9 passos para realizar o intercâmbio na Irlanda
A Irlanda é um dos países mais requisitados por aqueles que desejam fazer parte de um programa de intercâmbio. E, de fato, é o destino perfeito para quem planeja aproveitar a experiência para alavancar sua carreira e ter experiências que ajudem, também, em seu crescimento pessoal.
Se você está pensando em ter novas experiências culturais em um outro país, além de poder treinar seus conhecimentos em inglês, é hora de saber os 9 passos para realizar o seu intercâmbio na Irlanda! Aproveite e tire suas dúvidas sobre o assunto.
Por que a Irlanda é um país tão requisitado para intercâmbio?
Famosa internacionalmente pelas paisagens de tirar o fôlego, a Irlanda é um destino que tem conquistado a cada ano um grande número de intercambistas.
Ela está situada no extremo oeste da Europa e ocupa o quinto lugar no mundo em termos de igualdade de gênero. Em 2011, foi classificado como o país mais caridoso da Europa, sendo o segundo do mundo.
É também conhecido pelo festival St. Patrick’s Day, uma das maiores paradas do mundo – e nós, no Brasil, inclusive, incorporamos essa data em nosso calendário de festas. É sede de uma das mais famosas marcas de cerveja, a Guinness.
As vantagens não param por aí: o país oferece aos estudantes uma excelente qualidade de vida, cursos para todos os perfis, além da possibilidade de trabalhar e estudar durante a estadia no país. Ótima oportunidade para que você possa viver o estilo de vida irlandês durante o seu intercâmbio.
Conheça 9 passos para começar seu intercâmbio na Irlanda
Como você viu, não faltam motivos para colocar a Irlanda nos seus planos para intercâmbio. Entretanto, para ter uma experiência segura e gratificante, seja para ficar poucos meses ou alguns anos, um pouco de pesquisa e planejamento são fundamentais.
Para isso, preparamos, da forma mais simples possível, um passo a passo das etapas envolvidas no planejamento do seu intercâmbio. Confira!
1. Escolha da cidade do curso
O primeiro passo, assim que você define o destino para o seu intercâmbio, é a escolha da cidade. Um dos principais critérios é fazer isso com base no seu perfil pessoal, pois cada local possui um estilo específico.
Por exemplo, Galway é uma cidade pequena (com 80 mil habitantes) e possui paisagens de tirar o fôlego (com lindos castelos) e com muitos pubs para quem quer curtir a famosa cerveja irlandesa. Já Dublin, a capital, é bem cosmopolita e perfeita para quem quer agitação no seu dia a dia. Já para quem quer paz e ficar mais tranquilo, Bray pode ser a grande pedida, principalmente por ser uma cidade com menos de 30 mil habitantes.
Após definir a cidade, é hora de planejar a escola. Saber detalhes sobre cursos, grade curricular e suporte oferecido é muito importante na hora de decretar qual será a escola.
Preço pode ser um fator relevante para alguns estudantes, mas cabe ressaltar que nem sempre uma escola com um preço atrativo oferece uma boa estrutura e respaldo para os estudantes. Por isso, pesquise referências antes de tomar a decisão.
2. Matrícula e reserva de serviços
Após escolher a escola, é necessário fazer a matrícula no curso e a reserva dos serviços que darão suporte a você na cidade. Estão entre eles:
- acomodação (geralmente é indicado o primeiro mês em uma Homestay – uma opção de hospedagem para o intercambista que acabou de chegar na região);
- contratação de seguro-saúde pela duração do curso;
- reserva de passagem aérea;
- caso o estudante queira, reserva do serviço de traslado do aeroporto para a acomodação.
3 – Confirmação das reservas e pagamento
Com as confirmações das reservas da passagem aérea, acomodação e seguro-saúde, junto com a matrícula da escola, é hora de efetuar o pagamento de cada serviço contratado.
Nesse momento, é importante que você salve toda a documentação comprobatória. Em caso de problemas, você terá em mãos todas as provas, o que poderá ser útil para resolver questões em aberto e, assim, evitar conflitos em sua chegada.
4. Recebimento de toda a documentação
Após realizado o pagamento de todos os serviços contratados, o estudante receberá a documentação necessária para a sua entrada na Irlanda. É importante que você providencie tudo com antecedência, para evitar ser pego de surpresa e perder a oportunidade da sua vida.
Um dos primeiros documentos que precisa ser providenciado é o visto. Sem ele, você não consegue entrar em território irlandês, sendo a sua autorização para chegar e permanecer no país para estudar.
Em primeiro lugar, você precisa conhecer os tipos de visto disponíveis para fazer a solicitação adequada para o seu intercâmbio. São eles:
- Stamp 1 — visto de trabalho;
- Stamp 1G — destinado aos estudantes que terminaram a graduação e estão em busca de um emprego na Irlanda para ingressar no mercado de trabalho
- Stamp 2 — visto de estudo com permissão de trabalho (o escolhido para estudantes intercambistas).
Para tirar o visto, você precisa ter alguns documentos obrigatórios em mãos. São eles:
- passaporte;
- comprovação financeira de que você poderá se estabelecer no país no período solicitado. Isso pode ser feito mediante apresentação de um cartão de crédito. As comprovações que sejam solicitadas até o dia 30 de junho de 2023 devem ter, liberado, pelo menos, 3000 euros. A partir dessa data, deverá ser comprovado, pelo menos, o acesso imediato a 7000 euros e o mesmo valor para cada anos em que estudará na Irlanda.. Por isso, organize bem seu orçamento);
- comprovante de acomodação no país na região para a qual vai viajar;
- seguro viagem;
- passagem de volta;
- carta da escola com a carga horária mínima exigida;
- comprovante de que a instituição possui o Learner Protection;
- seguro governamental;
- pagamento de 300 euros no ato da liberação do visto.
5. Seguro de saúde obrigatório
Assim como em diversos outros países, como Austrália e Nova Zelândia, para a entrada na Irlanda é necessário que o estudante adquira um plano de seguro-saúde. Existem dois tipos de coberturas oferecidas aos estudantes internacionais.
A primeira, que é amplamente oferecida pelas escolas, é válida apenas dentro do território irlandês. Nessa primeira opção, toda vez que o estudante necessitar de auxílio médico ele precisará desembolsar um valor mínimo de 100 euros. O excedente é coberto pelo governo.
Já a segunda opção é um seguro mais completo e válido para toda a Europa. Nesse caso, normalmente o estudante não paga nada para ser atendido, mas, caso pague, ele é reembolsado com 100% do valor.
6. Escolha da acomodação
A Irlanda oferece uma gama muito grande de acomodações para os estudantes internacionais. No primeiro mês de intercâmbio, é comum que o estudante fique em uma Casa de Família (Homestay) e muitas instituições inclusive incentivam os alunos a optarem por esse tipo de acomodação.
Entretanto, o intercambista pode optar por Share Accommodations (casas compartilhadas), nas quais os estudantes têm a oportunidade de conviver com pessoas de todo o mundo, com um aluguel mais em conta e pago semanalmente.
7. Compra da passagem aérea
Organização e planejamento são muito importantes nesse momento, pois comprar as passagens com antecedência garante as melhores tarifas. Cabe lembrar que a passagem deve ser emitida com base nas datas de início e término do curso.
Lembre-se de escolher as passagens para o destino mais próximo da cidade em que estará e planeje-se para estar no aeroporto com antecedência de, pelo menos, 3 horas antes do horário de partida do voo.
8. Briefing pré-embarque
Está chegando a hora de embarcar para a Irlanda e provavelmente você deve estar com aquele frio na barriga e com um certo receio se, de fato, está preparado para esse momento ou se ainda falta alguma questão.
Para ajudar você a controlar a ansiedade e finalizar os preparativos, a WEST 1 prepara o Briefing Pré-Embarque. Neste evento, abordamos todas as questões necessárias para que o estudante tenha uma viagem tranquila, desde informações sobre o que levar na mala, como proceder em trânsito, alfândega, os primeiros dias na Irlanda e muito mais!
Caso você ainda tenha alguma dúvida, poderá tirar nesse momento e revisar os últimos detalhes antes da viagem. Então, aproveite ao máximo esse evento.
9. Despedida
Chegou a hora do embarque para o tão sonhado intercâmbio na Irlanda e a WEST 1 vai disponibilizar um kit de despedida para você ter uma viagem tranquila e confortável. Com isso, você chegará preparado para começar uma jornada incrível no seu intercâmbio.
Viu como é fácil? Com o auxílio de uma agência de intercâmbio séria e compromissada, o que parecia ser um bicho de sete cabeças se torna um processo prazeroso e gratificante.
Para ajudá-lo com todos os detalhes, a WEST 1 conta com um time de consultores educacionais especializados em fornecer aos estudantes toda orientação e suporte em cada etapa do seu intercâmbio, desde o planejamento ainda no Brasil até o dia a dia na Irlanda.
Gostou das informações que trouxemos para você no texto de hoje? Então, você vai gostar também desse vídeo da WEST 1 TV com tudo sobre o intercâmbio para a Irlanda.
São muitos detalhes para que a sua experiência seja perfeita, mas conte sempre com a WEST 1 na realização do seu intercâmbio na Irlanda.
Faça o seu orçamento com a WEST 1 para viver esse momento inesquecível na Irlanda!
Artigos Relacionados
0 Comentários