Esportes na Nova Zelândia: confira os 8 mais praticados no país!

Você sabia que a maioria dos esportes na Nova Zelândia foi trazida do processo de colonização do país e alguns até se tornaram parte da cultura? Cada região de lá apresenta condições naturais que oferecem vantagens diferenciadas e tornam a prática esportiva uma das principais atividades desenvolvidas no local.

Por isso, não é à toa que esse é um dos lugares mais procurados por quem adora se aventurar e enfrentar eventos radicais. São inúmeras as opções de esporte: algumas muito conhecidas em todo o mundo, outras nem tanto, mas todas, sem dúvidas, proporcionam muita adrenalina.

Ficou interessado em saber os esportes mais praticados na Nova Zelândia? Então, basta continuar a leitura. Preparamos este post especialmente para que você fique por dentro das principais características de cada um e encontre o seu preferido para conhecer de perto, caso faça uma visita ao país um dia. Acompanhe!

1. Rugby

É praticamente impossível falar da Nova Zelândia e não mencionar o Rugby. Esse esporte é um dos mais populares do país e atrai muitos fãs e curiosos. Por lá, constantemente vemos torcedores uniformizados nas ruas, e assistir aos jogos se tornou um evento sagrado para os neozelandeses, o que mostra que essa prática esportiva, de fato, é parte integrante da cultura.

O Rugby apresenta variações, mas apenas uma é levada à sério: o Rugby Union, dos “All Blacks” — uma das melhores equipes do mundo. Essa é a versão mais popular, jogada com 15 jogadores de cada lado do campo.

A dinâmica do jogo é a seguinte: os componentes do time tentam pegar uma bola de formato oval (rugby) para levá-la até a linha de fundo do adversário, entretanto, ela só pode ser passada a outro jogador se ele estiver atrás ou na mesma linha de quem está com a posse de bola.

2. Críquete

O Críquete é um dos esportes pouco conhecidos por outras nações e, por isso, pode até parecer meio estranho para quem o vê de fora. É mais comumente praticado na Índia e no Paquistão, porém, na Nova Zelândia tem temporadas que se intercalam com o Rugby.

O jogo apresenta semelhanças com o beisebol, pois também utiliza um bastão para rebater a bola arremessada pelo adversário. No entanto, as regras são mais complexas e uma única partida pode durar dias — mas não pense que a longa duração anula a possibilidade de ter um empate!

3. Netball

O Netball é mais um esporte muito popular na Nova Zelândia. Ele se assemelha ao basquete por também ter o objetivo de fazer uma cesta. Porém, algumas diferenças podem ser notadas: a bola é mais parecida com aquela utilizada em uma partida de vôlei, é proibido quicá-la ou andar com ela nas mãos e não existe uma tabela de pontuação.

Vale ressaltar que esse é um jogo praticado principalmente por mulheres. Dificilmente observamos homens no Netball.

4. Bowls

O Bowls não é tão comum quanto alguns outros esportes já apresentados até aqui, porém, é mais conhecido que o Críquete, por exemplo. Pode ser comparado com a Bocha do Brasil pelo fato de ambos terem o objetivo de fazer o lançamento de uma bola e deixá-la o mais perto possível de outra menor.

A diferença entre as duas práticas fica por conta do local em que cada uma é realizada. A versão nacional é praticada em quadras sintéticas ou de saibro e usa bolas esféricas, enquanto o Bowls na Nova Zelândia é jogado na grama e as bolas são um pouco achatadas nas laterais.

É um esporte para pessoas de todas as idades, mas indicado principalmente para idosos, pois não exige tanto esforço físico.

5. Futebol

Já dava para imaginar que o Futebol também estaria entre os esportes mais praticados na Nova Zelândia, não é mesmo? Ele é um dos que mais crescem nesse país e, aos poucos, tem conquistado o seu espaço. Inclusive, muitas escolas têm priorizado as aulas dessa modalidade esportiva para estimular o interesse de crianças e adolescentes.

Entretanto, esse esporte ainda deve demorar um tempo para se tornar bem desenvolvido, já que só é praticado durante o inverno.

6. Vela em Auckland

Auckland é uma cidade neozelandesa conhecida em todo o mundo como Cidade das Velas, e apresenta características ideais para a prática do esporte denominado vela ou iatismo. Essa é uma modalidade esportiva que envolve barcos e depende apenas da força do vento para ser feita.

Mesmo quem nunca praticou consegue fazê-la, pois as condições naturais permitem que as técnicas necessárias para o deslocamento sejam aprendidas rapidamente.

7. Esqui na neve

Engana-se quem pensa que não há neve na Nova Zelândia. Pelo contrário, muitos lugares de lá ficam cobertos por gelo nas temporadas de esqui, que acontecem entre junho e outubro. Esse é um dos esportes mais radicais do país, favorecido pelo relevo levemente montanhoso, que torna a prática ainda mais divertida e única.

Para praticá-lo, são colocadas pranchas nos pés ou patins que facilitam o deslizamento na neve, além de uma roupa especial para proteger das quedas e do frio intenso. Diferentemente de outros países, as pistas não são extremamente disputadas e não ficam tão cheias. Além disso, é possível ir até Monte Ruapehu, onde está localizado o único vulcão neozelandês que é permitido esquiar.

8. Bungee jump

O bungee jump é um esporte muito radical e pode ser considerado um dos preferidos dos aventureiros de plantão. Consiste em saltar de uma grande altura, apenas com uma corda elástica amarrada na cintura ou tornozelos. Uma modalidade desafiadora e que exige muita coragem.

Rotorua, Taihap e Taupo são alguns lugares neozelandeses que podem ser palco para a prática do bungee jump.

Perceba então que os esportes na Nova Zelândia, além de serem muito valorizados pelos neozelandeses, são um grande atrativo para quem gosta de associar as práticas esportivas à novas e incríveis experiências. Vale a pena visitar o país e conhecer de perto cada esporte mencionado. Com certeza a viagem proporcionará a você memoráveis lembranças.

Agora que você já conhece os principais esportes praticados na Nova Zelândia, não deixe de saber quais são as melhores escolas de inglês desse país!

 

Receba conteúdo em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This