5 motivos para fazer um intercâmbio em Galway
Para você, intercâmbio na Irlanda é sinônimo de viajar para Dublin? Já cogitou a possibilidade de ir para Cork, no sul do país? Em meio a esse dilema, muitos estudantes têm escolhido fazer intercâmbio em Galway.
Localizada no interior da Irlanda, a cidade é cortada pelo Rio Corrib e banhada pelo Oceano Atlântico — e exala até hoje os ares da Idade Média, época em que era governada por 14 tribos.
Com cerca de 80 mil habitantes, Galway é a terceira maior cidade da Irlanda e sua fama de conservar as raízes da verdadeira cultura irlandesa atrai estudantes do mundo todo. Ficou interessado? Apresentamos, a seguir, cinco motivos para você escolher Galway como destino de intercâmbio. Boa leitura!
1. Transporte
A maioria dos moradores da cidade usa bicicletas para se locomover. Isso porque as distâncias costumam ser pequenas. Em um intercâmbio em Galway, você consegue fazer a maior parte das atividades e chegar à maioria dos lugares a pé.
Isso não significa que o transporte público não funciona. Muito ao contrário: as linhas de ônibus locais são muito eficientes. Do terminal, localizado no centro de Galway, é possível ir para qualquer parte da cidade.
Nos pontos principais, onde normalmente há maior movimento de pessoas, existem painéis que informam quais são as próximas linhas a passar e seus horários. E você ainda pode solicitar o cartão de estudante, recarregá-lo nos terminais e pagar pelas passagens com mais facilidade.
2. População
Galway é a quarta cidade mais populosa da Irlanda. E a população local ainda conserva parte de suas raízes, o que pode ser percebido nas ruas: é muito comum ouvir pessoas conversando em gaélico (a língua irlandesa).
Isso, porém, não é motivo para se preocupar quanto ao aprendizado do inglês: ele ainda é o idioma mais falado por lá. E, por isso, Galway tem ótimas escolas que oferecem o curso.
Entretanto, a convivência com os locais será ótima para quem quer conhecer mais a fundo a verdadeira cultura irlandesa. Por isso, não se limite a conversar com eles apenas para se informar sobre a estação mais próxima: permita-se conhecer essa cultura. Afinal, o intercâmbio deve ir além das aulas de inglês.
3. Clima universitário
Até algum tempo atrás, Galway não era uma cidade muito conhecida. Por isso, muitos estudantes passaram a escolher fazer intercâmbio lá: buscavam tranquilidade para aprender inglês.
Entretanto, a fama da localidade se espalhou e hoje a cidade recebe gente do mundo todo — o que proporciona um clima bem cosmopolita. Além disso, lá estão localizadas três grandes universidades: Galway-Mayo Institute of Technology (GMI), Technical Institute (GTI) e National University of Ireland.
Isso significa que, além de alunos matriculados em cursos de inglês, também há estudantes de outros países em cursos superiores. Além do mais, uma cidade universitária sempre tem uma atmosfera jovem e com muita animação. Há esporte, cinema, eventos de música, gastronomia e muito mais.
A vida noturna então, nem se fala! A noite de Galway é regada a cerveja irlandesa em pubs, restaurantes e casas noturnas. Só fique atento aos horários de funcionamento: a maioria dos estabelecimentos fecha às 2h. Nada de tomar todas e “virar caso de polícia” por não querer ir embora, combinado?
Fazer um intercâmbio em Galway significa que você não precisa (nem deve) limitar-se a ter novos amigos irlandeses. Lá, será possível conhecer gente de diversas nacionalidades e culturas, o que permite uma visão mais ampla da diversidade do mundo.
Escolher um destino frequentado também por outros jovens o fará entender o quanto vocês podem ser diferentes e parecidos ao mesmo tempo. Sem contar o sucesso em que vai se transformar seu currículo caso você se anime a fazer também um curso universitário por lá.
4. Pontos turísticos
Quem disse que o intercâmbio é um período apenas para estudos? É claro que esse deve ser o foco principal da viagem, mas nas horas livres você pode aproveitar para fazer um pouco de turismo e conhecer as atrações da localidade.
Em Galway há muitos pontos turísticos, que contam um pouco da história local. Há o Spanish Arch, construído em 1584, que tem vestígios das antigas muralhas que existiam na cidade. Trata-se de um ótimo lugar para sentar-se na grama e apreciar a bela paisagem.
O edifício mais antigo da cidade ainda existe: é o Castelo de Lynch, que hoje se tornou a sede de um banco local. Se você gosta de visitar templos antigos, certamente vai adorar a Galway Cathedral e a Nichollas Collegiate Church — que é considerada a maior igreja medieval do país.
Já para os apreciadores da natureza, os Cliffs of Moher e o Connemara National Park são ótimas opções. Dependendo da duração do seu curso, vai ser possível conhecer cada uma dessas atrações.
5. Clima
Embora o brasileiro esteja acostumado ao clima tropical, muitos querem experimentar algo diferente também nesse sentido durante o intercâmbio. Os amantes do friozinho, podem começar a pensar em escolher Galway.
No inverno, a temperatura costuma variar entre 5 e 15°C. Embora possa ser considerada amena, quase sempre é possível sentir um ar gelado, como se estivesse chuviscando. Apesar disso, raramente se vê neve por lá.
Você já ouviu falar em vento irlandês? O termo se refere à fama do clima local. E Galway faz jus a essa fama: leve o casaco mais quente que você tiver, já que a intenção é curtir as baixas temperaturas, não passar frio.
No verão, normalmente o termômetro fica em torno dos 20°C. Isso significa que um dia de sol quente na cidade é digno de notícia. Há ainda uma extensa faixa litorânea e diversas áreas verdes, o que contribui para o clima oceânico.
Se você é daqueles que vive reclamando do sol quente que costumamos sentir aqui no Brasil, certamente vai adorar esse friozinho. E então, ficou com vontade de fazer um intercâmbio em Galway? Muitos brasileiros já se apaixonaram pela cidade e viveram experiências únicas por lá.
Se você gostou do post, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais. Seus amigos também merecem conhecer um pouco sobre a cidade.
Artigos Relacionados
0 Comentários