TUDO o que você PRECISA saber sobre curso profissionalizante no Canadá
O curso profissionalizante no Canadá, também chamado de Co-Op, é um dos programas de estudos mais populares entre os estudantes brasileiros.
Dentre as diversas vantagens de um curso Co-op no Canadá a possibilidade de trabalhar é com certeza um dos maiores destaque!
Ficou curioso para saber mais sobre?
Então não perca esse guia que preparamos para responder às principais dúvidas sobre o curso profissionalizante no Canadá.
O que é o curso profissionalizante Co-Op?
Antes de mais nada é importante entendermos o que é um curso Co-op.
O Cooperative Education, ou em português, educação cooperativa, é um método de ensino que combina o estudo em sala de aula com a experiência prática de trabalho.
O principal componente do Co-op é a exigência de um estágio ou projeto prático para que o estudante conclua o curso e receba o certificado.
Um curso profissionalizante Co-op tem a duração de 26 semanas podendo chegar até 2 anos.
Onde fazer o meu curso profissionalizante no Canadá?
O curso profissionalizante no Canadá é oferecido por dois tipos de instituições de ensino: os colleges privados e os colleges públicos.
Os Colleges públicos são instituições de ensino superior que operam sob os regulamentos de uma instituição pública, com regras determinadas pelo governo canadense.
Apesar de ser público, ele não é gratuito. E em geral, para estudantes internacionais, são inclusive mais caros que os privados.
Em contrapartida, por serem financiados também pelo governo da província local, os colleges públicos tem uma ótima infraestrutura e qualidade de ensino.
Já os colleges privados são instituições de ensino superior que NÃO operam sob os mesmos regulamentos e regras de uma instituição pública.
Por conta disso, geralmente os cursos oferecidos por colleges privados são técnicos/profissionalizantes.
Ao contrário dos colleges públicos, o custo de um programa em um college particular é geralmente mais baixo.
E, mesmo sendo considerados de ensino superior, os colleges privados contemplam habilidades mais básicas e gerais da área de estudo.
Quais cursos eu posso fazer?
Os cursos oferecidos podem variar de acordo com o tipo de college escolhido.
Os colleges públicos oferecem cursos em áreas como: Contabilidade, Design, Marketing, Finanças, Business, Administração, Tecnologia da Informação, entre outras.
Já nas instituições privadas geralmente os cursos são de: Marketing, Negócios em geral, Gerenciamento de projetos, Comunicação, Hotelaria, Turismo e Atendimento ao público.
Os cursos oferecidos por colleges privados geralmente introduzem o estudante no mercado profissional na área específica de estudo.
Qual nível de inglês necessário para fazer um curso profissionalizante no Canadá?
O nível de inglês varia de acordo com o tipo de instituição que você irá estudar.
Em algumas instituições privadas é possível ingressar a partir do nível intermediário ou pós-intermediário de inglês.
O teste é feito pela própria instituição, mas você também pode apresentar o certificado de conclusão do curso de inglês numa escola de línguas que tenha parceria com o college.
Já nas instituições públicas, geralmente é exigido um nível avançado de inglês e o certificado de um exame oficial de proficiência na língua, como IELTS e TOEFL.
E se eu não tiver o nível de inglês necessário para fazer um curso profissionalizante no Canadá?
Existe um programa voltado para estudantes que pretendem fazer um curso profissionalizante no Canadá, mas ainda não possuem o nível necessário chamado de pathway.
Através de um programa de pathway você irá fazer um curso de inglês que irá preparar você para o ensino superior canadense. Esse curso também desenvolve em você as habilidades de inglês acadêmico.
Posso levar a minha família caso que vá fazer um curso Co-op no Canadá?
Sim! Os estudantes dos colleges públicos podem ter o cônjuge e os filhos como dependentes no visto.
Nesse caso o cônjuge pode obter uma OWP – open work permit, que dá permissão de trabalho em tempo integral no país.
Caso os filhos estejam em idade escolar, ou seja, a partir dos 5 anos, podem ter acesso gratuito ao ensino regular em escolas públicas canadenses.
Eu posso trabalhar enquanto faço um curso profissionalizante no Canadá?
Os estudantes internacionais que fazem cursos Co-Op, podem ter a permissão de trabalhar meio período no país durante as aulas, e em tempo integral nas férias escolares.
Todavia, o trabalho apenas é autorizado para estudantes de curso pós secundário, com duração de 24 semanas ou mais através do study permit.
Com o study permit o estudante, pode trabalhar por até 20 horas semanais durante o período de aulas e full time durante o estágio.
As instituições de ensino geralmente tem parceria com empresas onde seus estudantes vão estagiar e em muitos casos os estágios são remunerados.
Post Graduation Work Permit
Uma vantagem para quem faz um curso profissionalizante no Canadá em um College público é que os programas geralmente são elegíveis ao Post Graduation Work Permit.
O PGWP é uma permissão de trabalho após o término do curso. Dependendo da duração do curso que você fez, ela pode ser válida por até três anos.
Com o PGWP é possível trabalhar em tempo integral no Canadá e com essa experiência profissional local, ter a possibilidade de tentar um visto permanente no país, caso seja seu objetivo.
É importante frisar que geralmente certificados e diplomas de Colleges particulares não habilitam o estudante a dar entrada no pedido para o PGWP.
Mas, como toda regra tem sua exceção, nesse caso a exceção é a Província de Quebec.
Colleges privados na Província de Quebec, incluindo Montreal, podem dar direito ao PGWP, dependendo da certificação e da carga horária do curso.
Gostou do guia que preparamos para você neste post?
Um curso profissionalizante no Canadá pode ser a sua chance de desenvolver suas habilidades, conhecer o mercado de trabalho canadense e aumentar seu networking, o que pode te abrir muitas portas.
Se você ficou com alguma dúvida é só dar uma olhadinha nesse vídeo aqui da WEST 1 TV sobre o assunto:
E se você quiser tirar os planos de fazer um curso profissionalizante no Canadá do papel é só solicitar agora mesmo o atendimento de um consultor WEST 1.
Não deixe de comentar abaixo e compartilhar com os seus amigos. Se quiser receber mais notícias como essa diretamente no seu e-mail é só se inscrever na nossa newsletter abaixo.
Artigos Relacionados
0 Comentários