Audiovisual no Canadá: ótima oportunidade para quem busca um trabalho no exterior

O Canadá é um país com uma natureza exuberante, uma tradição cultural muito rica e um alto nível de desenvolvimento econômico. Nos últimos tempos, também se tornou um importante polo cinematográfico.

Por todos esses motivos, o país tem sido bastante procurado por quem se interessa pelo ramo audiovisual. Se esse é o seu caso, conheça neste artigo algumas particulares sobre o cinema nesse país e aproveite nossas dicas para conseguir ingressar no mercado audiovisual no Canadá.

Como é a indústria de audiovisual no Canadá?

Conhecido como Hollywood do Norte, o Canadá é reconhecido atualmente como uma grande potência cinematográfica. Diversas produções são realizadas em cidades como Toronto, Montreal e, principalmente, Vancouver, que concentra a maior parte das produtoras e estúdios de cinema do país.

Vancouver é o terceiro maior polo de cinema da América do Norte e fica atrás apenas de Los Angeles e Nova York. O dólar mais barato e os descontos fiscais dados pelo governo para estimular a contratação de equipes locais tem feito de Vancouver um polo cinematográfico cada vez mais procurado pelas produções.

Profissionais de audiovisual, como produtores, diretores, atores, maquiadores, técnicos de efeitos especiais, entre outros, encontram no Canadá um ótimo campo de atuação. Muitos profissionais brasileiros que têm o sonho de trabalhar em produções hollywoodianas procuram o Canadá, pois é mais fácil conseguir entrar no país trabalhar,  diferente dos EUA.

Há, por exemplo, uma flexibilização na concessão de vistos para profissionais estrangeiros que atuem na área de produção de obras audiovisuais, bem como para demais profissionais da área, como fotógrafos, dançarinos e atores.

Qual a história do cinema no Canadá?

A história do cinema no Canadá é marcada pela participação de empresas norte-americanas não só na produção, mas no controle de boa parte da distribuição e exibição de produções no país. Porém, hoje o Canadá é uma potência cinematográfica em ampla expansão. Produz tanto seus próprios filmes, quanto recebe produções hollywoodianas que geram enormes bilheterias mundiais.

Desde o fim do século XIX produções cinematográficas são feitas no Canadá e atraídas por suas belezas naturais. No começo do século XX, começaram a ser inaugurados os primeiros cinemas. Em 1917, inaugurava-se em Trenton o primeiro estúdio.

Por um tempo, Hollywood usava os cenários naturais canadenses, mas na década de 30, nenhum longa-metragem canadense foi produzido. Porém, em 1944, foram fundadas duas companhias, a Quebec Productions e a Renaissance Films, e 15 longa-metragens canadenses foram produzidos nos 10 anos seguintes.

O cinema canadense afirmou-se nacional e internacional a partir da década de 60. A partir da década de 90, o Canadá assumiu o compromisso de desenvolver uma indústria audiovisual mais forte e, para isso, empregou uma série de políticas e mecanismos de financiamento de apoio ao setor, como a flexibilização na concessão de vistos para profissionais da área.

Quais cursos de audiovisual são oferecidos no Canadá?

Os cursos de cinema e produção audiovisual nas universidades e colleges do Canadá estão entre os melhores do mundo. Vancouver, Toronto e Montreal são os grandes centros para quem deseja estudar cinema no Canadá.

Algumas das vantagens de estudar cinema no país são as instalações dos estúdios (de alto nível e que utilizam os principais recursos tecnológicos de gravação e captação de imagem e som); as belas paisagens das províncias e territórios canadenses e o multiculturalismo, que ajudam na adaptação dos roteiros e na qualidade das produções.

Confira aqui três opções de cursos de cinema no Canadá, reconhecidos mundialmente pela excelência de ensino.

1. Bachelor of Fine Arts – Film Production, da University of British Columbia

O Bachelor of Fine Arts – Film Production é um dos programas mais conceituados, entre as opções que as universidades canandenses oferecem. O curso tem duração de 4 anos, com foco nas atividades práticas. O processo de ensino é dinâmico e integrado com a realidade do mercado cinematográfico do país.

Assim, o programa recebe estudantes de vários países, atraídos pela tradição da Universidade da Colúmbia Britânica.

2. Film Production, da Vancouver Film School

O programa Film Production tem duração de 12 meses e prepara os alunos para o mercado de trabalho na área de produção de filmes de forma bastante completa. O conteúdo abrange seis categorias: criação de roteiro, técnicas de filmagem, inovação e efeitos digitais, especialização, produção e, por fim, a gravação de um filme com direção e produção do aluno, como conclusão do curso.

3. Production Télévisuelle et Cinématographique, do Institut Grasset

O Institut Grasset é um dos institutos de artes mais famosos de Montreal. O curso Production Télévisuelle et Cinématographique tem duração de 12 meses e é uma excelente opção para quem pretende trabalhar com cinema ou TV no Canadá. Um dos requisitos de inscrição é a comprovação da fluência em francês.

Como conseguir emprego na área audiovisual no Canadá?

O brasileiro é valorizado no exterior na área de entretenimento, por ter um perfil criativo e tradição de mão de obra de qualidade. Então, se você se interessou em conseguir um emprego na área audiovisual no Canadá, saiba que tem chances de ser bem sucedido. Siga nossas dicas para conseguir realizar esse projeto.

Estabelecer-se nos grandes centros urbanos

A grande maioria das vagas na área de cinema e televisão está direcionada nos grandes centros urbanos. Isso significa que para ter mais chances nessa área, convém estabelecer-se em cidades como Vancouver, Toronto e Montreal.

Fazer cursos na área audiovisual

Fazer cursos na área audiovisual traz muitas vantagens, como conhecer especificamente a produção canadense e fazer contatos com pessoas que estão ou pretendem ingressar em projetos audiovisuais no país. Além dos cursos mais extensos que citamos no tópico acima, não deixe de fazer o Motion Picture Industry Orientation Course, um curso de dois dias que vai trazer conhecimento a respeito das leis, regulamentos e procedimentos específicos do cinema canadense.

Realizar um intercâmbio

O intercâmbio é uma boa maneira de ingressar nessa área no país, pois a melhor porta de entrada para o Canadá são os estudos. É possível entrar no Canadá como intercambista e fazer cursos nas universidades e colleges canadenses. Essa opção oferece vantagens, como a de ter a assessoria de uma agência de intercâmbio.

Com 10 anos no mercado, a WEST 1 presta o serviço de assessoramento ao intercambista, desde o planejamento do intercâmbio até a realização e ainda oferece suporte no destino. Assim, traz significativas contribuições à sua experiência. Aproveite!

Agora que você já conferiu as vantagens de buscar uma carreira em audiovisual no Canadá, entre em contato conosco e confira de que maneira podemos ajudá-lo a encontrar o melhor intercâmbio.

 

Receba conteúdo em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This