Conheça os diferentes tipos de acomodação para o seu intercâmbio
Está planejando seu intercâmbio, mais especificamente buscando um lugar onde ficar durante as semanas de estudos? Então saiba que há vários tipos de acomodação para intercâmbio, e conhecer um pouco sobre cada uma pode te ajudar.
Listamos, neste post, as opções de hospedagem mais comuns. Continue a leitura e confira qual é a melhor para você!
Casa de família
A casa de família, ou homestay, é uma acomodação cômoda e segura, especialmente no começo do intercâmbio. É justamente a comodidade que justifica o aumento do preço nos pacotes com essa opção.
Entre as vantagens de uma casa de família está a convivência contínua com os moradores, o que permite aprender a verdadeira cultura local e praticar o idioma sempre.
A desvantagem é que pessoas mais independentes podem se incomodar com as regras estabelecidas pela família (como hora para chegar em casa ou dias para os afazeres domésticos).
Por isso, vale a pena analisar o perfil da família, e as normas que estabelecem, antes de escolher essa opção.
Hostel
É uma hospedagem viável para temporadas curtas (menos de um mês) e é ideal para quem tem o orçamento mais limitado. Em um hostel, os quartos são compartilhados (o que reduz o preço das diárias), e há outros espaços divididos, como cozinha, lavanderia e banheiro.
Geralmente, os hostels ficam perto de pontos turísticos, restaurantes e outras facilidades.
Mas é importante lembrar que em ambientes compartilhados podem acontecer incidentes como furtos, barulho dos outros hóspedes enquanto você dorme, convivência com pessoas desorganizadas ou mesmo pouco higiênicas.
Fora isso, o hostel é um ótimo lugar para quem gosta de agito e de fazer amizades, pois conta com gente jovem de diferentes lugares do mundo.
Student House
Uma casa de estudantes equivale a uma “república” no Brasil. Geralmente, é disponibilizada pela agência responsável pelo intercâmbio, incluída no valor do pacote, e compartilhada por vários estudantes. Essas casas costumam ficar próximas às escolas de inglês, o que facilita o deslocamento.
Outra modalidade de student house é casa ou apê que um grupo de estudantes decide alugar em conjunto, dividindo o aluguel e as contas. Essa opção costuma ser acessível, financeiramente, a diferentes perfis de pessoas, e permite melhor socialização.
Porém, ficar em uma república poder atrapalhar um pouco seu propósito caso todos os hóspedes sejam brasileiros, pois vocês acabarão se comunicando em português e praticando menos o inglês.
Backpackers
Está na moda entre os viajantes oferecer algumas horas de serviço em troca de um lugar onde ficar. Essas pessoas são conhecidas como backpackers, e os intercambistas também podem optar por isso.
Em alguns sites, é possível encontrar ofertas de locais para backpackers, basta buscar por “trabalho em troca de hospedagem” para ver as opções.
Nesses sites, lugares como hostels, pequenas propriedades rurais e ONGs anunciam de que tipo de trabalho precisam e o que podem oferecer em troca (geralmente, hospedagem e alguma refeição).
Mas saiba que essas “horas de trabalho” não serão remuneradas, é simplesmente a forma de retribuir a acolhida.
Antes de candidatar-se, você precisa ver se conseguirá conciliar os estudos com as tarefas solicitadas no local, além de confirmar se a hospedagem oferecida fica na cidade para onde você precisa ir.
Airbnb
Para quem não abre mão de um local somente para si, seja um quarto individual ou uma moradia inteira, vale pesquisar no site Airbnb.
Essa página serve para alugar casas temporariamente, ou seja, por alguns dias, semanas ou meses. Usar o Airbnb é ideal se sua estadia não for muito longa (1 ou 2 meses). Os locais são completos: com internet, mobília e até utensílios.
O preço é calculado em diárias, que costumam ser mais acessíveis do que as de um hotel, por exemplo, e mais caras que as de um hostel (mas, no Airbnb você tem muito mais privacidade).
Para evitar escolher uma casa ruim, veja as fotos e leia as avaliações que outras pessoas deixam no site sobre o local em que se hospedaram.
Ficou com alguma dúvida? Então confira abaixo uma playlist especial sobre acomodação da WEST 1 TV
Agora que você conhece melhor os tipos de acomodação para intercâmbio, poderá optar pelo local que mais combine com seu perfil. Sabe de mais pessoas com dúvidas sobre esse assunto? Então compartilhe este texto nas redes sociais para ajudá-las!
Artigos Relacionados
0 Comentários