7 Vantagens de fazer um curso técnico na Austrália
O curso técnico na Austrália vem se tornando cada vez mais popular entre os estudantes. Isso porque um curso técnico abre muitas portas pro mercado de trabalho e pode ser um caminho para outros vistos e para universidades.
Nesse post, vamos te contar tudo sobre um curso técnico na Austrália, que também é conhecido como VET ou vocacional, para que você possa conhecer um pouco mais das vantagens dessa opção de estudo:
O curso técnico na Austrália e como funciona
Antes de mais nada, VET é a abreviação de Vocational Education and Training, que é um curso profissionalizante que equivale ao nível técnico no Brasil.
A duração varia de 3 meses a 2 anos, e é muito popular entre estudantes internacionais que desejam estudar mais na Austrália, após terminarem o curso de inglês.
O curso VET é pensado para estudantes que desejam iniciar uma profissão, por isso combina aulas práticas e teóricas, e em alguns casos um até um estágio (work placement).
Essa é uma ótima opção também para quem pensa na carreira, seja aumentando o campo de possibilidades ao se especializar em algum assunto.
Ele também é uma ótima escolha para mudar radicalmente de área de trabalho e estudar aquilo que sempre sonhou.
A variedade de áreas disponíveis do curso técnico é muito grande! As mais populares são:
- Negócios
- Gastronomia
- Carpintaria
- Marketing e comunicação
- Gestão de projetos
- Enfermagem
- Serviço social
- Educação infantil
- Tecnologia da informação
Existem inúmeras vantagens em fazer um curso técnico na Austrália. Algumas delas são:
1 – Aprender sobre mercado de trabalho australiano
Os professores e treinadores conhecem ou estão inseridos no mercado de trabalho australiano.
No decorrer do curso, você vai aprender sobre leis específicas, ética, forma de trabalho e como o mercado se comporta.
Isso é uma ótima oportunidade para aprender, conhecer pessoas, fazer contatos, e claro, se preparar para atuar na área.
2 – Treinar inglês aplicado a uma área específica.
Durante as aulas, ao fazer os trabalhos e apresentações, você vai estar exposto a um vocabulário específico da área escolhida, e desenvolver o idioma técnico daquele assunto.
Treinar o inglês aplicado a situações reais é realmente uma oportunidade excelente para colocar em prática o idioma.
3 – Iniciar uma nova profissão
Durante o intercâmbio na Austrália, o estudante internacional tem a possibilidade de trabalhar até 40h por quinzena, e com isso, acaba tendo oportunidade de atuar em diferentes áreas.
Fazendo isso é comum se apaixonar por outra profissão!
O curso VET então se torna a ferramenta ideal para qualificar e aumentar suas chances de ingressar no mercado de trabalho.
4 – Certificação de um curso fora do país
Um certificado de um curso técnico fora do Brasil vale muito no currículo. Imagine você mesmo, recrutando candidatos a uma vaga de trabalho, e um deles fez um curso de negócios na Austrália.
Nessa experiência fica subentendido que esse candidato não só aprendeu inglês, mas que também aplicou o inglês em situação formal, em determinada área, ampliou a sua gama de conhecimentos e foi testado nesse sentido.
Com certeza é um diferencial.
5 – Estudar em áreas complementares
É uma das cartas-na-manga mais inteligentes quando se está construindo uma carreira, pois é possível ganhar conhecimento específico complementar à formação.
Por exemplo, uma pessoa que estudou publicidade no Brasil, pode fazer um curso VET de fotografia, produção de som, empreendedorismo e inovação, gestão de projetos e até mesmo de moda.
Tudo depende em que área se deseja ampliar os conhecimentos e se especializar.
6 – Porta de entrada para universidade
O curso técnico na Austrália é uma porta de entrada para a universidade através de um programa de pathway entre a escola e a universidade.
Dependendo da duração do curso VET, você elimina, por exemplo, o primeiro ano do bacharelado na universidade que participa do programa.
Por isso é importante montar seu planejamento com seu consultor educacional, ele é a pessoa ideal para te orientar da melhor forma.
7 – Caminho para imigração e visto de trabalho
Alguns cursos técnicos na Austrália capacitam profissionais que o país está precisando com certa urgência.
Com isso, ao finalizar o curso específico, o estudante pode aplicar para outros vistos com permissão de trabalho e, depois de alguns anos, se a profissão continuar na lista e o estudante preencher os requerimentos, pode ser que consiga um caminho para residência permanente.
Para saber mais sobre cursos que tem hoje essa possibilidade, fale com um consultor educacional.
Requerimentos para ingressar no curso vocacional
Cada curso e escola possuem diferentes requerimentos, mas no geral para ingressar em um curso técnico na Austrália você precisa ter:
- Ensino médio completo
- Inglês no nível Upper Intermediate
- Ter 18 anos
Quanto custa um curso técnico na Austrália
Os cursos vocacionais podem custar de AUD$4 a AUD$20 mil dólares australianos por ano, tudo depende da duração, área e tipo de instituição.
Cursos nas áreas de negócios tendem a custar por volta dos AUD$4 mil dólares australianos por ano, nas instituições privadas de ensino.
Já cursos como Enfermagem e Gastronomia, custam em média AUD$16 mil dólares australianos por ano.
Se quiser saber um pouco mais sobre o curso técnico na Austrália e quais os outros tipos de curso mais atraem os estudantes brasileiros não deixe de conferir o vídeo incrível que a WEST 1 TV produziu sobre o assunto:
Esperamos que você tenha gostado desse post! Não deixe de comentar abaixo e compartilhar com os seus amigos.
Se quiser receber mais notícias como essa diretamente no seu e-mail é só se inscrever na nossa newsletter abaixo.
Artigos Relacionados
0 Comentários