Como passar pela imigração no Canadá?

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Passar pela imigração no Canadá é sempre uma preocupação para quem decide embarcar para lá, seja para trabalho ou estudos. Entretanto, jamais se deve pensar em negligenciar as normas que regem o processo, pois qualquer irregularidade pode resultar em uma deportação e muita frustração.

É normal, entretanto, que muitas dúvidas apareçam, afinal, embarcar para outro país pode trazer à tona alguns desafios e incertezas. A boa notícia é que basta se informar corretamente a respeito e a sua viagem terá tudo para ser um sucesso, sem maiores transtornos.

Se você deseja entender melhor como funciona o processo de passagem pela imigração no Canadá, acompanhe abaixo as principais informações sobre o tema!

Quais são os documentos necessários?

Ao imigrar para o Canadá — ainda que temporariamente — alguns documentos serão necessários. Veja:

  • passaporte com data de validade não expirada;
  • visto;
  • carta de permissão de estudos, emitida pelo consulado;
  • carta de aceitação da escola na qual vai estudar;
  • comprovante do seguro-saúde;
  • comprovante de endereço onde ficará enquanto estiver no país (carta convite da casa de parente ou amigo ou reservas, caso fique em hotel);
  • passagens de ida e volta (caso a duração do seu curso seja superior a 12 meses, não é necessário apresentar a passagem de volta);
  • comprovante de contratação do transfer de chegada (caso tenha contratado).

O ideal é providenciar com antecedência todos esses documentos e mantê-los em uma pasta. Dessa forma, você não perde tempo e não corre o risco de não encontrá-los no momento em que mais precisar: o da entrada no país.

A que perguntas será necessário responder?

Infelizmente, não existe um roteiro pré-estabelecido de perguntas que são feitas a todos os brasileiros que chegam ao Canadá. Entretanto, existem alguns aspectos que costumam ser questionados na maior parte dos casos. Entre os principais estão:

  • o que você vai fazer no Canadá?
  • Por quanto tempo vai permanecer no país?
  • Você já esteve no Canadá anteriormente?
  • Você tem seguro viagem?
  • Em qual escola você vai estudar?
  • Em que lugar você vai ficar hospedado?

Lembre-se de que esses questionamentos serão feitos em inglês e, por isso, é importante estar preparado para entendê-los e respondê-los com sinceridade e responsabilidade.

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

Que cuidados é importante tomar?

Se você não fala nada em inglês, é importante se precaver: leve uma carta escrita em inglês, explicando que você não domina o idioma, junto com os documentos. Se possível, você pode até acrescentar a resposta para essas perguntas básicas.

Entretanto, para não ter problemas nesse sentido, contratar uma agência de intercâmbios é a melhor saída. Os consultores especializados podem fornecer toda a informação necessária para você passar na imigração.

Que tipo de atitude deve ser evitada?

Entendemos que um clima de tensão pode envolver o momento de entrada em um país estrangeiro. No entanto, você não deve se deixar dominar por esse sentimento, já que se todos os seus documentos estão em dia, não há motivos para temer. Daí a importância de providenciá-los com antecedência.

Além disso, ser sincero nas respostas é fundamental. Também fique atento a itens proibidos — alimentos e algumas substâncias, por exemplo. Tentar entrar no país portando algum produto vetado trará problemas na hora de passar pela imigração.

Como se pode ver, passar pela imigração no Canadá é perfeitamente possível. Basta ficar atento às normas que regem o processo e se adequar a elas.

E aí, gostou do post? Então, aproveite para complementar a leitura deixe e saber também a importância de contratar uma agência de intercâmbios que tenha sede no país de destino!

 

Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

Você também pode gostar

Deixe um comentário