Saiba mais sobre o hóquei no gelo

Hóquei no Gelo
3 minutos para ler
Intercâmbio para o Canadá: Guia prático sobre como se preparar para essa viagemPowered by Rock Convert

Para quem ainda não conhece o hóquei no gelo, trata-se do esporte olímpico mais popular do Canadá. Aliado à velocidade e força física, os jogos são bem dinâmicos e atraem pessoas do mundo inteiro.

Atualmente, é um esporte de inverno, mas já foi disputado nas Olimpíadas de Verão e o Canadá se enquadra como maior campeão, com medalhas conquistadas nas Olimpíadas de Inverno. Assim, a história e contexto desse jogo são compostos por características próprias do esporte.

Para informar você melhor sobre o assunto, preparamos este post e reunimos as principais curiosidades que constituem esse esporte tão famoso no Canadá. Confira!

Equipamentos usados

No hóquei, existem alguns equipamentos básicos utilizados. Veja quais são:

  • stick: taco utilizado na partida;
  • glove: luvas utilizadas pelos jogadores;
  • jersey: camisa personalizada e usada pelos jogadores;
  • helmet: capacete usado pelos jogadores;
  • hockey states: patins usados pelos jogadores;
  • puck: disco em que se inicia a partida.

Regras da competição

A partida é iniciada com duas equipes de seis jogadores que tentam marcar o maior número possível de gols, realizados pelo puck. A equipe é composta por três jogadores atacantes, dois na defesa e dois goleiros.

Dividida em três tempos de vinte minutos, a partida conta com dois intervalos de quinze minutos.

Condições exigidas da pista

A pista do hóquei no gelo é retangular e com cantos arredondados, com 61 metros de comprimento e 30 de largura.

É fundamental que a pista esteja sobre as regras da competição, para que a partida possa acontecer conforme orientações da jogada.

Penalidades aplicadas

Assim como em qualquer outro esporte, o hóquei no gelo também é constituído por penalidades aplicadas às quebras de regras. Entre elas, podemos elencar as principais:

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

Faltas

As faltas acontecem em diversas situações e estão relacionadas a comportamentos inadequados que comprometem as regras do jogo, como uso indevido de bastão, simular queda, atingir o adversário etc.

A mais comum de acontecer é o board checking, que acontece quando um jogador imprensa o outro na parede do rink com violência. A penalidade para essa quebra de regra é a suspensão de 2, 5 a 10 minutos do jogo.

Cross checking

Acontece quando a passagem é barrada com o uso do bastão.

Icing

Ocorre quando um jogador lança o puck pela linha adversária, sem que haja contato com algum jogador do outro time.

Impedimento

O impedimento acontece quando o puck passa por duas linhas, antes de chegar no seu stick. A punição é um face-off, que falaremos logo seguir.

Face-off

Toda vez que uma partida é interrompida, acontece um face-off, e pode ser cobrado nove pontos de penalidade.

Assim, é preciso cumprir todas as regras da partida, das básicas às mais complexas, para que o jogo possa acontecer corretamente.

Como é possível observar, o hóquei no gelo é um esporte muito difundido no Canadá e representa uma tradição do país. Seu contexto histórico mostra um grande crescimento da modalidade esportiva, com grandes conquistas à população canadense.

E aí, gostou do post? Então, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais para que eles também possam conhecer um pouco da cultura do Canadá!

    Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

    Você também pode gostar

    Deixe um comentário