Conheça 5 opções de cursos profissionalizantes no exterior

curso técnico no exterior
9 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Os cursos profissionalizantes no exterior são uma boa opção para quem busca novas experiências fora do Brasil. Com esses estudos, você pode adquirir conhecimentos técnicos em diferentes áreas de atuação e, ainda, conviver com diversos profissionais, de todos os cantos do mundo. Resumindo: um curso técnico no exterior pode ser um verdadeiro divisor de águas em sua carreira.

Além dos novos conhecimentos, é claro, você vai vivenciar outras culturas, costumes e desenvolver ou aperfeiçoar um segundo idioma. Os cursos profissionalizantes no exterior costumam ser de menor duração que os brasileiros e são focados em um determinado assunto, como negócios, culinária ou moda.

Você já pensou em cursar aulas profissionalizantes no exterior? Continue a leitura deste texto para descobrir os principais benefícios que essa decisão pode trazer para a sua vida. Conheça também alguns dos cursos dentre os quais você pode escolher. Confira!

Qualquer pessoa pode fazer um desses cursos?

Qualquer brasileiro que já tenha terminado o ensino médio e seja maior de idade pode se candidatar para essas aulas. Contudo, se você está interessado em fazer cursos profissionalizantes no exterior, saiba que é preciso ter inglês de nível intermediário-avançado, ou seja, IELTS com, no mínimo, média 5.

Algumas instituições de ensino oferecem aulas de inglês para os alunos que ainda precisam aperfeiçoar o idioma técnico antes de começar as aulas profissionalizantes. Sendo assim, ao decidir o destino, você se matricula na escola escolhida e participa de uma seleção, na qual o teste de proficiência do idioma, geralmente, é obrigatório.

Vale destacar que os cursos profissionalizantes no exterior não são cursos temáticos de inglês. Por exemplo, se você vai cursar um semestre de fotografia, as aulas servirão para que você aprenda a fotografar e não para tirar dúvidas de inglês enquanto conversam sobre o assunto. Por isso, o nível intermediário-avançado do idioma é exigido.

Vale a pena fazer um curso profissionalizante fora do Brasil?

Em países como a Austrália ou a Nova Zelândia, é bastante comum que os jovens concluam cursos profissionalizantes antes de ingressar em uma graduação, por exemplo. As aulas profissionalizantes são práticas e os alunos podem exercer as atividades aprendidas em menos tempo, o que é mais interessante para quem precisa trabalhar.

Ao passar um período em outro país, você vai compreender a importância desses cursos para a formação e crescimento profissional dos jovens. Se for esse o seu caso e você estiver pensando em morar fora, portanto, os cursos profissionalizantes no exterior são uma ótima opção para impulsionar sua carreira, que deve estar ainda no início.

Para os brasileiros, essa ideia pode parecer um pouco estranha, já que temos outra visão de curso profissionalizante por aqui. Contudo, em outros países, como na Austrália, tais cursos são geridos pelo governo e são de ótima qualidade. Citar uma formação como essa em seu currículo deve fazer uma boa diferença quando você voltar ao Brasil.

Quais as vantagens de fazer cursos profissionalizantes no exterior?

A primeira vantagem é que, com certeza, seu domínio da língua inglesa vai evoluir bastante. E, quando aprendemos na prática, o idioma fica muito mais fixado na nossa mente. Ainda, os professores serão nativos, os alunos serão de diversas partes do mundo e você vai precisar ficar fluente rapidamente para se comunicar.

Outra vantagem que merece destaque é a vivência em um país diferente. Com certeza, morar fora do Brasil é uma sequência de aventuras e você vai ter a chance de viver uma cultura distinta da nossa. Para que a experiência seja totalmente positiva, é importante que você escolha seu destino com consciência.

Os cursos profissionalizantes no exterior também permitem que você ganhe conhecimento em uma área de trabalho, além de fazer contatos e conhecer profissionais de diversas partes do mundo, que podem ter visão e experiências bastantes enriquecedoras. E você também pode estudar em uma escola renomada.

Por fim, podemos citar o custo-benefício: os cursos fora do Brasil podem custar menos do que os daqui e ainda render um diploma internacional. Você vai voltar para casa cheio de histórias para contar, com uma enorme bagagem profissional e com a fluência em um novo idioma, inclusive para os termos técnicos usados em sua área de atuação.

Alguns países como Austrália, Canadá, Irlanda e Nova Zelândia também permitem que você trabalhe enquanto estuda, o que ajuda a bancar os gastos com os cursos. Dependendo da sua área de trabalho, é possível realizar estágios remunerados que oferecem experiência profissional em seu nicho de atuação.

Qual a documentação necessária?

A maioria dos países que oferecem cursos profissionalizantes para estrangeiros exigem visto de estudante e, se for o caso, de trabalho. Sendo assim, informe-se previamente sobre os destinos mais interessantes e providencie toda a documentação para dar entrada no visto com tranquilidade.

Além disso, você vai precisar de um passaporte cuja validade supra a duração do curso. Elementos como comprovação de renda e seguro saúde também são itens que podem ser exigidos. É importante que você saiba tudo isso de antemão para que possa preparar toda a documentação com antecedência e, assim, evitar problemas e frustrações.

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

Quais cursos profissionalizantes eu posso fazer em outro país?

Se você busca por experiências novas, pode optar por um curso que não tenha nada a ver com sua profissão atual, mas que seja de seu interesse pessoal, por exemplo. O importante é que a opção escolhida agregue conhecimentos que serão válidos para a sua carreira.

1. Curso de Culinária

Gosta de cozinhar? Que tal aperfeiçoar seu hobby em uma das mais famosas escolas de culinária do mundo? O Le Cordon Bleu tem filiais espalhadas por diversos países, inclusive no Canadá e na Austrália. Já pensou em voltar ao Brasil e tornar-se chef naquele seu restaurante favorito?

2. Curso de Cerimonial de festas

Se você gosta de organizar festas e eventos, como casamentos, pode se interessar pelo curso de cerimonial de festas que é ensinado no Canadá. As aulas são profissionalizantes, têm curta duração e ainda oferecem certificado internacional. Quando voltar, você poderá conseguir um trabalho na área ou montar a sua própria agência.

3. Curso de moda

Os cursos da área de moda são bastante procurados pelos estudantes brasileiros. As disciplinas costumam abranger diversos trabalhos relacionados à moda, como jornalismo, relações públicas, publicidade e direção de arte, um leque muito amplo para você.

4. Curso de cinema

Diversos cursos de cinema profissionalizantes no exterior são conceituados. Os alunos ainda podem optar por uma especialização em determina área, como produção ou direção. Isso porque, em outros lugares do mundo, a arte é mais valorizada que por aqui. Mas isso não significa que uma formação no exterior não vá ajudá-lo em sua carreira no cinema brasileiro.

5. Curso de Negócios

Também bastante procurado, o curso de negócios envolve gestão, planejamento, organização e outras atividades pertinentes aos dias atuais. Esse curso pode ser interessante para alunos de diversas áreas profissionais. Na Austrália e no Canadá, há ótimas opções.

6. Curso de perfumaria

Você é apaixonado por perfumes e sonha em criar nuances e fragrâncias? Essa pode ser a sua chance de tornar esse sonho em realidade. Há cursos que capacitam o aluno a criar e misturar fragrâncias. Ainda que você não se torne um desenvolvedor de perfumes, tal formação pode render um emprego em alguma marca conceituada.

7. Design gráfico

Já pensou em fazer um curso de design gráfico no exterior? Trata-se de uma área que traz diversas oportunidades de atuação, especialmente se você for criativo. E estamos falando de uma das opções de cursos VET (Vocational Education Training) da Austrália.

8. Terapias naturais

Se você simpatiza com terapias naturais, saiba que poderá ser muito valorizado profissionalmente se fizer esse curso no exterior. Nele, você se prepara para atuar em SPAs, clínicas, hotéis, dentre outros.

Qual o passo a passo para fazer um curso técnico no exterior?

Se você quer fazer um curso técnico no exterior, precisa seguir alguns passos:

  1. Entenda seu perfil e o que espera da sua vida acadêmica e profissional. Assim, você evita se frustrar com o conteúdo ou o nível de dificuldade do curso;
  2. Pesquise sobre os lugares que oferecem os cursos do seu interesse e as possibilidades de descontos e bolsas de estudos;
  3. Escolha o país e a escola em que que deseja ingressar;
  4. Informe-se sobre o processo seletivo e os valores;
  5. Faça um planejamento financeiro e pessoal para o tempo que passará fora;
  6. Prepare a sua candidatura;
  7. Uma vez aprovado, providencie a documentação necessária.
  8. Embarque rumo ao seu sonho.

Por que contratar uma agência de intercâmbio?

Uma agência de intercâmbios poderá ajudar você a fazer toda essa preparação. Conversando com profissionais especializados no assunto, será mais fácil encontrar o curso e a escola ideais para você. Além disso, você contará com a informação e o apoio necessários no que diz respeito à documentação e terá com quem contar se algum imprevisto acontecer.

Se você quer viver novas experiências, desenvolver seu inglês e dar um empurrãozinho na sua carreira, fazer um curso técnico no exterior é uma boa opção. Você pode, ainda, tirar alguns meses para melhorar o idioma e, em seguida, trabalhar e cursar as aulas específicas. O modelo ideal deve ser definido com base em seu perfil e objetivos pessoais e profissionais. Se você for fiel às suas escolhas, os resultados têm tudo para serem os melhores.

Gostou das dicas de hoje? Então confira abaixo o vídeo da WEST 1 TV com o especialista Walter Scott da WEST 1 Melbourne sobre os cursos técnicos na Austrália:

Legal, não é mesmo?! Você pode entrar em contato conosco sempre que precisar para esclarecer quaisquer dúvidas e obter mais informações sobre os cursos que são oferecidos no país que escolheu como destino.

Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário