Vai fazer intercâmbio? Confira as regras de etiquetas para o exterior
Guia de Planejamento IntercâmbioPowered by Rock Convert

Se você pretende ir para fora do país é essencial que conheça regras de etiquetas para o exterior e evite passar por constrangimentos. Isso porque cada lugar apresenta hábitos que podem ser diferentes dos seus e até um pouco estranhos.

As primeiras regras devem ser iniciadas logo no avião, para manter a harmonia e o bom senso durante toda viagem. Conhecer um pouco de cada país também é interessante, pois além de promover muita riqueza de conhecimentos, é um sinal que demonstra respeito pelas pessoas que vão acolher você durante o período que estiver por lá.

Para abordar melhor esse assunto, reunimos neste post as principais regras de etiqueta para serem usadas no exterior. Confira!

Como proceder no voo?

As primeiras regras de etiqueta devem ser seguidas logo que iniciar o voo. Assim, é preciso estar atento para alguns detalhes que fazem toda diferença no momento em que estiver viajando. Veja!

Briga de espaço pelo apoio do braço

É necessário estar consciente durante um voo que o apoio de braço pode ser um grande problema e, caso não aconteça um consenso entre os passageiros, causará até uma disputa inconveniente durante o percurso.

Assim, o ideal é que todos estejam confortáveis e bem acomodados. Dessa forma, uma boa alternativa para evitar desconfortos é conversar com o vizinho ou comissário de bordo, para que tudo possa ser resolvido e dividido de maneira justa.

Respeito com a tripulação

O respeito durante um voo é necessário para todos que estão na viagem, inclusive a tripulação. Eles estão ali para ajudar você a seguir todas as recomendações, de modo que tudo possa acontecer de maneira segura.

Assim, é essencial que as regras sejam respeitadas durante o percurso. Então, nada de celular, uso de banheiros e retirada de cintos nos momentos em que isso não estiver liberado.

Higiene

As boas maneiras devem sempre ser seguidas, inclusive nos voos. É muito ruim ter que aturar a falta de higiene durante uma viagem. Esteja consciente que os maus hábitos nesse sentido são bastante constrangedores.

Volume de música ou conversa alta

Cada pessoa tem um jeito próprio de seguir viagem. No entanto, é preciso usar o bom senso e não abusar das conversas paralelas e sons altos. Ouça música, mas adote um fone, pois se trata de algo muito pessoal, e converse com educação, sem atrapalhar quem está próximo.

Respeito ao sono dos demais

Se os seus vizinhos de voo preferem descansar e dormir durante a viagem, é preciso respeitar e não interferir nisso. Cada passageiro tem seu comportamento particular durante uma viagem, dessa forma, é preciso a colaboração para que todos possam seguir bem.

Quais regras de etiqueta para o exterior?

Além das regras de etiqueta gerais, existem aquelas que são específicas de cada país e precisam ser consideradas. A seguir, elencamos algumas delas!

Austrália

Beber no mesmo copo

Na Austrália esse é um costume muito criticado e, por isso, cada um deve ter o seu copo. Normalmente, eles acham esse ato inviável e até bem nojento.

Sempre perguntar o que levar nas reuniões com amigos

Um bom costume é sempre perguntar o que levar na reunião com os amigos, pois isso mostra interesse em partilhar e valorização do momento. Além disso, é muito educado contribuir, especialmente em almoços, jantares e demais eventos.

Nova Zelândia

Cumprimentar com nariz e testa

Conhecido como cumprimento hongi, as pessoas na Nova Zelândia encostam nariz e testa para se saudarem. Assim, acreditam que estão demonstrando que conhecem a alma um do outro.

Palitar os dentes após as refeições

Um hábito muito comum é palitar os dentes após as refeições. Geralmente, passa-se  o de pessoa para pessoa, depois das refeições.

Irlanda

Tomar chá excessivamente

Os irlandeses costumam tomar muito chá. Normalmente o hábito ultrapassa até os brasileiros com café. O diferencial é que eles ingerem a bebida com leite, característica bem peculiar e que não se encontra em qualquer lugar.

Evitar cumprimentar com beijos e abraços

Normalmente os contatos físicos são com aquelas pessoas mais próximas e que você já tenha mais intimidade. Esteja atento para não conversar tocando, pois você pode estar sendo inconveniente.

Falar bye, bye, bye ao telefone

Ao se despedir de alguém falando simplesmente bye a alguém, você pode ser considerado rude ou mal-educado. O ideal é repetir várias vezes a expressão ou mesmo pronunciar de maneira demorada.

Canadá

Tirar os sapatos ao entrar em casa

Um hábito muito comum é tirar os sapatos em todos os lugares que for. A ideia é deixar toda sujeira da rua no lugar reservado para isso. Assim, as pessoas ficam de meia mesmo e aproveitam tudo. Lembre-se sempre de usar meias novas.

Ficar à direita na escada rolante

Se você não está com pressa durante uma subida ou descida na escada rolante, mantenha-se à direita. Já o lado esquerdo fica livre para quem deseja subir com mais rapidez.

Evitar fazer o sinal para o ônibus parar

Os ônibus normalmente seguem todas as paradas, sem ter a necessidade do passageiro solicitá-la. Quando usar o transporte público, sempre espere as pessoas saírem para que você possa entrar. Tudo isso acontece de maneira muito natural no país.

Aguardar para ser levado à sua mesa no restaurante

Quando chegar ao restaurante sempre aguarde os host ou hostess para que seja levado à sua mesa. Diferente de outros países, eles que encaixam você na melhor mesa. Assim, é importante aguardar.

Evitar contatos físicos

Se você não tem intimidade com a pessoa que está conversando, evite contato físico. Normalmente, eles acontecem quando você é próximo de alguém. Sem ser assim, pode parecer estranho.

Levar sua própria sacola ao supermercado

As sacolas devem se levadas de casa ou compradas no supermercado. No Brasil, alguns locais também já adotam essa prática. Então, lembre-se sempre de levar a sua, caso não queira pagar por elas.

Como é possível observar, seguir regras de etiquetas para o exterior é essencial para ter uma viagem tranquila e sem cometer gafes. Afinal, você estará em contato com outros hábitos e culturas diferentes. Preocupar-se com isso é fundamental para favorecer a experiência, ter bom convívio e ainda partilhar de excelentes aprendizados.

E aí, gostou do post? Então, curta nossa página no Facebook para ter acesso a mais conteúdos incríveis!

 

Receba conteúdo em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This