Conheça 5 profissões em demanda na Austrália

Você que sonha em construir uma carreira no exterior sabe quais são as profissões em demanda na Austrália? O país tem sido o escolhido por muitos brasileiros que desejam encontrar novos caminhos profissionais e culturais, além de viver uma nova experiência. Para muitas dessas pessoas, tudo começa a partir de um intercâmbio.

Essa escolha se dá devido ao grande leque de oportunidades para estrangeiros aberto pelo mercado australiano. As carreiras de engenharia, psicoterapia e telecomunicações estão entre os setores que mais oferecem vagas no país. Entretanto, se você é profissional de outras áreas, não há motivos para desistir. Para você avaliar melhor suas possibilidades de carreira na Austrália, listamos abaixo as principais tendências de mercado para 2018.

1. Saúde

Trata-se de um dos setores que mais cresce na Austrália e há expectativas de que assim continue, pelo menos até 2022, o que representa um cenário bem otimista para quem deseja estudá-lo. Esse boom no mercado se deve a dois principais fatores: a criação do National Disability Insurance Scheme (Programa Nacional de Seguro para Deficientes) e o envelhecimento da população em termos gerais.

Dessa forma, o mercado abre espaço para cuidadores de idosos e de pessoas com deficiência, enfermeiros, assistentes sociais, entre outros. Além disso, há os centros de radiologia, que também admitem profissionais vindos de outras partes do mundo.

Entretanto, caso queira atuar em uma dessas profissões da área da saúde na Austrália, é importante confirmar se a instituição aceita o seu diploma. Existem casos nos quais pode ser necessário fazer um curso de equivalência, o que pode postergar a obtenção da vaga, além de exigir mais investimentos.

2. Construções

O gerente de projetos de construção é um profissional que parece estar “em falta” no mercado australiano. Prova disso são os excelentes salários para quem deseja atuar nesse setor. Os profissionais internacionais são bem acolhidos no mercado, que vê neles uma possibilidade de explorar novos modelos e conhecimentos, ajudando a ampliar ainda mais as estruturas do país.

Brasileiros, por sua vez, enxergam na chance de atuar nesse mercado na Austrália uma grande oportunidade de obter um “upgrade” na carreira, tanto no que se refere ao salário quanto à experiência. Se o profissional já tiver uma experiência no mercado brasileiro (ou em outra parte do mundo) fica mais fácil ainda de conseguir uma boa colocação na Austrália. Além disso, ainda há os cargos de técnicos e operários, que podem atuar como uma porta de entrada para o mercado internacional.

3. Educação

Professores estrangeiros também são bem-vindos no mercado australiano. Entre as principais vagas, estão as que remetem à educação infantil. Grande parte delas é oferecida a profissionais do sexo feminino e compreendem a jornada de apenas meio período. Entretanto, é importante lembrar que o ensino superior completo é requerido para essa área e que é necessário verificar a aceitação do seu diploma pelo mercado australiano.

Se, entretanto, você desanima só de pensar em ir para outro país para atuar como professor e sofrer todos os percalços que os docentes enfrentam no Brasil, entenda que na prática não é isso o que acontece. A desvalorização dos profissionais da educação que ocorre no mercado brasileiro não é uma realidade na Austrália. Por lá, os professores são bem-vistos, requisitados no mercado de trabalho e possuem salário digno, respeito e qualidade de vida.

Além da educação infantil, as áreas que mais abrem vagas acessíveis a estrangeiros são a educação de alunos com necessidades especiais e as escolas primária e secundária. Se essa é a profissão que você escolheu, por que não tentar a carreira em um mercado diferente do nosso? Além disso, caso queira retornar ao Brasil após algum tempo de atuação, você terá ganhado novas experiências.

4. Tecnologia da informação

O setor de informática é um dos que mais crescem em nosso país. Há alguns anos, pouco se ouvia falar nesses profissionais, que hoje em dia se tornaram essenciais para empresas de todos os portes. Qualquer instituição necessita de sistemas de automação e outras ferramentas que permitam otimizar o trabalho e auxiliar nas estratégias para crescimento. Na Austrália, não é diferente: muitos jovens formados na área estão encontrando nesse mercado uma nova oportunidade de carreira.

A boa notícia é que os salários oferecidos costumam ser altos e você ainda tem a oportunidade de ganhar experiência internacional. Embora haja espaço para esses profissionais no mercado brasileiro, buscar algo mais é sempre uma maneira de se destacar e enriquecer o seu currículo. Em um futuro próximo, você entenderá a diferença que faz ter atuado em um país como a Austrália.

5. Engenharia

Provavelmente, quando você decidiu estudar engenharia na universidade, seus pais e familiares abriram um largo sorriso. Isso porque a profissão é vista como uma das mais rentáveis da atualidade. O que dizer, então, de ter a oportunidade de atuar nela no mercado exterior? A boa notícia é que a Austrália oferece oportunidades de trabalho para engenheiros estrangeiros, especialmente nos setores elétrico, civil, mecânico e de produção.

Se os salários oferecidos para esses profissionais aqui no Brasil já merecem destaque, as perspectivas do mercado australiano podem ser consideradas ainda mais otimistas. Se considerarmos que o setor de construções está em alta na Austrália, quem é engenheiro civil pode aperfeiçoar-se com cursos complementares e obter um lugar de destaque. Além disso, o fato de estudar na Austrália representa um aprimoramento do seu currículo e a oportunidade de viver novas experiências, além de fazer networking.

Como podemos ver, as profissões em demanda na Austrália abrangem diversas áreas e apresentam uma abertura considerável a trabalhadores estrangeiros. Para brasileiros que são formados (ou pensam em se formar) em uma dessas áreas, essa pode ser a grande oportunidade de construir uma carreira sólida e diferenciada. Se além da formação houver a vontade de viver no exterior, as dimensões dessa possibilidade podem ser ainda maiores.

E você? Já pensou em estudar, trabalhar ou até mesmo morar na Austrália? Sonha em construir uma carreira internacional? Então, se este post foi útil para você, assine a nossa newsletter e tenha acesso a outros similares!

 

Receba conteúdo em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This