Entenda qual o nível de inglês necessário para o intercâmbio
Já imaginou aprender inglês viajando, conhecendo pessoas novas e explorando culturas completamente diferentes? Com um Intercâmbio no exterior, isso é possível! E tudo bem se você não é fluente na língua inglesa — não há um nível de inglês para Intercâmbio preestabelecido. Existem diversos cursos e modalidades disponíveis por aí, mesmo para quem não é expert no idioma.
A língua inglesa é um atributo essencial atualmente, que pode abrir portas incríveis para você em diversos âmbitos, sejam eles pessoais, profissionais ou acadêmicos. Essa experiência internacional pode ser fundamental para ajudá-lo a conquistar seus objetivos e se destacar no mundo afora, pois ela promove o desenvolvimento de uma nova linguagem com a imersão na cultura do país que você escolher.
A seguir, listamos 4 dicas valiosas para você aproveitar esse momento de verdade e não se apavorar quando estiver no exterior. Confira!
Pesquise sobre os locais onde você vai passar
A primeira dica é bastante importante: pesquise muito sobre o aeroporto, a cidade e a escola onde você estudará. Pode parecer meio óbvio que você deva conhecer os detalhes dos locais onde passará, mas, às vezes, por conta da ansiedade, isso pode ser deixado de lado.
É legal também investir em guias de viagem. Existem algumas versões de bolso (ou pockets) mais econômicas que podem lhe ajudar. Isso, com certeza, fará você se sentir mais tranquilo quando estiver em outro país.
Decore frases mais utilizadas
É interessante focar seu aprendizado nas frases mais utilizadas da língua inglesa. Com isso, você poderá ter mais segurança durante as situações mais simples do dia a dia, como pedir informações, falar ao telefone ou na hora de conhecer alguém.
Desenvolva o nível de inglês para intercâmbio diariamente
Reserve um tempo para estar em contato com o inglês todos os dias. Mas não se desespere acreditando que precisa ficar horas a fio estudando: introduza o hábito aos poucos. Para que você não se canse, recomendamos que faça um planejamento diário com pausas curtas durante o estudo. Dessa forma, será mais fácil se concentrar para aproveitar os conteúdos.
É interessante, ainda, que você tenha um lugar especial para estudar, que seja iluminado, sossegado e confortável. Mas, isso não quer dizer que você pode se atirar na cama com seus livros, viu? Escolha um ambiente com uma mesa e uma cadeira e mantenha ele sempre organizado. E lembre-se: fique longe do celular e das redes sociais.
Introduza a língua inglesa em tudo que puder
É feriado e você decidiu ver aquela série imperdível que todo mundo está acompanhando. Então, aproveite a oportunidade para assistir aos episódios sem legenda ou, pelo menos, com a legenda em inglês. Faça o mesmo com documentários, filmes etc. Essa é uma maneira descontraída de aprender um novo idioma. Além disso, você pode:
- escutar músicas em inglês e acompanhar as letras e traduções simultaneamente;
- fazer anotações em inglês, como sua lista de tarefas diárias, lembretes, notas sobre uma determinada aula etc;
- conversar com um amigo somente em inglês, seja pessoalmente ou por meio de mensagens virtuais;
- ler notícias, artigos e livros na língua inglesa.
Dessa forma, aprender inglês pode ser muito mais divertido e, com o tempo, bastante natural. Incorporar esses pequenos hábitos no dia a dia, definitivamente, fará você compreender melhor o idioma de uma maneira muito mais prazerosa.
Ah, e não se esqueça de praticar bastante! Não tenha medo de errar e, muito menos, vergonha de falar inglês enquanto estiver viajando. Acredite: todo mundo está sujeito a pagar um “mico” e, se você é aprendiz, isso certamente pode acontecer. Encare os erros de forma leve, pois você aprenderá muito com eles e, de quebra, terá boas histórias para contar.
Agora você já conhece nossas dicas para aproveitar uma experiência no exterior com muito mais qualidade! Além disso, descobriu que não existe um nível de inglês para intercâmbio exigido: mesmo sem o domínio do idioma, poderá curtir esse momento e, finalmente, conquistar seus objetivos, se diferenciar dos demais e desbravar novos caminhos.
Curtiu o post de hoje? Então, antes de começar a planejar a sua viagem, saiba como um consultor de Intercâmbio pode ajudá-lo a fazer as melhores escolhas.
Artigos Relacionados
0 Comentários