4 vantagens de fazer cursos vocacionais no exterior
Guia de Planejamento IntercâmbioPowered by Rock Convert

Fazer um curso vocacional é muito importante para quem quer ter sucesso na carreira de maneira desvinculada de uma universidade. Porém, melhor ainda é fazer cursos vocacionais no exterior, já que existe a possibilidade de adquirir novas experiências, sendo elas em uma língua diferente e tendo contato com culturas distintas.

Para tomar essa decisão, é preciso conhecer bem as opções e analisar as vantagens de embarcar para outro país com o objetivo de fazer um desses cursos. Sendo assim, não deixe de acompanhar este post para conferir 4 vantagens de fazer cursos vocacionais fora do Brasil.

O que são cursos vocacionais no exterior?

Cursos vocacionais são aqueles ofertados por instituições privadas de ensino. Para fazê-los, é preciso ter, pelo menos, 18 anos de idade e Ensino Médio completo. A áreas mais procuradas para isso são: Hotelaria, Negócios e Atendimento ao Cliente.

Na maioria das vezes, é permitido trabalhar apenas 20 horas por semana e complementar a carga horária com estudos. Quando o período de estudos chega ao fim, é possível trabalhar por 40 horas semanais. O tempo de prática em horas não deve ultrapassar o de estudos.

No Canadá, por exemplo, o curso vocacional precisa atender a características predeterminadas pela imigração do país. Algumas delas são: duração mínima de 24 semanas, ou seja, 6 meses, e regime full-time. Caso a duração seja maior, é preciso comprovar renda de, pelo menos, mil dólares por mês.

Ainda, é importante ficar atento: apesar da possibilidade de conciliar trabalho e estudos e de todo o suporte fornecido pela instituição de ensino, a busca pelo emprego fica a cargo do estudante.

Quais são as vantagens de fazê-los?

1. Aprendizado profissional

Com certeza, fazer cursos vocacionais no exterior é uma ótima oportunidade de ter aprendizado profissional. Por meio deles, é possível ter vivência desse ambiente, sabendo, por exemplo, lidar não só com responsabilidades, mas também com clientes e com colegas de trabalho.

Tudo isso sem contar o desenvolvimento de habilidades técnicas relativas àquela área, sendo possível aplicá-las na vida profissional como um todo. Assim, todo o conhecimento adquirido dentro e fora de sala de aula colaboram para o amadurecimento profissional e enriquecimento do currículo.

2. Aquisição de novas experiências

Além do aprendizado profissional, estudar fora do país de origem é, em si, uma oportunidade de adquirir novas experiências. Afinal, morar no exterior nos torna capazes de conviver com culturas distintas das nossas e habituar-nos a uma rotina atípica à qual estávamos acostumados.

Ainda, é possível conhecer outros lugares. Sendo assim, tem-se contato com paisagens com as quais nunca se imaginou antes, além de fauna e flora diversas.

3. Aperfeiçoamento do idioma

Morar em um país com outro idioma é a maneira mais efetiva de aprender outra língua. Assim tem-se a possibilidade de conviver diariamente com ela e aprender mais rapidamente.

Fazer cursos vocacionais no exterior, então, é um fator que traz ainda mais vantagens. Isso porque o contato no ambiente profissional permite o aprimoramento do vocabulário técnico e específico, tornando o profissional ainda mais capacitado para se desenvolver na área definida.

4. Networking e possibilidades

Uma boa maneira de ter ainda mais oportunidades no mercado de trabalho, seja em qual país for, é fazendo networking. Essa é uma prática que diz respeito aos contatos profissionais que somos capazes de gerar ao longo de nossa trajetória e que devem ser valorizados.

Por meio deles, além de conhecer novas perspectivas sobre a área, pode-se obter importantes indicações e colocações. Isso vale não apenas para o próprio país de intercâmbio, mas também para outros dos quais os colegas de trabalho possam ser provenientes.

São tantas vantagens de fazer cursos vocacionais no exterior que, depois da leitura deste post, a vontade de estudar fora só aumenta, não é mesmo? Então vá em frente. Pesquise bastante uma área que vá atender ao que você deseja e procure instituições que são conhecidas e confiáveis.

Não se esqueça também de conferir os documentos e trâmites necessários para que tudo seja feito conforme a lei do país escolhido.

Curtiu entender mais sobre cursos vocacionais no exterior? Quer ter acesso a outras informações sobre morar, estudar e trabalhar fora do país? Então assine agora mesmo nossa newsletter e fique por dentro das novidades do nosso blog.

 

Receba conteúdo em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This