Quais são as comidas típicas da Irlanda e as características da culinária local?

9 minutos para ler
Tudo o que você precisa saber sobre intercâmbio para IrlandaPowered by Rock Convert

Uma das grandes curiosidades de um país é o seu cardápio. Isso porque cada um apresenta características peculiares de sua região, além de ser um aspecto bem representativo da história do lugar. A culinária da Irlanda, por exemplo, não foge dessa regra.

Se a cultura reflete os hábitos de um povo, a gastronomia representa sua história e as características geográficas da região. A Irlanda é um país mais frio e rústico, e a culinária irlandesa transparece essas características em pratos elaborados com acolhedora simplicidade.

Quer saber mais? Continue lendo nosso post e descubra algumas comidas típicas da Irlanda!

Conheça alguns hábitos da culinária da Irlanda

No século XVI, a Inglaterra tomou posse da ilha e determinou que apenas cenouras e batatas seriam cultivadas no local. No entanto, em 1845, um fungo infectou todas as plantações de batata no país e deixou a população faminta. O fato ficou conhecido como “Potato Blight”, ou A Grande Fome, e matou milhares de pessoas — cerca de 25% da população.

Desde então, o tubérculo é um dos principais ingredientes desse lugar e compõe grande parte de sua gastronomia. É claro que, com o passar do tempo, diversas outras influências incrementaram a culinária da Irlanda, que não perdeu os seus traços de pratos caseiros e naturais.

A culinária do país não é muito adepta de congelados e frituras, pois os alimentos que ganham destaque são os legumes, folhas, hortaliças e carnes frescas. O carinho no preparo das receitas, a preferência por alimentos naturais e cultivados em casa, assim como a simplicidade aliada a um toque de refinamento conferem um charme todo especial à gastronomia da Irlanda.

Aliás, saiba que existem alimentos que podem custar uma fortuna no Brasil, mas são bem acessíveis na Irlanda, como os aspargos e os cogumelos. Existem ainda as frutas com preços mais atrativos como blueberry, blackberry, cranberrie e outros berries. No entanto, as frutas tropicais, como o mamão, são bem caras, então a dica é aventurar-se pelas frutas europeias e as leguminosas.

É interessante mencionar ainda que, ao contrário do Brasil, os irlandeses comem muito bem no café da manhã e optam por almoços mais simples e rápidos. A alimentação um pouco mais carregada que o almoço acontece por volta das 17h ou 18h. Então, saiba que eles podem estranhar bastante caso encontrem você com um prato recheado de comida ao meio-dia.

Descubra alguns pratos tradicionais da Irlanda

Ficou interessando em saber mais sobre a culinária da Irlanda? Então chegou a hora de conhecer alguns pratos tradicionais desse país. Veja uma lista bem representativa a seguir.

Breakfast roll

Conhecido também como chicken roll, o breakfast roll é um dos pratos mais consumidos da Irlanda e se assemelha a um sanduíche. É composto por pão baguete, frango empanado, maionese ou manteiga e alface.

Apesar de se parecer com um lanche, os irlandeses consomem como uma refeição, pois não têm o costume de fazer almoços como os brasileiros.

Irish breakfast

irish breakfast nada mais é do que o café da manhã irlandês. É a refeição que reúne vários alimentos em um prato só, sendo composta por pão de forma, bacon, linguiça, cogumelos, ovos, batatas, feijão e tomates. Além disso, acompanha também a xícara de café ou chá.

O prato é considerado um remédio para ressaca e está entre as refeições mais famosas do mundo.

Bacon com repolho

Esse prato, chamado também de bacon and cabbage, não é muito comum para quem quer comer na rua das cidades da Irlanda, por ser tradicional das famílias e ser bastante associado à infância.

Como é considerado uma refeição mais caseira, é pouco encontrado nos restaurantes, apesar de ser bem conhecido. Ele é composto por bacon, repolho cozido e vem acompanhado por um molho branco com ervas.

Boxty

boxty é um prato típico de regiões específicas da Irlanda, como Donegal, Sligo e Mayo. É uma panqueca feita com batatas, linguiça, bacon e ingredientes bem peculiares do país. Pode ser servida em todas as refeições do dia e é bem conhecida por lá.

Irish stew

irish stew é o prato ensopado mais tradicional e conhecido da culinária da Irlanda. É formado por temperos e ingredientes específicos, como carnes, cebola, batatas, legumes, cenouras; bem como manjerona a gosto, pimenta e salsa.

É normalmente servido durante o inverno por ser uma comida bem quente. Pode ser consumido tanto no almoço quanto no jantar.

Fish and chips

fish and chips é um prato encontrado com grande facilidade na Irlanda, bem como em outros países anglófonos — Inglaterra e Austrália, por exemplo. É composto por peixe empanado e frito acompanhado por batatas.

É bastante procurado e comum de ser encontrado. No entanto, vale lembrar que o peixe não leva muito tempero, mas você deve ver por si mesmo antes de tirar conclusões.

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

Crisps sandwich

Esse sanduíche crocante é bem tradicional na Irlanda e consiste basicamente em duas fatias de pão de forma recheados com manteiga e batata frita. Você pode acrescentar ainda ovos, atum, bacon e diversos sabores de batata frita. A montagem favorita das pessoas costuma ser a que tem cebola e salsa, mas as possibilidades são diversas.

Colcannon

Outra iguaria clássica da culinária da Irlanda, o colcannon utiliza batatas como ingrediente principal. Além delas, são acrescentados alho-silvestre, couve-flor e repolho. É bastante comum finalizar o prato com uma colher de manteiga, podendo ser encontrado em versões congeladas para serem aquecidas no forno comum ou de micro-ondas.

Coddle

Bastante conhecido, especialmente na capital Dublin, o coddle é preparado com linguiça suína, batatas, bacon, cebolas picadas em pedaços bem pequenos, sal a gosto, pimenta e salsinha.

Uma curiosidade sobre esse prato é que ele pode ser preparado com as sobras encontradas na geladeira. É só aquecer a água, acrescentar os ingredientes, cozinhar em fogo alto por 40 minutos, acrescentar o leite e mexer. Abra uma cerveja Guinness Draught gelada para acompanhar e bom apetite!

Guinness stew

Trata-se de um delicioso cozido de carne temperado com salsa, alho, pimenta e cerveja Guinness, muito tradicional na Irlanda. Outros ingredientes que não podem ficar de fora são o purê de batatas e as cenouras, que ficam no fundo.

É bem comum ver esse prato sendo preparado em filmes que se passam na Inglaterra e na Irlanda, pois, além de delicioso, é muito nutritivo.

Mushy peas

mushy peas nada mais é que um purê de ervilhas servido para acompanhar alguns pratos tradicionais, como o fish and chips. É um acompanhamento bastante tradicional, e é possível encontrar versões já prontas nos supermercados. No entanto, geralmente os irlandeses preferem refeições frescas e preparadas em casa.

Como é possível observar, as comidas típicas da Irlanda reúnem ingredientes muito agradáveis e apresentam um certo sentido de “comida de avó”. Essa impressão é levada das casas para os restaurantes por meio do cuidado especial no preparo das refeições.

Shepherd’s Pie

Outro prato com a famosa batata é o Sheperd’s Pie, que é uma torta feita com purê de batata e carne bovina ou de carneiro. Essa é uma comida típica também facilmente encontrada na Inglaterra, mas vale a pena conhecer a versão irlandesa.

Basicamente, esse é como o nosso escondidinho, sendo comumente feito para o jantar. O prato ainda costuma ser personalizado por cada família, que adota temperos diferentes para incrementar a simples receita.

Porridge

Uma comida típica para o café da manhã na Irlanda é o porridge. Composto por aveia, quinoa ou milho, ele é como um mingau acompanhado de frutas, em especial os berries ou doces. Você também pode optar por inserir bananas, morangos e chocolates, caso prefira. Esse prato costuma ser ideal para dias de frio.

Frutos do mar

Você é apaixonado por frutos do mar? Então, aqui vai uma ótima notícia: os irlandeses também! Como se sabe, por ser uma ilha, a Irlanda é banhada por uma enorme costa marítima, proporcionando aos nativos pratos deliciosos com animais como lagostas, siris, peixes, ostras e camarões.

Aliás, as ostras são tão gostosas que existe um festival dedicado a elas na cidade de Galway, chamado Galway Oyster Festival.

Café irlandês

Se você gosta de começar o dia com uma dose de café, precisa conhecer o Irish Coffee, que é o café irlandês. Essa é uma receita bem famosa em todo o mundo, tendo sido criada após a Segunda Guerra Mundial.

No entanto, é uma bebida bem diferente da qual estamos acostumados no Brasil, pois leva um ingrediente especial: shot de uísque. Além dele, há o creme de leite fresco batido para completar. Por ser uma bebida alcoólica, não é recomendada consumi-la logo pela manhã, combinado?

Ainda que seja possível experimentar diversos pratos típicos da Irlanda em restaurantes espalhados pelo país, para que você possa conhecer ainda melhor a maior variedade possível de alimentos e receitas tradicionais da culinária irlandesa, é interessante frequentar as feiras gastronômicas.

Esses eventos acontecem com certa frequência e são uma ótima oportunidade de entrar em contato com a cultura e gastronomia local. Para dar alguns exemplos, podemos citar o Dingle Food Festival, o Taste of West Cork e o Burren Food Fayre, dentre outros. Quando estiver passeando pelo país, não esqueça de participar de pelo menos um deles!

Como você viu nas comidas típicas que abordamos anteriormente, a culinária da Irlanda é bastante diversificada e saborosa. Ao experimentá-la, você conhece um pouco melhor a cultura local e é capaz de admirá-la ainda mais.

Ficou interessado em fazer uma visita ao país ou até mesmo um intercâmbio? Então, saiba mais sobre a Irlanda do Norte com este artigo!

Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

Você também pode gostar

Deixe um comentário