É possível fazer universidade na Austrália?
Muitos brasileiros sonham em fazer graduação ou pós-graduação em universidades na Austrália, mas alguns acabam perdendo a oportunidade por acreditarem que é muito difícil ingressar em um desses cursos no país.
Entretanto, não há motivos para desistir: algumas instituições permitem o ingresso de estrangeiros que tenham um nível mínimo de inglês de acordo com os pré-requisitos de cada uma delas — que pode ser atingido por meio de cursos ou intercâmbio.
Quer saber mais sobre como ingressar em uma universidade na Austrália? Então, continue lendo e descubra tudo sobre o assunto!
Por que estudar em uma universidade Austrália?
Existem diversos benefícios de se fazer uma graduação ou pós-graduação no exterior. No caso da Austrália, as vantagens são ainda maiores. Confira algumas delas logo abaixo!
Facilidade para conseguir estágio e visto permanente
Enquanto estuda, é possível conseguir um estágio na área, pois muitos cursos também oferecem internships como parte da grade de estudos. Além disso, ao terminar a formação, você pode tentar um visto para permanecer no país, com um processo de aplicação muito mais facilitado.
Se você estudar em uma universidade australiana por pelo menos 2 anos e atender a alguns outros requisitos, poderá solicitar um novo visto para permanecer trabalhando no país por até mais 2 anos, sem limite de horas. Ainda existe a vantagem de que o mercado local costuma dar preferência para quem concluiu a graduação. Ou seja: estágio é só o primeiro passo.
Upgrade no currículo e na vida pessoal
O seu nível de inglês vai aumentar, visto que todas as aulas serão ministradas totalmente no idioma. E não é só isso: você terá contato com a cultura local o tempo todo, dentro e fora da universidade. Certamente vai encontrar estudantes de diversos lugares do mundo, o que permitirá conhecer também um pouco de outras culturas.
Se você optar por retornar ao Brasil no final do curso, o seu currículo terá um diferencial: será muito mais fácil conseguir acesso a certas empresas e posições. Já imaginou o quão experiente em termos profissionais é um brasileiro que estudou e trabalhou no exterior?
Receptividade dos australianos
Certamente você já ouviu estrangeiros dizerem que os brasileiros são muito receptivos, não é mesmo? E isso não é muito diferente na Austrália. O país tem bastante influência britânica e asiática, além de receber diariamente estudantes do mundo todo.
Segundo o departamento de educação australiano, apenas em 2018, a Austrália recebeu mais de 758 mil alunos estrangeiros, crescendo em 10% a taxa em relação ao ano anterior, se tornando o segundo destino mais procurado pelos intercambistas. Enquanto isso, o DNA multicultural dos nativos se mostra pronto para receber muito bem todas essas pessoas!
Ensino superior de excelência
Se você optar por estudar numa universidade da Austrália, saiba que isso significa ter um ensino mundialmente reconhecido no seu currículo. O aprendizado de alto nível é uma garantia do governo australiano, que demonstra preocupação quanto a oferecer uma experiência acadêmica relevante aos alunos estrangeiros.
Aliás, o governo inclusive tem um programa de proteção para as pessoas que vão à Austrália para estudar, que se chama TPS (Tuiton Protection Service). Isso garante que os estudantes sejam devidamente protegidos caso a escola ou universidade em se matriculou feche as portas.
Possibilidade de melhorar o nível de inglês
Como a fluência na língua inglesa se tornou uma necessidade e não mais um diferencial, torna-se fundamental dominá-la para que, assim, você consiga boas oportunidades de emprego e melhores remunerações quando voltar para o Brasil.
Ao estar imerso na cultura australiana, inevitavelmente o inglês fará parte do seu cotidiano, já que é a língua oficial do país. Assim, você tem a chance de melhorar o seu aprendizado, tanto em sala de aula quanto em situações simples do dia a dia.
Quais são os cursos disponíveis para brasileiros?
Uma dúvida muito comum é se o estudante brasileiro pode fazer qualquer curso na Austrália ou se existem alguns específicos para quem é de fora. Na verdade, nem todos os cursos universitários no país estão disponíveis para estrangeiros.
Somente aqueles que estão registrados na imigração podem aceitar cidadãos de outros países. O ideal é pesquisar quais cursos admitem international students. Aqueles que estão marcados como domestic students não aceitam estrangeiros.
Quanto custa estudar na Austrália?
Os valores, assim como acontece no Brasil, variam de acordo com o curso, a universidade e o local que o intercambista escolher. Por lá, os cursos de graduação e pós-graduação também podem ser feitos em colégios. A diferença é que eles não oferecem uma diversidade de cursos tão grande quanto as universidades.
Nos colégios, você vai investir cerca de AUD$ 6.000 a AUD$ 15.000 por ano, enquanto nas universidades o valor do semestre vai de AUD$ 9.000 a AUD$ 25.000.
A boa notícia é que muitos oferecem oportunidades de bolsas de estudos que variam entre 10% e 50%. O processo para conseguir o desconto, entretanto, é mais simples nos colégios — e é por isso que essas acabam sendo a principal opção dos brasileiros.
Como escolher uma boa universidade na Austrália?
Um outro dilema que vários intercambistas enfrentam é a respeito da decisão sobre qual universidade estudar. Por não conhecerem o país, na maior parte das vezes, muitos têm receios de não fazer uma boa escolha.
Além de poder consultar o ranking das melhores universidades no site Times Higher Education, o estudante pode contratar uma agência de intercâmbios para ajudá-lo na escolha.
Essa segunda opção costuma ser melhor, já que se trata de uma consultoria personalizada, focada nos seus interesses e objetivos. Além disso, nem sempre a primeira colocada do ranking será a melhor escolha para o curso que você deseja fazer.
De qualquer forma, é sempre bom ter uma ideia de quais são as universidades mais renomadas no país, não é mesmo? Veja abaixo algumas delas!
Universidade de Sydney
Criada em 1850, a Universidade de Sidney é a instituição de ensino superior mais antiga da Austrália. Ela é reconhecida internacionalmente por ser um excelente produtor e desenvolvedor de pesquisa, contando com 75 centros de pesquisa em cerca de 100 cursos de distintas áreas.
Universidade de Melbourne
Considerada uma das principais líderes quando o assunto é pesquisa e inovação na Austrália, a Universidade de Melbourne tem mais de 160 anos de história, tornando-se referência em cursos como Engenharia, Medicina e Ciências Sociais.
Monash University
Considerada a instituição de ensino superior mais multicultural da Austrália, a Monash University se localiza na cidade de Victoria e também tem campi em lugares como Malásia, Itália e África do Sul. Em relação à quantidade de alunos, essa é a maior universidade do país, contando com mais de 60 mil estudantes.
O que fazer para ingressar em um curso superior no país?
Tão importante quanto escolher uma boa universidade é saber se você tem os pré-requisitos necessários para ingressar nela. É claro que alguns aspectos podem variar de acordo com o curso e o local, mas existem alguns itens básicos que costumam ser comuns a todos.
Pensando nisso, listamos abaixo os principais. Vamos começar com os itens necessários para um curso de graduação:
- ter ensino médio completo, em qualquer país;
- ter nível avançado de inglês (normalmente, os colégios e as universidades aplicam um teste para comprovar);
- escrever uma carta enumerando os motivos pelos quais deseja ingressar em determinado colégio ou universidade;
- ter o valor do primeiro semestre de estudos em mãos.
Já para quem deseja fazer pós-graduação, as exigências são um pouco maiores. Além de todos os requisitos mencionados acima, ainda são necessários:
- ter concluído um curso de bacharel ou tecnólogo em qualquer país;
- ter um currículo em inglês;
- apresentar cartas de empresas nas quais já trabalhou, mencionando as funções realizadas quando estava no cargo.
Um ponto muito importante que precisamos frisar é que a matrícula pode demorar até 3 meses para ser concluída. Isso requer uma boa antecedência para o planejamento dos estudos.
A entrada no processo junto à universidade ou ao colégio escolhido deve ser dada antes mesmo da solicitação do visto de estudante, que só poderá ser obtido após finalizados os trâmites.
Quais passos seguir?
Conforme falamos acima, o primeiro e talvez mais importante passo é a decisão: se você já tem certeza de que quer cursar uma pós ou uma graduação na Austrália, já pode procurar uma agência de intercâmbio.
Após uma orientação personalizada, eles indicarão a melhor universidade para o seu curso e confirmarão se você apresenta todos os pré-requisitos necessários.
Caso o seu nível de inglês ainda não seja avançado, você pode fazer um curso de inglês convencional no intercâmbio. Aliás, essa é uma boa opção para permanecer por um tempo no país, talvez até trabalhar, e ter a certeza de que deseja realmente cursar o ensino superior.
Como mencionamos, conseguir um trabalho enquanto cursa uma graduação ou pós-graduação em uma universidade na Austrália não é muito difícil e, além de ser uma grande experiência profissional, o seu salário será útil para ajudar a arcar com os custos dos estudos e de se manter no exterior.
Confira agora esse video incrível que a WEST 1 TV fez sobre o tema:
Percebeu como as universidades na Austrália oferecem ótimas oportunidades para o ingresso de estrangeiros? Se você não vê a hora de aproveitar uma delas e quer mais informações sobre intercâmbio, assine a nossa newsletter e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre o tema!
Artigos Relacionados
0 Comentários