Como enviar dinheiro do Brasil para a Austrália ou para a Nova Zelândia (e vice-versa)
Uma coisa é fato! A Austrália e a Nova Zelândia são excelentes lugares para fazer intercâmbio e estudar inglês. As opiniões são unânimes: a terra dos cangurus e o lar dos Hobbits são destinos muito procurados por intercambistas do mundo todo. Com cidades e escolas para todos os perfis, paisagens deslumbrantes, clima agradável com as quatro estações bem definidas, além de uma atrativa vida noturna e cultural, os dois países têm tudo o que os estudantes precisam, como algumas das melhores instituições de ensino do mundo, excelente qualidade de vida e a oportunidade de poder trabalhar e estudar durante sua estadia num desses países.
Mas mesmo com a possibilidade de trabalho enquanto se estuda, podem acontecer imprevistos financeiros. E aí, o que fazer quando a grana aperta e você precisa do dinheiro que está numa conta em um banco no Brasil? Ou quando você quer enviar dinheiro da sua conta num desses países para o Brasil? Nós listamos abaixo algumas das melhores formas de enviar dinheiro do Brasil para a Austrália ou para a Nova Zelândia e vice-versa:
– TRANSFERÊNCIA PELA INTERNET
Existem diversas formas de envio de dinheiro. Algumas delas permitem a transferência apenas da Austrália ou Nova Zelândia para o Brasil, e em outros casos em ambos os sentidos. Uma das formas mais utilizadas pelos estudantes que querem enviar dinheiro pra casa ou vice-versa, é a transferência pela Internet.
Hoje um dos serviços mais populares de envio de dinheiro para o exterior, usado por mais de quatro milhões de pessoas em todo o mundo, é o TransferWise, uma empresa global de tecnologia que oferece serviços financeiros em 50 países, com 49 moedas.
As transações são feitas de forma simples e rápida através do site ou aplicativo da empresa que permitem aos usuários transferir dinheiro para o exterior da seguinte forma: você paga para a conta bancária da empresa no país onde você está e a empresa paga o seu beneficiário da conta da TransferWise no país dele usando o câmbio comercial. E o melhor, cobrando uma baixa comissão. Para conhecer o site, acesse.
Mas além do TransferWise, usado no mundo todo, tanto a Austrália quanto a Nova Zelândia possuem empresas que oferecem o serviço de transferência bancária entre esses países e o Brasil. Abaixo listamos algumas delas:
Situada na Austrália desde 2007, a Oi Exchange oferece ótimas taxas em transferências da Austrália para o Brasil. Com escritórios em Sydney e Melbourne, a empresa possui um prazo que varia de 3 a 5 dias úteis e as taxas são cobradas de acordo com o valor que precisa ser enviado, variando de AU$10 a AU$15. A transferência pode ser feita após um breve cadastro no site. Para mais informações, acesse.
Assim como a OI Exchange, a Real Transfer é uma empresa especializada em remessas e pagamento internacionais em mais de 50 destinos. A empresa Irlandesa possui sedes locais no Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido e Suíça, e oferece um prazo de 24h a 48h para envio da remessa. É necessário preencher o cadastro no site da empresa que, além dos dados solicita uma cópia certificada das páginas 2 e 3 do passaporte e uma cópia certificada de um comprovante de endereço que devem ser enviadas para a sede de Sydney na Suite 504, Level 5, 83 York Street – Sydney – NSW 2000. Para localizar a unidade mais próxima, acesse.
Outra opção de transferência é através da Western Union, uma empresa que oferece serviços bancários há cerca de 150 anos em mais de 200 países e territórios. A empresa oferece possibilidade de transferência em ambos os destinos (Brasil para Austrália e vice-versa, por exemplo), possibilidade de envio em até 24 horas, e o estudante pode retirar o dinheiro recebido em uma das diversas agências da Western Union no destino, basta apresentar um código gerado pela empresa. Para mais informações sobre os serviços, acesse.
– CARTÃO PRÉ-PAGO INTERNACIONAL
Praticamente todos os bancos brasileiros possuem um cartão pré-pago para utilização em viagens internacionais. Uma das opções mais utilizadas pelos estudantes é o Visa Travel Money, cartão internacional pré-pago para viagens. O cartão pode ser utilizado no mundo inteiro e o estudante pode carregá-lo com a moeda estrangeira do país em que está. Além de utilizá-lo em qualquer estabelecimento que aceite cartões da bandeira Visa, o estudante também pode com o cartão realizar saques de dinheiro na moeda local em caixas eletrônicos credenciados.
– TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA
Existem diversos bancos que permitem a transferência e/ou envio de dinheiro internacionalmente. Na Austrália, existem dois serviços amplamente utilizados pelos estudantes internacionais: o Commonwealth Bank e o Western Union. Ambos permitem a transferência tanto do Brasil para a Austrália, quanto da Austrália para o Brasil.
Essa transferência é simples de ser feita. No Commonwealth você precisará das seguintes informações do destinatário: Nome (igual ao passaporte), código SWIFT (informado pelo banco), nome e endereço da agência bancária, código BSB (informado pela agência na Austrália) e o número da conta. O prazo para transferência é de até sete dias e precisa de aprovação de ambas as agências (Brasil e Austrália). Vale ressaltar que essa operação possui taxas que variam de acordo com o valor da transação. Para mais informações acesse.
Já a transferência pela Western Union tem como vantagem o suporte a não-correntistas ou pessoas que precisam de dinheiro com urgência. Além de possuir diversas agências no Brasil, o serviço Western Union possui parcerias com o Banco do Brasil e o Bradesco. Para quem é correntista de um desses bancos é necessário apresentar: nome, telefone, endereço e documentos do destinatário. A transferência gera um número de serviço que o estudante irá utilizar para retirar a quantia em uma das unidades Western Union. Nesse tipo de transferência o limite é de U$10 mil dólares americanos e, além de uma tarifa de envio (que varia de acordo com o valor), é cobrado 0,38% de IOF. O serviço cobra uma taxa de acordo com o valor enviado, e garante a transferência em 24 horas. Você pode encontrar o agente mais próximo a você através do link.
– TAXAS PARA REMESSAS INTERNACIONAIS
Um assunto que gera muitas dúvidas aos estudantes é quanto ao recolhimento de Imposto de Renda para o envio de dinheiro, ou como também é chamado, envio de remessas internacionais. Em março de 2016, a então presidenta Dilma Rousseff, colocou em vigor a Medida Provisória Nº 713, que altera a Lei nº 12.249 de 11 de junho de 2010 que dispunha sobre o Imposto de Renda Retido na Fonte para remessas de valores destinados à cobertura de gastos pessoais no exterior.
A lei institui através do Art. 60 que “Até 31 de dezembro de 2019 fica reduzida a 6% (seis por cento) a alíquota do Imposto de Renda Retido na Fonte incidente sobre os valores pagos, creditados, entregues, empregados ou remetidos para pessoa física ou jurídica residente ou domiciliada no exterior, destinados à cobertura de gastos pessoais, no exterior, de pessoas físicas residentes no País, em viagens de turismo, negócios, serviço, treinamento ou missões oficiais, até o limite global de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) ao mês, nos termos, limites e condições estabelecidos pelo Poder Executivo”.
Mas as remessas destinadas ao exterior para fins educacionais, destinadas ao pagamento de taxas escolares e exames de proficiência não se sujeitam à retenção do Imposto de Renda. Mais informações estão disponíveis no link.
Viu como é fácil? Precisa de um suporte financeiro de alguém que está no Brasil ou quer mandar um pouco de dinheiro pra lá? É só buscar uma das diversas opções que listamos acima. Ainda tem dúvidas? Não se preocupe, você pode sempre contar com a WEST 1 para tudo o que precisar antes e durante o seu intercâmbio na Austrália, Nova Zelândia, Irlanda e Canadá.
Artigos Relacionados
7 Comentários
Olá, Gostaria de saber, se no caso de eu mandar $ 50.000, australianos, para a Austrália, quando chegar na conta do interessado, ele terá que pagar algum imposto, ou se justificar,
Tânia, é um pouco complicado afirmar que não vai ter nenhuma tarifação. Depende de diversos fatores. Todavia a empresa que irá cuidar da transferência pra você poderá te alinhar quanto a tudo isso. Qualquer coisa estamos por aqui 😉
Caramba!! Até que enfim encontrei um site com conteúdo de qualidade. Parabéns pelo site
Oi tudo bem. Adorei esse site. Conteudo de extrema qualidade. Obrigado por compartilhar
é dificil de encontrar conteúdo de qualidade na internet, ainda bem que encontrei o seu site. Obrigado e sucesso
Olá … gostaria de saber qual melhor custo beneficio para enviar dinheiro para estudante na Austrália, e facilitar o recebimento.
Prezados. Gostaria da saber quanto é o limite financeiro para transferencia do Brasil para a Australia