Entenda como e por que você deveria investir em um curso profissionalizante no exterior
Guia de Planejamento IntercâmbioPowered by Rock Convert

Investir em cursos profissionalizantes é essencial para manter o seu currículo atraente e aumentar as oportunidades no mercado de trabalho. Realizar tais cursos durante um intercâmbio é uma maneira de elevar a experiência, aprofundando conhecimentos ao entrar em contato com outras culturas.

Essa tem sido a aposta de muitos brasileiros, que encontram em países como a Austrália,  o Canadá e a Nova Zelândia os ambientes para aprofundamento profissional e uma nova experiência de vida. Para garantir a tranquilidade e o máximo proveito dessa jornada, contar com uma agência de intercâmbio especializada é um verdadeiro diferencial.

A WEST 1 está no mercado há 11 anos, auxiliando estudantes na obtenção da melhor experiência possível, de acordo com o perfil, objetivo e orçamento de cada um. A empresa tem parceria com mais de 200 instituições escolares.

Se você está cogitando investir em um intercâmbio para aumentar sua capacitação, continue a leitura. Neste post vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre os cursos profissionalizantes, além das vantagens e dos motivos para realizar sua matrícula. Confira!

Principais áreas

Os cursos profissionalizantes de maior destaque, geralmente estão focados em áreas de hospitalidade e alguns exemplos são:

  • gastronomia;
  • hotelaria;
  • gerenciamento de projetos;
  • marketing e comunicação;
  • esporte e fitness;
  • negócios;
  • liderança e gerenciamento.

As instituições parceiras estão, atualmente, na Austrália e na Nova Zelândia, mas também estão previstas parcerias com escolas do Canadá. Ao procurar a agência, você será direcionado para uma instituição compatível com o seu perfil, objetivo e orçamento.

Os cursos, geralmente, têm carga horária de 20 horas semanais, podendo ser divididas entre aulas presenciais e online. As interações pessoais acontecem entre duas ou três vezes na semana, em horários variados.

Há também variação entre o período de duração, entre três meses a um ano. Esse tempo depende da escola e do tipo de curso escolhido. Ainda existe a possibilidade de combinar cursos diferentes em um mesmo pacote, aumentando, assim, o tempo total de duração no intercâmbio.

O diferencial do intercâmbio

Além da vivência internacional, o intercâmbio auxilia a evoluir na carreira, agregando conhecimento e experiências ao currículo. Uma das oportunidades oferecidas pelas escolas parceiras da WEST 1 está na parceria com empresas locais, dando possibilidade de trabalhar em outro país e iniciar uma carreira internacional.

Ademais, essas instituições reúnem alunos de diferentes localidades, sendo um ambiente propício para criar uma rede de contatos internacional e adquirir uma visão global da profissão. Vale destacar também que a vivência em outro país agregará valores pessoais, como o autoconhecimento, a independência e o aprofundamento no domínio de uma língua estrangeira.

As etapas para realizar a matrícula

Independentemente do curso profissionalizante escolhido, será preciso comprovar um nível de conhecimento em inglês, que varia entre intermediário ou avançado, conforme a regra estipulada pela instituição de ensino.

Após essa comprovação, é necessário enviar para a escola a matrícula e a cópia do passaporte e dos certificados de graduações anteriores. Para a maioria dos cursos profissionalizantes, deve-se ter o 2º grau completo.

Após a análise da escola, uma carta de oferta será enviada. Nela estarão todos os detalhes do curso e os valores a serem pagos de início. Depois que o pagamento for efetuado, a matrícula é confirmada e você poderá dar entrada no visto.

8 motivos para fazer um curso profissionalizante no exterior

Se você ainda está em dúvida sobre investir em um intercâmbio com cursos profissionalizantes, confira abaixo 8 razões para se lançar nessa oportunidade!

1. Aprimoramento profissional

Um profissional qualificado precisa sempre estar em busca de conhecimento. Investir na sua carreira significa estar preparado para as oportunidades do mercado de trabalho.

Por isso, investir em um curso profissionalizante possibilita conhecer o que há de novo em sua profissão, como novas técnicas, abordagens, pesquisas etc.

2. Contato com outras culturas

Conviver com outras maneiras de pensar ajuda a enxergar o seu redor por outra perspectiva. Ao entrar em contato com outras culturas, você poderá perceber como alguns valores enraizados em nossa sociedade são vistos de modo diferente em outros países.

É possível perceber pequenas diferenças, como a forma de cumprimentar ou, até mesmo, a maneira como são encarados o mercado de trabalho e os estudos.

3. Melhora na comunicação e liderança

Em muitos casos, quando trata-se de falar outro idioma, a insegurança pode ser uma grande armadilha. Ao viver em um país diferente, você se verá obrigado a praticar a língua a fim de garantir a comunicação. Dessa forma, é possível melhorar a sua abordagem.

Além disso, estar em outro país é uma maneira de praticar a sua liderança. Trabalhos em grupos e rodas de conversas são ambientes e momentos adequados para desenvolver essa característica em você.

4. Qualificação do currículo

Adicionar uma experiência estrangeira em seu currículo agrega bastante valor. Assim, você poderá destacar-se nos processos seletivos de grandes empresas.

Realizar um curso profissionalizante em outro país — com a possibilidade de atuar no mercado de trabalho — certamente é uma qualificação importante para o currículo.

5. Ganhar independência

Morar em outro continente traz a oportunidade de tornar-se responsável por suas atitudes e deveres. Ao sair do ambiente familiar, muitas pessoas experimentam essa independência. Imagina sair do país?

Naturalmente, você terá que tomar decisões para o seu futuro e se encarregar de afazeres antes delegadas aos seus familiares.

6. Autoconhecimento

Ao ganhar autonomia, você poderá encontrar o seu autoconhecimento. A experiência internacional proporciona a mudança de perspectivas e uma reflexão sobre os seus valores, desejos e interesses.

Estar distante de familiares e amigos é uma oportunidade para “ouvir” a própria voz e descobrir como você lida com as adversidades e situações inusitadas.

7. Experiência de vida

O intercâmbio proporciona convívio com pessoas que dificilmente você encontraria se ficasse dentro de casa. Esse contato e troca de experiências é uma oportunidade única na vida, capaz de proporcionar novas expectativas e maneiras de encarar a vida.

8. Descoberta de uma nova profissão

Além disso, ao investir em um curso profissionalizante diferente da sua área de formação original você poderá experimentar e desenvolver outras de suas habilidades.

Dessa forma, você poderá encontrar uma profissão diferente e voltar para o Brasil com interesse de investir nessa nova área.

Investir em cursos profissionalizantes fora do Brasil é ir além da preocupação com o mercado, dando uma oportunidade de crescer e desenvolver-se pessoalmente. Contar com uma agência de intercâmbio qualificada é fundamental para amenizar as dúvidas e dar suporte em todo esse processo.

Gostou das dicas de hoje? Então confere abaixo o video da WEST 1 TV com o especialista Walter Scott da WEST 1 Melbourne sobre os cursos técnicos na Austrália:

 

Se você busca dar um passo adiante na sua vida, aproveite para entrar em contato agora mesmo com a WEST 1 e escolher o seu curso!

 

Receba conteúdo em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This