1 TV produziu mostrando um pouco sobre a noite Irlandesa!

 

    Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *