Conheça os Maoris e as singularidades desses nativos da Nova Zelândia

Maoris
3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Você já ouviu falar nos Maoris? Eles são povos nativos que vivem na Nova Zelândia há cerca de 1000 anos. Conhecidos devido à sua rica cultura, eles fazem parte de 14% da população neozelandesa.

Os Maoris, cujo nome significa “população local” ou “povo original”, são indígenas polinésios que falam o idioma nativo Maoritanga. Historiadores dizem que eles vieram de uma terra chamada Hawaiki, que teria existido próximo ao Havaí.

Mas, desde que chegaram à Nova Zelândia, tornarem-se parte da história do local. Por isso, turistas do mundo inteiro voam até a ilha para conhecer esse povo que desperta tanto interesse. Quer saber mais sobre eles? Então, continue a leitura!

Valores básicos dos Maoris

A cultura Maori é envolta de singularidades. No que diz respeito à espiritualidade, os nativos consideram toda a natureza como um lugar sagrado, vivo e que representa diferentes deuses. Quando algo tem um espírito, como um objeto, eles chamam de mana que, se for tocado por alguém desautorizado, trará desgraça para a aldeia.

O povo local tem um mantra de guerra chamado Haka, uma dança que serve para encarar os inimigos. Durante essa dança, eles fazem gestos como colocar a língua para fora e mostrar os músculos.

Os Maoris também têm um local sagrado para realizar cerimônias e reuniões, conhecido como marae. Nesse lugar, só pode entrar quem tem permissão e é necessário deixar os sapatos do lado de fora.

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

Em relação à gastronomia, os nativos têm um método especial de preparo da comida, chamado Hangi, em que é aberto um buraco no chão que depois é coberto com terra. Além disso, contam com ingredientes trazidos por eles, como a kumara, que é um tipo de batata doce.

Quanto à arte, os Maoris são especialistas em esculturas de madeira. As obras são feitas com desenhos geométricos que levam significados espirituais. Além disso, eles usam a música constantemente, sendo baseadas em histórias e lendas.

Experiências com os Maoris

Se você viajar para a Nova Zelândia, saiba que é possível ter contato com o povo originário e os seus aspectos culturais. Intercambistas e turistas podem conhecer o Tamaki Maori Village, por exemplo. No local, os visitantes veem performances dos artistas, auxiliam no preparo do Hangi e passam o dia com os Maoris.

Em outros lugares, você pode fazer passeios de 3 a 5 dias completamente imerso na cultura Maori. Participa da canoagem, colhe os ingredientes para o preparo do Hangi, ouve as histórias do passado e ainda pode visitar o vulcão Taupo, que existe há mais de 27 mil anos.

Há, ainda, outras atividades, como caminhadas, observação dos pássaros, pesca de enguias e caças, proporcionando uma experiência totalmente diferente aos visitantes que buscam novos conhecimentos por meio da troca cultural.

Ao conhecer de perto a vida dos Maoris, dificilmente você voltará para casa sem uma sensação de plenitude e paz. Por isso, para quem tem a oportunidade, essa é uma vivência imperdível.

Então, já está pensando na próxima viagem? Se quiser ter mais conteúdos sobre intercâmbios e vida no exterior, assine a nossa newsletter e receba as atualizações das nossas publicações no seu e-mail!

    Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

    Você também pode gostar

    Deixe um comentário