7 coisas que você deve saber antes de arrumar um emprego na Austrália
Quando o assunto é intercâmbio, um dos destinos mais procurados pelos estudantes brasileiros é a Austrália. A lista de motivos que tornam o país um dos favoritos para os intercambistas é bem grande, e vai desde as belas paisagens do continente, o clima semelhante ao brasileiro, à atrativa vida noturna e cultural até o fato de três das 10 melhores cidades para se viver serem australianas.
Entretanto, o que mais encanta aqueles que pretendem estudar na Austrália é a possibilidade de trabalhar legalmente com visto de estudante, tudo isso porque a legislação do país permite ao intercambista conciliar os estudos ao trabalho remunerado por até 40 horas quinzenais durante o período acadêmico (trabalho part-time ou casual), ou quantas horas o estudante quiser no período de férias (trabalho full-time).
São os fatores listados acima e diversos outros que tornam a Austrália o destino certo para quem pretende conciliar os estudos com o trabalho, e se você já está embarcando ou já chegou na Austrália e precisa de uma ajudinha para encontrar um emprego, nós separamos uma lista com 7 coisas que você deve providenciar antes de buscar uma oportunidade na Austrália. Confira:
1 – Tax File Number
A primeira providencia que você deve tomar para trabalhar na Austrália é solicitar o Tax File Number. Esse número, que pode ser comparado com número do CPF brasileiro, é solicitado pelos empregadores no momento que você é selecionado para uma vaga de trabalho. É com ele que o seu imposto é retido na fonte e também serve como referência para a declaração do imposto de renda no final do período fiscal australiano.
Suporte WEST 1
Os estudantes que viajam para o intercâmbio na Austrália através da WEST 1 não precisam se preocupar com solicitação do Tax File Number. Assim que intercambista desembarca no país, a nossa equipe já faz a aplicação junto ao departamento fiscal australiano e em poucos dias o Tax File Number já está disponível nas nossas agências para os estudantes que estão em Sydney, Perth, Melbourne ou Gold Coast. Para as outras cidades, o Tax File Number é enviado diretamente para o endereço do estudante na Austrália.
2 – Abrir conta em Banco
Após ter em mãos o Tax File Number, o próximo passo é abrir um conta bancária na Austrália. Os empregadores exigem os dados bancários do funcionários para que os pagamentos sejam feitos através de transferência eletrônica. Como tudo na Austrália, esse processo é bem fácil e desburocratizado. Vá até um banco com seu passaporte e o comprovante de matrícula da sua escola e peça para abrir uma conta de estudante, as taxas são menores e você terá diversas isenções.
Suporte WEST 1
Durante o planejamento do intercâmbio, com o auxílio das agências da WEST 1 no Brasil, o estudante já pode solicitar a abertura da conta bancária na Austrália. Em parceria com o Commonwealth Bank, um dos maiores bancos australianos, já providenciamos a abertura da conta para o intercambista no momento que o visto de estudos é emitido pela Embaixada da Austrália no Brasil. Após a aplicação, o estudante já recebe por e-mail uma notificação do banco com os dados da conta e todas as instruções referentes ao processo de ativação que deve ser feito assim que chegar na Austrália.
3 – Cover Letter e Resume
É muito comum na Austrália que os candidatos entreguem uma carta de apresentação (Cover Letter) junto com o currículo (Resume). A carta deve conter uma breve apresentação pessoal contando um pouco das qualificações dos estudantes e os motivos pelos quais ele é capacitado para a vaga que ele está buscando.
Suporte WEST 1
Entre outros serviços das agências da WEST 1 na Austrália, mensalmente fazemos um workshop com o intuito de preparar o estudante para a busca do primeiro trabalho na Austrália, o How to Get a Job. Nesse evento os nossos especialistas abordam temas como preparar um bom resume e a cover letter, além de muitas outras dicas. Ao final do evento, o estudante recebe alguns templates para a elaboração do seu próprio currículo e carta de apresentação.
4 – Referências
Uma coisa que conta muito pontos na hora de conseguir uma vaga na Austrália é uma carta de referência, principalmente se você já tiver alguma experiência na Austrália. Uma dica é pedir para a escola ou até mesmo a Homestay que lhe acolheu na sua chegada para fazer uma carta atestando que você é realmente um estudante que está fazendo intercâmbio na Austrália e consequentemente tem direito de trabalhar no país.
Dica da WEST 1
Para quem pretende procurar trabalho na área de atuação do Brasil, uma boa idéia é já providenciar uma carta de referência do próprio empregador do Brasil e quando chegar na Austrália providenciar uma tradução juramentada da mesma.
5 – Treinamentos e cursos específicos
A legislação australiana é restrita em determinados assuntos, por isso para atuar em algumas áreas o estudante deve ter algumas qualificações exigidas por lei como é o caso do Responsible Service of Alcoohol (RSA), certificação para quem busca trabalhar com serviços voltados ao público (conhecidos na Austrália como Hospitality), como garçonetes e bartenders, ou o Green Card, certificação voltada para construção civil.
Suporte WEST 1
Em parceria com institutos certificados pelo governo australiano, a WEST 1 também providencia o agendamento de todos esses cursos para o estudante. Além disso, nas nossas próprias agências, temos mensalmente um calendário com muitos eventos, assim como o já citado How to Get a Job, onde passamos muitas dicas e informações para auxiliar o estudante a se preparar para a busca de trabalho em diversas áreas.
6 – Tradução de documentos e diplomas
Muitas vezes não damos a devida atenção, mas a tradução de documentos e diplomas é muito importante na hora da busca por uma colocação se o estudante estiver buscando uma vaga na área de sua atuação profissional do Brasil., uma vez que na grande maioria os entrevistadores são residentes e ter certificados em inglês facilita a compreensão das qualificações dos estudantes.
Suporte WEST 1
A WEST 1, em parceria com tradutores certificados pelo NAATI, órgão responsável pela regulamentação da profissão na Austrália, pode te ajudar com a tradução de qualquer documento.
7 – Australian Business Number
Se você irá prestar um serviço como terceirizado na Austrália, você precisa de um Australian Business Number (ABN), que é um registro empresarial, semelhante ao MEI (Micro Empreendedor Individual) aqui no Brasil. Algumas empresas dão preferência para candidatos que possuem o ABN.
Dica da WEST 1
Vale lembrar que ao solicitar o ABN você está abrindo uma empresa na Austrália, o que implica em algumas responsabilidades fiscais e legais. A WEST 1 recomenda que a solicitação do ABN seja feita com a consultoria de um contador certificado pelo governo australiano para evitar surpresas e qualquer dor de cabeça lá na frente. Um bom contador, além de auxiliar na aplicação e emissão do ABN, vai também instruir você em relação a toda a parte burocrática, fiscal e legal da sua nova empresa.
Agora confira esse video incrível que a WEST 1 TV fez sobre o assunto com 5 dicas para você conseguir um trabalho durante o intercâmbio!
Artigos Relacionados
1 Comentário
Boa tarde. Ótimo post, bem esclarecedor. Parabêns!
Pergunta: Estou indo com o visto de estudante para estudar inglês. Consigo trabalhar mais que 40 horas quinzenais? Existe essa possibilidade?
Me disseram que uma possibilidade é fazer o ABN e não declarar as horas trabalhadas, apenas o dinheiro recebido.
Obrigado pela atenção.