Como é o clima no Canadá? Leia e entenda

clima no canada durante o ano
6 minutos para ler
Intercâmbio para o Canadá: Guia prático sobre como se preparar para essa viagemPowered by Rock Convert

Se você pretende desbravar as terras canadenses, precisa saber mais sobre o clima do país — afinal, ele é bastante diferente do brasileiro. As temperaturas mudam de acordo com a região e as estações do ano costumam ser bem definidas. No inverno, por exemplo, o frio é bem rigoroso. Já no verão, a sensação térmica assemelha-se muito à nossa.

Quer saber quais roupas você deve levar na mala? Então, confira o post a seguir. Explicaremos como é o clima no Canadá durante o ano e de que maneira você pode adaptar-se enquanto estiver por lá. Acompanhe!

Qual é a temperatura média de cada estação?

Comecemos falando sobre as estações do ano. A seguir, descreveremos um pouco sobre o clima do país para que você tenha ideia do que pode esperar. Confira!

Primavera

Entre março e junho, no começo da Primavera, pode fazer frio e até nevar. No Norte, por exemplo, é assim. Mas, quando o gelo derrete, as paisagens verdes dão o ar da graça e há predominância de tulipas em algumas cidades. A sensação térmica em Toronto varia entre 5 e 15 graus. Em Vancouver, a média fica em torno de 15 graus.

Verão

Assim como os brasileiros, os canadenses curtem bastante o verão — a estação é bastante aguardada por eles. Nessa época, entre a metade de junho e agosto, as temperaturas sobem bastante: em Toronto, pode chegar até 43 graus! Por isso, vale a pena apostar em roupas mais leves e fresquinhas.

Outono

O outono, que ocorre entre setembro e dezembro, é uma das estações mais bonitas do país e a beleza das árvores e das folhas impressionam. As temperaturas, que variam entre 5 e 15 graus dependendo da região, permitem que os turistas aproveitem longas caminhadas para curtir paisagens espetaculares e cobertas de Maple Leaf — aquela folha que estampa a bandeira do Canadá, sabe?

Inverno

Para os brasileiros, o inverno no Canadá pode ser um problema, pois talvez seja difícil adaptar-se ao frio rigoroso. Mas, acredite, as paisagens ficam fascinantes quando cobertas por uma neve bem branquinha entre os meses de dezembro e março.

Caso você visite o país nessa época, é melhor se preparar — as temperaturas são congelantes e atingem, em algumas cidades, -45 graus. Por isso, é preciso apostar em roupas específicas para suportar a estação, além de botas de neve e outros acessórios para proteção contra o vento.

Em que época do ano escurece mais cedo?

Como em qualquer país, no inverno, os raios solares incidem por menos tempo na superfície tornando o dia menor. Então é nessa estação que o dia escurece antes. A noite cai geralmente a partir das 17h.

Os estabelecimentos comerciais podem fechar mais cedo e em casos de nevasca sequer abrem, sabia? Mas, mesmo assim, as cidades não param — há sempre algum passeio ou programa interessante para fazer durante o dia. Veja algumas opções de atividades disponíveis durante esse período no país!

Patinar no gelo

O Canadá é conhecido por ter um inverno rigoroso. Isso, significa neve. Isso mesmo, é um país em que costuma nevar bastante. Logo, os esportes praticados nesse tipo de ambiente ganham destaque.

O mais comum deles é a patinação no gelo, existem inúmeras pistas em várias cidades, ótimas para que você possa se aventurar na modalidade. Inclusive, existem pistas gratuitas que atraem muitos turistas e moradores locais na tentativa de se equilibrar sobre as lâminas dos patins.

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

Esquiar

Outro esporte favorecido pelo gelo e pelo frio intenso do Canadá é o esqui. Em Toronto, por exemplo, dá para se arriscar nas pistas nos arredores da cidade. Se você é um principiante, é possível alugar o material e ainda conseguir a ajuda de instrutores. Os preços são razoáveis, então dá para curtir a aventura sem medo. É diversão garantida!

Passear

Se você não gosta tanto de esportes e muito menos de neve, deve estar se perguntando o que poderia fazer por lá nessa época. As opções de passeios são interessantes.

Em Toronto, dá para conhecer a cidade subterrânea. Lá a temperatura é agradável, mesmo que na superfície esteja congelante. Além disso, há um sistema de transporte totalmente interligado com o resto da cidade.

Outra atividade que ganha força nessa época é a ida aos cafés para ajudar a aquecer o corpo nas baixas temperaturas. A cidade de Toronto tem ótimos lugares. Existem, inclusive, estabelecimentos temáticos, que agradam a todas as idades.

Como é a rotina no inverno?

Devido às baixas temperaturas e à pouca permanência do sol, os canadenses e os turistas aproveitam a neve e tudo que ela oferece. No entanto, se essa não é a sua preferência e você curte mesmo é sol, praia e calor, o Canadá no inverno não é a melhor opção.

As casas, comércios e absolutamente todos os lugares têm sistemas de aquecimento interno para tornar o clima, minimamente, suportável. Além disso, é preciso usar roupas feitas especificamente para aguentar as baixíssimas temperaturas. Lá não é como aqui, em que um simples agasalho faz com que dê para encarar o inverno.

As vestimentas usadas no inverno são feitas com materiais especiais e as pessoas usam muitos agasalhos, um sobre o outro. Um costume local que ajuda a manter o calor do corpo é o consumo de cafés, chás e bebidas quentes. É comum ver as pessoas transitando com garrafas e copos térmicos pelos locais.

Qual a melhor estação para desfrutar do clima no Canadá?

Muitos brasileiros preferem o Canadá durante a primavera, verão e outono. Se você não gosta de temperaturas baixas, recomendamos que evite o inverno. Em alguns locais, ele pode ser insuportável até mesmo para os canadenses. Mas, se você curte a estação e, de quebra, gostaria de praticar esportes nessa época, vale visitar o país entre os meses de dezembro e março.

No entanto, é difícil estabelecer uma estação ideal para visitar o país, pois há belezas particulares em cada uma delas. Na primavera, no outono e principalmente no verão você terá mais contato com as cores e a vivacidade da natureza do lugar. Sem contar que as pessoas nessas épocas ficam mais receptivas e abertas a socializar.

O Canadá é um país reconhecidamente hospitaleiro, receptivo e amável, suas paisagens naturais, seu desenvolvimento sustentável e a sua população amplamente tolerante são grandes atrativos.

Agora você sabe como é o clima no Canadá durante o ano! Como você pôde ver, as temperaturas são bem variadas e talvez seja necessário apostar em vestimentas específicas para o inverno. De qualquer maneira, antes de fazer suas malas, recomendamos que certifique-se sobre as mudanças climáticas das regiões que pretende visitar, beleza?

E aí, gostou deste post? Então, o que acha de acompanhar mais conteúdos sobre intercâmbio? Siga a gente nas redes sociais — estamos no LinkedIn, Facebook, e Instagram!

Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

Você também pode gostar

Deixe um comentário