Como escolher a escola certa para você

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Tanto quanto fazer, planejar um intercâmbio é uma experiência incrível e animadora. Assistir a vídeos sobre os destinos, conversar com pessoas que já fizeram um intercâmbio ou que estão vivendo isso neste momento e pesquisar lugares que você gostaria de visitar durante o período é um processo imensamente animador.

Em contrapartida, como diz o velho ditado: Se você não sabe aonde que ir, qualquer caminho serve; e se você não tiver muito bem definidas as suas metas, é possível que você tenha alguma dificuldade em optar pelo programa que melhor atenda os seus objetivos tanto acadêmicos quanto pessoais e financeiros.

Nesse processo um passo muito importante na hora de planejar um intercambio é escolher uma boa escola e para ajudá-lo nós criamos um guia com tudo o que você deve considerar na hora de escolher a melhor escola para estudar durante o seu intercâmbio.

SAIBA O QUE VOCÊ PROCURA

No planejamento do seu intercâmbio é sempre importante você saber a todo momento o que procura. Com a escola é a mesma coisa. Saber se você prefere estudar de manhã ou de noite é um exemplo. Saber qual curso, quanto tempo você planeja estudar e quais são os seus reais objetivos em relação ao desenvolvimento do novo idioma também. A máxima é: saber o que você procura facilita e muito na hora de encontrar uma escola dentro dos seus objetivos.

A ESCOLA QUE CABE NO MEU BOLSO

O assunto custo-benefício é um tópico delicado mais indispensável de esclarecermos antes de prosseguir. Em muitos casos a escola mais barata pode não ser a melhor e o mesmo vale para a mais cara, desta forma antes de optar por uma escola apenas pelo valor é importante colocar diversos fatores na balança.

O primeiro fator na hora de escolher uma escola que cabe no seu bolso é saber o quanto você pretende investir e qual a margem que você tem de investimento. Pode parecer a mesma coisa a princípio, mas a margem de investimento vai dar a possibilidade de você considerar algumas ótimas escolas que irão aparecer durante a sua pesquisa, mas que estão um pouco acima do orçamento que você possui. Para exemplificar podemos pensar da seguinte forma. Você está em busca de uma escola de R$ 6 mil reais, mas tem uma margem de até R$ 7500.

Escolher uma escola que cabe no seu bolso é um grande jogo de cabo de guerra entre o custo vs. benefício. Coloque o valor de um lado da lista contra as facilidades que cada uma oferece como, por exemplo: reputação, carga horária, localização, atividades extracurriculares, estrutura e etc.

DESCUBRA A FORMA COMO VOCÊ APRENDE MELHOR

Nem sempre aquela forma tradicional de aprendizado onde todos os estudantes ficam sentados em uma sala de aula é o melhor método para aprender. Essa barreira educacional já foi a muito tempo superada e atualmente existem diversas escolas com cursos que usam outros tipos de abordagem educacionais. Se você prefere aprender de uma forma mais descontraída e liberal através de aulas e atividades de campo, deve procurar instituições que adotam essas modalidades de ensino.

VERIFIQUE AS CREDENCIAIS

Uma boa forma de escolher a escola ideal para você é verificar as credências que ela possui. Muitos governos, principalmente dos países especialistas no ensino do inglês, como a Austrália, a Nova Zelândia e a Irlanda, possui um órgão que certifica as escolas que são aptas para receberem estudantes internacionais. Essas credenciais atestam a qualidade de ensino de uma instituição.

A Irlanda, por exemplo, possui um órgão chamado Irish Council for International Students, que oferece uma lista de escolas certificadas. Já na Austrália o departamento de educação do próprio governo australiano certifica as escolas através do CRICOS, a certificação que a escola precisa para recrutar, matricular e ensinar estudantes de outros países. Na Nova Zelândia o programa é conhecido como New Zealand Qualifications Autorithy (NZQA).

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

Outra dica é procurar por instituições que oferecem cursos para exames de proficiência que sejam reconhecidos com certificados internacionais como é o caso do IELTS, TOEFL ou do Cambridge.

PROCURE POR OUTRAS OPINIÕES

Uma boa dica na hora de escolher a escola ideal é procurar por opiniões de estudantes que já passaram por lá. No site da WEST 1 você encontra diversas avaliações nos perfis das nossas escolas parceiras, mas vale também procurar auxílio em grupos do Facebook, por exemplo. Conversar com quem já passou pela escola que você cogita estudar garante opiniões mais transparentes dos principais prós e contras do lugar.

PESE OS PRÓS E CONTRAS

Faça uma lista com os prós e contras de cada uma das instituições de ensino que esteja considerando se matricular. Na hora de escolher a melhor escola para você, utilizar de uma lista desta é uma ideia muito mais do que bem-vinda. Estruture a sua pesquisa com base em perguntas como: Qual a estrutura do campus? Qual a localização da escola? Qual a tamanho da turma? Quais os reconhecimentos que essa escola possui? Qual é o método de ensino utilizado? Qual a frequência de avaliações? Qual suporte é dado pelos professores? Quais atividades extracurriculares a escola oferece? Qual é a mix de nacionalidades? e etc.

Com base nas respostas destas questões você consegue pesar todos os prós e contras de uma escola e chegar a um consenso a respeito de uma escola que esteja o mais próximo possível das suas expectativas e da realidade do seu orçamento.

PEÇA A OPINIÃO PARA CONSULTORES QUALIFICADOS.

Sabemos que durante o planejamento do seu intercâmbio você terá acesso a uma fonte gigantesca de informações e as vezes pode ser um pouco difícil organizar todas as ideias. Que tal contar com a ajuda de um consultor especializado para poder colocar as coisas no lugar? Busque por uma agência de intercâmbio especializada no destino em questão e peça a opinião e ajuda de um consultor educacional. Na WEST 1 nós possuímos uma equipe totalmente capacitada com pessoas que já vivenciaram a experiência de um intercambio e sabem muito bem por tudo o que você está passando durante o planejamento dos seus estudos.

Nós da WEST 1 avaliamos constantemente nossas escolas parceiras afim de garantir a segurança durante o seu programa de estudos e certificar que você esteja escolhendo a escola ideal com base no seu perfil.

Entre em contato com uma de nossas agências e agende uma consulta com um dos nossos especialistas. Esse é o primeiro passo para começar o planejamento do seu intercâmbio com o pé direito.

WEST 1 TV NAS ESCOLAS

Quer conhecer algumas das escolas parceiras da WEST 1 na Austrália? Então confira na galeria abaixo alguns vídeos produzidos pela WEST 1 TV.

 

 

Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

Você também pode gostar

3 thoughts on “Como escolher a escola certa para você

  1. Gostaria de fazer um intercambio, curso de ingles, juntamente com a minha mulher, na Austrália. Sendo que o curso terá que ser de no mínimo 4 semanas, com carga horária de no mínimo 20 horas semanais, com hospedagem, acomodações para eu e a minha mulher e se possível com café da manhã e jantar. Sendo que de preferencia a escola deverá ficar próximo de onde ficaremos alojados e que seja no outono ou no verão. Ficarei no aguardo do vosso contato. Obrigado.

    Adilton Maciel
    (48) 99663-4545

  2. Olá Adilton, obrigado pelo contato e por acompanhar o nosso blog. Já passamos o seu contato para a nossa unidade em Florinópolis que em breve falará com você.
    Conte com a gente para a realização do seu intercâmbio.
    Forte abraço!

  3. Boa Noite!
    Quero fazer um intercambio para estudar e trabalhar.
    Quero estudar pelos menos uns 4 meses.
    e gostaria muito tbm de acomodação pelo menos por umas semanas ate eu me localizar e conhecer pessoas.

    favor entrar em contato! 🙂

Deixe um comentário