Saiba quais serviços extras são oferecidos por uma agência de intercâmbio

Saiba quais serviços extras são oferecidos por uma agência de intercâmbio
Rate this post

Você sabe quais são os serviços de agências de intercâmbio? Já imaginou ter que pesquisar passagens aéreas, escolas (daqui do Brasil) e ainda precisar “se virar” com a documentação necessária?

Além de todo o trabalho que teria para correr atrás de tudo isso, ainda haveria o risco de algo não sair como o planejado. É por esse motivo (e muitos outros) que contratar uma agência de intercâmbios é uma boa opção.

Essas empresas contam com profissionais que estão acostumados a lidar com o mercado de intercâmbios e, além de oferecerem toda a orientação que o estudante precisa, ainda prestam outros serviços que podem ser de grande valia para quem vai viajar para outro país.

Para você entender melhor sobre o assunto, trouxemos neste post algumas dessas comodidades e outras informações úteis. Acompanhe!

Quais serviços de agências de intercâmbio eu posso ter?

Seguro saúde

Está aí um serviço pelo qual pagamos torcendo para não usar. Entretanto, contar com ele traz segurança e paz de espírito. Normalmente, a vigência dura o tempo do intercâmbio e cobre as principais despesas médicas.

Além disso, existem países que exigem um seguro obrigatório para intercambistas. Na Austrália, por exemplo, o estudante precisa ter o OSHC (Overseas Student Health Cover). E o plano deve ser fechado aqui no Brasil, antes do embarque.

Carteirinha de estudante

Aqui no Brasil, com a carteirinha de estudante, podemos pagar menos no cinema, na passagem de ônibus e em muitos outros lugares. Dá até vontade de levá-la para o intercâmbio, não é mesmo?

E se nós disséssemos que isso é possível? Calma, não estamos dizendo que você pode usar a sua carteirinha no exterior mas, por meio de uma agência de intercâmbios, você tem acesso à emissão de um documento internacional que dá direito a tudo isso, no país em que estiver.

Acompanhamento psicológico

Muitos estudantes são tomados por um grande medo de estar sozinho em outro país. A insegurança de precisar se comunicar em um idioma que não dominam e as dúvidas sobre o próprio sustento durante o curso chegam com tudo quando a decisão do intercâmbio é tomada.

Nesse momento, é mais comum do que imaginamos que o aluno se sinta um tanto fragilizado. É por isso que algumas agências de intercâmbio contam com psicólogos, que ajudam desde a escolha do curso até a conquista de maior autoconfiança para a viagem.

Seminários e workshops

Outra dúvida muito comum está relacionada a conseguir trabalho no exterior. Há agências que oferecem um seminário de recepção, assim que o aluno chega ao país. Por meio de palestras, é possível ter acesso a informações sobre transporte, trabalho, leis, costumes, abertura de conta bancária, uso do seguro saúde, entre outros pontos.

Além disso, o aluno pode frequentar outros workshops focados em trabalho, que visam ajudá-lo a se estabelecer no mercado o mais rápido possível. Há palestras de escolas com cursos específicos, migração, programas de estágio e muitos outros assuntos.

City tour em Sydney uma vez por mês

Quem vai para a Austrália com a WEST 1, por exemplo, pode fazer um city tour em Sydney. Todos sabemos que o estudo é o foco principal do intercâmbio, mas não é a única razão para se submeter a uma experiência em outro país.

É por isso que algumas agências dão a opção de incluir passeios para conhecer melhor o local. É o caso desse city tour.

Viagens entre estudantes

Você sabia que também pode viajar para países e províncias próximas durante o intercâmbio? Algumas agências promovem excursões que levam estudantes às montanhas, à neve para praticar esqui e muitos outros lugares.

Lista de vagas de trabalho

Muitos estudantes desejam trabalhar durante o intercâmbio para poder arcar com os custos da viagem e ganhar experiência em termos de idioma e atuação em outros mercados.

Mas um grande receio de muitos é se vão conseguir uma vaga em um local onde mal dominam o idioma. Podemos dizer que não há motivos para se desesperar, afinal, isso é perfeitamente possível.

Algumas agências, inclusive, contam com uma lista de vagas de trabalho para intercambistas. É só consultar e se candidatar.

Abertura de conta bancária

Outra preocupação muito comum está relacionada a abertura de contas bancárias, afinal, se o processo é burocrático aqui no Brasil, imagine no exterior!

Mas não é bem assim que funciona, já que a agência de intercâmbios contratada pode ajudar o estudante com os passos e documentos necessários.

Suporte no país de destino

Já pensou contar com alguém, em quem você possa confiar, durante todo o intercâmbio? É isso que acontece com quem escolhe viajar por uma agência que oferece suporte no local de destino.

Dessa forma, o estudante não depende apenas de contatos telefônicos e virtuais: ele terá um consultor para orientá-lo e apoiá-lo pessoalmente diante de qualquer problema ou dúvida que possa surgir.


Como escolher a agência de intercâmbios ideal?

Depois de saber que a melhor opção é viajar por meio de uma agência de intercâmbios, fica a dúvida: como escolher a melhor opção?

Se tratando de algo tão sério, o ideal é fazer uma pesquisa sobre a reputação da empresa. Se possível, converse com estudantes que já viajaram por ela e ouça atentamente o que eles têm a dizer sobre a experiência. Além disso, a empresa deve oferecer todos os serviços necessários e suporte durante a viagem.

Faça mais de um orçamento e compare preços e serviços. Só não se esqueça que nem sempre a melhor opção é a mais barata. Avalie o custo-benefício dos serviços extras oferecidos e veja o que vale a pena.

Vou pagar mais caro então?

Outra dúvida que assola muitos estudantes é sobre o “preço” de contratar uma agência. Eles acreditam que pagarão mais caro do que se fechassem os serviços por conta própria, já que os profissionais serão pagos para ajudar.

Entretanto, esse pensamento é equivocado. Algumas escolas não aceitam a matrícula diretamente do estudante. Por outro lado, aquelas que aceitam conseguem um desconto maior para quem fecha pacotes por meio de agências.

Resumidamente, você vai pagar bem mais barato pelo curso se fechar por uma agência. E ainda terá a vantagem de contar com todo o apoio e suporte necessário.

Quer saber um pouco mais sobre o suporte de uma agência de intercâmbio no país de destino? Então confere esse video que a WEST 1 TV fez com o Danilo Lopes, diretor geral da WEST 1:


 

Entendeu quais são os principais serviços de agências de intercâmbios? Se você gostou do post e quer receber mais dicas sobre o assunto, assine a nossa newsletter!

 

    Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso

    Guia Básico para Iniciantes com os primeiros passos sobre intercâmbio
    intercâmbio em família

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *