Entenda como funciona o sistema de saúde no Canadá para intercambistas

5 minutos para ler
Powered by Rock Convert

O intercâmbio é mesmo uma experiência enriquecedora! Antes de viajar, porém, é preciso tomar algumas providências para que imprevistos não afetem a qualidade dessa experiência. Uma delas é fazer um seguro-saúde.

Isso é especialmente importante caso o intercâmbio seja para o Canadá, país que apresenta algumas particularidades. Quer entender isso melhor? Continue lendo e confira tudo o que precisa sobre a saúde no Canadá!

Os princípios de equidade e universalidade

Em primeiro lugar, é importante entender que os cidadãos canadenses recebem todos os serviços médicos necessários (universalidade) e todos têm atendimento igualitário (equidade). Isso, na prática, quer dizer que não importam as suas condições financeiras: você será atendido da mesma forma, nos mesmos hospitais.

Diferentes sistemas de saúde em cada província

Apesar desses princípios gerais, o Canadá conta com 13 sistemas de saúde, pois cada uma das suas províncias tem suas próprias regras, com qualidades e problemas particulares. Até por isso, cada um deles recebe um nome diferente!

Por esse motivo, antes de decidir em qual província se estabelecer, muitos estrangeiros levam em consideração a cobertura oferecida pelo plano de saúde nessa região. É possível mudar de cobertura de saúde ao mudar de província, porém, isso demora três meses para ser efetuado. Durante esse tempo, a sua antiga província continua responsável pelos seus gastos com saúde.

Benefícios para grupos específicos

Via de regra, benefícios suplementares (como medicamentos ou atendimento odontológico) não são atendidos pelos sistemas. Mas as províncias os oferecem para alguns grupos, como idosos, crianças e residentes de baixa renda.

Nesses casos, além de medicamentos e cuidados dentários são oferecidos serviços de cuidados com a visão, fisioterapeutas e outros especialistas, e equipamentos ou aparelhos médicos, como próteses e cadeiras de rodas.

Quem não faz parte desses grupos precisa pagar pelos serviços diretamente ou com planos de saúde privados, contratados por conta própria ou por meio de seus empregadores.

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

Os hospitais

No Canadá não existem, como no Brasil, hospitais públicos e particulares: todos são públicos. Em caso de emergência, o mais indicado é se dirigir para o pronto-socorro de um deles, onde você será atendido com o cartão do seu sistema de saúde. Se não for uma emergência, convém procurar uma clínica.

O médico de família

O médico de família se dedica à atenção integral ou básica de saúde no Canadá. Ele conhece o histórico do paciente, pede exames, faz o primeiro diagnóstico e encaminha para especialistas. Assim, ele filtra a maioria dos atendimentos antes de o paciente ser encaminhado ao especialista, evitando a procura desnecessária de médicos.

O sistema de saúde para intercambistas

Afinal, intercambistas têm direito ao sistema de saúde? A resposta é: depende da província. Em algumas delas, pessoas com visto de estudante, turistas e visitantes não têm direito ao plano de saúde; enquanto em outras os estudantes podem receber esse benefício — ainda que haja um período de carência.

Além disso, em certas províncias já é possível fazer cadastro no sistema público assim que você chegar ao país, mas esse processo pode demorar 90 dias para ter validade. Em outras, você só pode entrar com o pedido depois de 6 meses. Por conta dessas variáveis, se você vai fazer um intercâmbio para o Canadá é fundamental conferir antes quais são as regras da província na qual você pretende se estabelecer.

O seguro-saúde

Basicamente, esse serviço cobre as suas despesas de saúde no Canadá enquanto você não tem o cartão do sistema público. Ele não é obrigatório para entrar no país, mas é altamente recomendado, pois os serviços médicos particulares no Canadá são bastante caros.

Além disso, muitas escolas têm o seguro-saúde como exigência para realizar a matrícula. Então, vale lembrar: intercambistas devem contratar o seguro-saúde privado, ainda no Brasil.

Conforme você pôde conferir, o sistema de saúde no Canadá tem muitas particularidades com relação ao Brasil. Pensando nisso, uma boa agência de intercâmbio dará a você todo o direcionamento necessário, inclusive para contratar o seu seguro-saúde. Então, se o intercâmbio está nos seus planos, não hesite em procurar esse auxílio especializado!

Gostou do nosso artigo? Aproveite agora para assinar a nossa newsletter e receba sempre os melhores conteúdos sobre intercâmbio!

 

Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

Você também pode gostar

Deixe um comentário