7 comidas típicas da Austrália para você experimentar no intercâmbio
Conhecer a cultura local é um dos grandes pontos altos da experiência vivida em um intercâmbio. E a culinária é uma ótima porta de entrada para isso. Muitos pratos, inclusive, representam bem a história local.
Se você vai fazer um intercâmbio para a Austrália, não pode deixar de conhecer os pratos típicos da região; afinal, esse é um país conhecido por uma gastronomia incrível e que encanta a todos os turistas.
Por esse motivo, reunimos neste artigo as 7 comidas típicas da Austrália que você não pode deixar de experimentar no intercâmbio! Confira!
1. Pavlova
Uma das comidas típicas australianas pela qual você, com certeza, vai se apaixonar é a pavlova. Esse prato é uma homenagem à famosa bailarina russa Anna Pavlova, que se apresentou no país no final do século XIX.
É uma sobremesa deliciosa — uma espécie de grande suspiro recheado. Normalmente, o recheio é feito com creme branco e frutas vermelhas. Assim, tem-se a experiência de uma sobremesa com uma parte externa mais seca e quebradiça e um interior bem cremoso.
Há ainda um equilíbrio entre o suspiro, que tem um sabor muito doce, e o recheio, que é mais cítrico — o que busca garantir que a sobremesa não fique enjoativa. É um ótimo prato, inclusive, para quando for receber novos amigos em sua casa no intercâmbio.
2. Costelinha com molho barbecue (ribs on the barbe)
Com certeza você já deve ter visto esse prato típico em restaurantes de comida australiana instalados no Brasil, pois essa iguaria dominou o mundo. A costela de porco, temperada e marinada com ótimos temperos, ganha um plus com o famoso molho agridoce barbecue.
Normalmente, a costela é preparada de forma defumada e costuma levar como acompanhamento batata rústica. Fica uma delícia e vale a pena experimentar esse que é um dos melhores pratos do país.
3. Peixe com fritas (fish and chips)
Lembra que falamos da importância da culinária para entender a história local? Pois é, o peixe com fritas é um reflexo disso. Esse é um prato herdado da cultura inglesa, de quando a Inglaterra colonizou a Austrália, entre os séculos XVIII e XX (a independência aconteceu apenas em 1914).
O fish and chips é um prato típico da Inglaterra e, também, faz muito sucesso na terra do canguru. Para se ter noção, estima-se que tenha mais de 4.000 restaurantes especializados neste prato no país.
O prato é caracterizado por um peixe empanado (normalmente de carne branca, como o bacalhau, o linguado ou o cação) marinado na cerveja, frito em conjunto com as batatas e servido com molho tártaro e limão.
Um clássico é comprá-lo para viagem, quando se é embrulhado em papel que imita jornal, simulando o embrulho tradicional da época em que o prato surgiu. Mas você pode degustá-lo no próprio restaurante, junto a bebidas locais. É uma ótima experiência!
4. Lamington
O famoso bolo de baunilha australiano não poderia ficar de fora dessa lista. Ao fazer seu intercâmbio na Austrália, se quiser um prato com sabor de casa e que dê aquele afago no seu estômago, o Lamington é a sua melhor opção.
Esse é um bolo do tipo pão de ló, feito com baunilha, coberto com um glacê de chocolate (em alguns casos, pode, até mesmo, levar uma calda de framboesa, o que dá um sabor azedinho bem interessante) e coco ralado.
É uma das sobremesas mais tradicionais da Austrália e fica delicioso com um bom café! Vale demais a experiência.
5. Anzac biscuit
Outra sobremesa tradicional da Austrália, e da Nova Zelândia, é o Anzac biscuit. O nome deriva, justamente, da sigla “Australian and New Zealand Army Corps”. São biscoitos crocantes, estilo cookies, criados para confortar os soldados dos dois países durante a Segunda Guerra Mundial.
É, portanto, um prato bastante simbólico, principalmente, para trazer maior conforto em dias ruins e pode ter certeza de que mudará seu dia. Forma uma boa combinação com leite ou café.
Ele é feito com aveia, coco ralado e golden syrup (um xarope clássico doce que se assemelha bastante com o nosso mel). É bem simples de ser feito e também pode ser comprado em padarias do país.
6. Meat pie
Outro prato tradicional muito saboroso são as aussie meat pies, ou seja, as tortas de carne. Esse é um ícone da culinária australiana e você encontra essa opção em diversos lugares no país. O diferencial dela é mesclar a massa folhada com uma carne saborosa e suculenta.
A mistura da massa com esse recheio pode lembrar a você uma empada feita com recheio de carne, mas garantimos que, apesar disso, a experiência com a aussie meat pie será única e incrível.
Você a encontra, normalmente, em porções individuais. No país, é muito comum, também, ser servida com uma porção de ketchup ou molho de tomate por cima.
7. Bush food
Esse é um prato típico da cultura aborígene, comunidade tradicional local da Austrália, e que vale muito a pena ter entre as suas experiências de contato com sabores gastronômicos que você só encontra na região!
Bush food são compostos de preparos de carnes e frutas locais e que estão se tornando mais populares no país, nos últimos anos. Estão entre as carnes:
- carne de canguru;
- carne de ema;
- carne de crocodilo.
Já quanto às frutas, vale a pena experimentar:
- quandong;
- kutjera;
- ameixa de Kakadu;
- finger lime.
Vale a pena demais ter essa experiência e conhecer sabores diferenciados, de frutas que não encontramos aqui. E quem sabe você não se apaixone por algum desses pratos culinários das comunidades tradicionais australianas, não é mesmo?
Muitas dessas comidas típicas australianas refletem muito da história e cultura local e podem ser um ótimo plus para sua experiência. Então não deixe de experimentar cada um deles. Temos certeza de que isso vai transformar a sua vivência no intercâmbio na Austrália.
Afinal, esse é um momento no qual vale a pena fazer uma imersão no país em que você vai morar. E além da culinária, a Austrália é repleta de histórias e curiosidades interessantes de se conhecer antes de fazer a sua viagem.
Conheça curiosidades incríveis da terra do canguru e comece já sua jornada de imersão nesse país!
Artigos Relacionados
0 Comentários