Blog da WEST 1
  • Home
  • Intercâmbio
  • Austrália
  • Canadá
  • Irlanda
  • Nova Zelândia
  • Solicitar orçamento
  1. Início
  2. Nova Zelândia
  3. Partiu, Nova Zelândia: conheça as burocracias e documentações necessárias para a viagem
Nova Zelândia

Partiu, Nova Zelândia: conheça as burocracias e documentações necessárias para a viagem

setembro 20, 2017 0 Comentários Leitura: 6 min
Partiu, Nova Zelândia: conheça as burocracias e documentações necessárias para a viagem
Rate this post

Ter uma experiência de vida fora do Brasil é um sonho de muitos recém-formados, e diversos fatores motivam essa vontade nos jovens que acabaram de sair da faculdade e estão ávidos para dar o pontapé inicial nas carreiras que escolheram seguir.

O cenário socioeconômico do país não é favorável para os jovens — nem para toda a população de modo geral. As questões políticas, então, nem se fala. Estão cada vez mais caóticas e complicadas, e provocam fortes impactos em todos os setores do mercado de trabalho.

Diante dessa situação, a solução está fora do território brasileiro. E um intercâmbio pode ser o caminho para quem quer conhecer novas culturas, aprender ou aprimorar um idioma estrangeiro e, ainda, ter uma experiência profissional que agregue valor à carreira que será seguida.

Entretanto, devido às questões diplomáticas e algumas leis em outros países, é preciso saber escolher o destino do intercâmbio. Caso contrário, não é possível trabalhar e realizar diferentes atividades profissionais no lugar escolhido.

Alguns países como Austrália, Irlanda e Nova Zelândia têm leis mais flexíveis e permitem a entrada de estrangeiros não somente para estudar, mas também a fim de exercer funções e cargos profissionais. Para isso, basta ficar atento à documentação necessária e exigida para que a estadia e o trabalho escolhido esteja de acordo com as leis do país.

Neste texto, vamos falar sobre as documentações e processos exigidos para garantir um visto para Nova Zelândia. E aí? Vamos nessa?

Tempo de permanência na Nova Zelândia

A primeira questão a ser levada em conta pelo viajante deve ser o tempo de permanência. Existem dois tipos de visto para o passaporte brasileiro: para quem vai estudar até doze semanas e para quem vai estudar mais de doze semanas no país.

Até 12 semanas

De acordo com o acordo diplomático entre Brasil e Nova Zelândia, o estudante está isento de visto e é considerado turista. Contudo, há algumas regras que precisam ser cumpridas para não ter a entrada barrada no país, que são:

  • passagem de ida e volta;
  • reserva de acomodação no país;
  • disponibilidade financeira de NZ$ 1500,00 a NZ$ 2000,00 (dólares neozelandeses);
  • seguro-viagem (não é obrigatório, mas é recomendado);
  • carta da escola.

Tudo isso para garantir que o estudante vai chegar ao país, vai estudar e retornará ao Brasil sem problemas. Outro ponto cobrado pela imigração é a assinatura de um termo de compromisso garantindo que ele não vai pedir a prorrogação do visto após o período de 12 semanas, solicitado previamente.

Isso acontece devido à facilidade de viajar à Nova Zelândia sem a exigência do visto por esse período, ajudando a garantir que os estudantes não vão tirar proveito dessa simplicidade em estender o tempo de permanência e pedir outros tipos de vistos.

Acima de 12 semanas

O viajante já é considerado estudante e precisa obter o visto. Para ser aluno na Nova Zelândia, o processo não é tão burocrático, porém, é preciso preencher alguns requisitos.

O governo neozelandês precisa garantir que a pessoa seja, de fato, estudante. Para isso, ele verifica se o requisitante atende ao perfil de aluno, baseado em alguns fatores-chave:

  • motivação pessoal: razão pela qual escolheu a NZ para estudar;
  • formação acadêmica: um estudante bem-qualificado, mas sem inglês fluente, consequentemente tem mais justificativas para o seu intercâmbio;
  • histórico profissional;
  • carta da escola;
  • comprovação financeira (NZ$ 1.250,00 por mês de estadia).

Acima de 12 semanas, não há um tempo máximo para o visto. Ele é concedido de acordo com a duração total do curso desejado. O que muda de acordo com o prazo são algumas regras:

  • até 6 meses: a imigração não exige nenhum exame médico;
  • de 6 meses a 1 ano: o aluno precisa fazer um exame médico básico (raio-X do tórax);
  • acima de 1 ano: é preciso fazer um exame médico mais detalhado (raio-X do tórax + exame clínico).

Os exames são feitos antes de dar entrada no pedido de visto e em clínicas credenciadas pelo governo neozelandês.

Documentos necessários para o visto para Nova Zelândia

A fim de solicitar o visto para o país, são necessários os seguintes documentos:

  • passaporte válido, com data de, pelo menos, 6 meses após o término das aulas;
  • cópia de documento de identidade, como CNH ou RG;
  • uma carta de intenção, em que o aluno conte ao governo quais são seus objetivos, um breve histórico acadêmico e profissional e o quanto aquele curso será benéfico para a sua carreira;
  • é importante demonstrar quais são os vínculos com o país de origem, deixando claro os objetivos dele na volta ao Brasil.

Visto de trabalho

A autorização para trabalhar também depende da categoria da escola escolhida. Isto é, como o governo neozelandês preza pela imagem da excelência da qualidade de ensino e se preocupa com a educação, as escolas passam por um controle de qualidade periodicamente e são classificadas em categorias 1 e 2.

Caso o aluno escolha uma categoria 2, os requisitos para conseguir a permissão de trabalho podem ser mais exigentes, como tempo mínimo de estudo e proficiência no idioma. Por isso, vale a pena investir em uma escola que seja da categoria 1 para ter mais chances em conseguir um emprego.

Comprovação financeira: o que fazer?

Supondo que o aluno fará um curso de 20 semanas, estima-se que, após o término das aulas, o governo dê um mês extra de férias. Ou seja, seis meses de permanência no total.

Nesse caso, a comprovação financeira é calculada em: NZ$ 1250,00 x 6 meses = NZ$ 7500,00 (aproximadamente, R$ 18000,00) de confirmação para o governo.

Essa comprovação pode ser feita de duas formas:

  • ter o dinheiro em conta;
  • ter um suporte financeiro, como um parente próximo que possa fazer a comprovação pelo aluno.

Independentemente da permissão para trabalho concedida no visto de estudante, o governo exige a comprovação a fim de evitar que o aluno dependa do trabalho para se sustentar no país e consiga focar nos estudos. O emprego deve ser considerado uma experiência secundária, ainda que muito construtiva para o processo de adaptação e aprendizagem da língua.

A comprovação financeira não depende apenas do extrato bancário. O aluno pode optar por outras formas de demonstração, como um cartão pré-pago, um cartão de crédito com limite alto ou um “padrinho” de intercâmbio, que se disponibilize a ajudá-lo financeiramente durante o período e comprove a renda solicitada. Basicamente, ele precisa demonstrar que tem condições de se manter no país ao longo do tempo solicitado.

O processo de obtenção do visto está mais prático

Recentemente houve uma mudança no procedimento. Antes, os documentos eram enviados e analisados em Washington, DC. Hoje, a aplicação é online e os processos estão sendo analisados em dois escritórios fora do Brasil. A imigração pede que a parte acadêmica e profissional da solicitação tenham tradução juramentada. Assim como a aplicação, o visto também é emitido online.

Como uma agência especializada pode ajudar?

Planejar um intercâmbio exige certa experiência e conhecimentos específicos. Nesse momento, contar com a ajuda de uma agência especializada faz toda a diferença, pois, por mais que não seja burocrático, o visto para Nova Zelândia é algo complicado até para quem já está acostumado a viajar e pode gerar muita tensão.

O time de especialistas é capaz de auxiliar em todo o processo burocrático para que o estudante não se confunda com as demandas necessárias. Além disso, eles vão orientar e organizar a documentação junto ao aluno e oferecer o suporte na hora de apresentar as principais questões da escolha da Nova Zelândia como destino.

Quer saber mais sobre viagens, processos, documentações e pré-requisitos para fazer um intercâmbio? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos para ficar por dentro do assunto.

    Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso

    Tags: Nova Zelândia | Vistos

    Anterior Qual é a melhor época para fazer intercâmbio na Irlanda?
    Próximo Intercâmbio na Irlanda: 6 razões para você não perder essa oportunidade

    Artigos Relacionados

    Saiba como é o transporte na Nova Zelândia Saiba como é o transporte na Nova Zelândia Continue Lendo
    Já pensou em fazer um intercâmbio em Christchurch, na Nova Zelândia? Já pensou em fazer um intercâmbio em Christchurch, na Nova Zelândia? Continue Lendo
    13 passos para realizar o intercâmbio na Nova Zelândia 13 passos para realizar o intercâmbio na Nova Zelândia Continue Lendo
    <strong> 10 motivos para fazer um intercâmbio</strong>  10 motivos para fazer um intercâmbio Continue Lendo

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    QUEM COMPARA ESCOLHE A WEST 1

    E-Books Gratuitos

    Primeiros passos do intercâmbio

    Escolhidos pra voce

    • 10 costumes da Austrália que você precisa conhecer antes do intercâmbio
    • 10 coisas que você precisa saber antes de morar na Austrália
    • 10 coisas que você deve saber para trabalhar na Irlanda
    • 10 cenários de filmes e séries para conhecer durante o intercâmbio no Canadá
    Trabalhar durante o Intercâmbio

    Sobre o Blog

    No blog da WEST 1 você encontra as melhores dicas sobre intercâmbio para Austrália, Nova Zelândia e Irlanda.

    Categorias

    • Aprenda Inglês
    • Austrália
    • Canadá
    • Intercâmbio
    • Irlanda
    • Nova Zelândia

    Entre em contato

    • Encontre a agência mais próxima!

    • Suite 803, 307 Pitt St. Sydney NSW 2000 Australia

    • + 61 2 9261 5030

    • marketing@west1.com.au

    Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.