9 coisas que você precisa saber sobre Camberra
Pode ser que você nunca tenha pensado em Camberra como destino da sua viagem de intercâmbio — ou nunca tenha ouvido falar nesse lugar! Na hora de escolher onde estudar inglês, a capital australiana acaba sendo ofuscada por outras cidades mais famosas mundialmente, como Sydney, Melbourne e Brisbane. Entretanto existem muitos motivos para elegê-la.
Camberra abriga diversas instituições culturais, uma próspera comunidade artística e várias opções para comer bem e curtir a noite. Embora a chance de encontrar outros brasileiros por lá seja menor do que em outras cidades, o local tem tudo para encantá-lo, já que é seguro, limpo, organizado e arborizado. Isso significa mais qualidade de vida durante o seu intercâmbio.
Quer aprender mais sobre essa cidade surpreendente? Preparamos uma lista com nove fatos a respeito de Camberra. Confira!
1. É a oitava maior cidade australiana
Camberra não é a maior cidade da Austrália, embora seja a capital do país. Na verdade, ela fica em oitavo lugar no ranking, com cerca de 450 mil habitantes.
Muita gente acredita que a capital da Austrália é Sydney por ser a maior cidade do país e mais famosa, mas não é o caso. Em 1908, o posto de capital era disputado entre Sydney e Melbourne, e a criação de Camberra resultou de um acordo para colocar fim à rivalidade entre esses dois grandes centros.
2. Camberra é uma cidade planejada
Assim como no caso de Brasília, houve todo um planejamento para a construção de Camberra. O projeto de design foi escolhido a partir de um concurso internacional e as obras duraram 14 anos, de 1913 a 1927. Mas a cidade só foi prosperar realmente após o fim da Segunda Guerra Mundial.
A construção é toda baseada em formas geométricas, como triângulos, círculos e hexágonos, entremeados por jardins e marcos topográficos. É em Camberra que está a sede do governo e alguns parlamentos australianos, além de outras agências e departamentos governamentais.
Devido ao seu planejamento cuidadoso, as vias de Camberra favorecem a circulação de ciclistas e pedestres. Você terá a sensação de estar em um lugar construído para pessoas, o que pode não acontecer em outras cidades pelo mundo.
3. Trata-se de uma cidade interiorana
Não é nada disso que imaginamos quando pensamos em uma capital, não é? Mas Camberra está localizada no interior da Austrália — nessa região, sim, podemos dizer que ela é a maior cidade. A discrepância se dá pelo fato de que praticamente todas as grandes cidades do país localizam-se no litoral.
Camberra está a 150 km da costa leste do país, próxima à Cordilheira Brindabella Ranges. A distância de Sydney é de 280 km.
4. A cidade é um ponto de encontro
O nome Camberra tem origem aborígene e surgiu a partir do termo Canberry, que significa “ponto de encontro”.
Na cidade, você encontra grandes instituições de ensino, como a Australian National University, University of Canberra e Canberra Institute of Technology, perfeito para quem procura um intercâmbio de alto nível. Ainda há a possibilidade de visitar as diversas galerias de arte, bibliotecas e centros acadêmicos da capital.
Em Camberra também acontecem eventos legais ao longo do ano, como o Floriade, um imenso festival de flores na primavera, e um dos maiores festivais de balões do mundo, o Canberra Balloon Spectacular.
5. As águas de Camberra impressionam
É praticamente impossível passar pela cidade sem visitar o Burley Griffin, um lago artificial tão grande que dá até para praticar canoagem, andar de caiaque e windsurf, ou fazer a volta dos seus 35 km de bicicleta. Além disso, belas praias não estão muito distantes da capital, proporcionando passeios inesquecíveis aos finais de semana.
6. Camberra é perfeita para se exercitar
Camberra é uma cidade 100% plana. Isso significa que ela é propícia a atividades, como caminhadas e ciclismo (são mais de 100 km de ciclovias). Além disso, você poderá resolver algumas das suas questões à pé, sem se cansar tanto.
Entretanto isso não é motivo para um transporte público ineficiente. Muito pelo contrário: entre trens e linhas de ônibus, é possível percorrer a cidade toda em cerca de 40 minutos. Por falar em deslocamentos, Camberra tem até um aeroporto, de onde saem voos diários para os mais diversos destinos australianos.
7. As estações são bem definidas
Para quem está acostumado às variações climáticas do Brasil, adaptar-se ao clima de Camberra será uma tarefa bem simples. Isso porque, embora o clima predominante também seja temperado, as estações são bem definidas, diferente do que estamos acostumados a ver por aqui.
Durante o verão, a média é de 28ºC, enquanto no inverno, as temperaturas ficam em torno dos 11ºC. Entretanto isso não significa que os dias mais frios não façam parte da rotina dos habitantes locais.
Na estação fria, podem acontecer dias com temperaturas próximas ou mesmo abaixo de 0ºC. Nada que não aconteça em alguns estados brasileiros, não é mesmo? De qualquer forma, caso vá visitar a cidade no inverno, prepare seus agasalhos! Não se esqueça do protetor solar no verão…
8. Camberra é famosa pelos seus vinhos
Em termos de gastronomia, a cidade de Camberra é conhecida pela boa qualidade dos seus vinhos. Isso significa que você terá a oportunidade de visitar diversas vinícolas durante a sua estadia. Entretanto a boa fama não se resume apenas à bebida. Há diversos mercados nos quais você poderá adquirir itens típicos da culinária australiana.
Ainda falando nos vinhos, eles são tema de diversos festivais que ocorrem ao longo do ano australiano. O Canberra District Wine Harvest Festival e o Christmas in July at Shepherds Run Wines são bons exemplos. Visitar a esses eventos permite também conhecer um pouco mais da cultura e tradição australiana.
9. Camberra é receptiva aos turistas
Se você está planejando uma ida a Camberra, não se preocupe quanto à hospedagem. Especialmente na área central da cidade, há diversas opções de hostels e hotéis, que atendem a todos os gostos e bolsos. No Rex Hotel, por exemplo, mais precisamente em seu último andar, localiza-se o único rooftop da cidade — uma ótima opção para quem deseja uma estadia inesquecível.
Para quem busca uma viagem mais econômica, também é possível curtir a estadia em algum hotel mais simples, ou mesmo em um dos típicos hostels ou albergues da cidade. O principal propósito é aproveitar a ocasião para fazer amigos de todas as partes do mundo e descobrir histórias incríveis de habitantes locais e visitantes.
Como se pode ver, há muito o que descobrir em Camberra. Um intercâmbio na capital da Austrália pode ser a oportunidade que você precisa para descobrir o novo mundo, desde os vinhos e o sotaque desse povo divertido, até os mais intrigantes mistérios do país. Muitas vezes, fugir do “lugar comum” na hora de escolher o seu destino é uma ótima maneira de descobrir novas histórias.
Você já conhecia essa cidade? Está pensando em embarcar para lá em intercâmbio?Podemos adiantar que há estudantes que se apaixonam tanto pela cidade que desejam permanecer por lá por mais um tempo. Isso pode ser possível! Que tal, então, conferir também esse nosso artigo sobre a renovação de visto na Austrália?
Artigos Relacionados
0 Comentários