Conheça 3 técnicas visuais para aprender inglês
Você tem dificuldades para aprender inglês? Nesse caso, talvez o problema seja a técnica de estudo utilizada. Para superar esse obstáculo, uma boa saída é optar pelo Design Thinking, pois os recursos visuais facilitam o entendimento do idioma e a retenção do conteúdo.
Ainda que tenha sido usado inicialmente apenas na área de Design, esse método se expandiu e agora pode ser utilizado até para melhorar o aprendizado na língua inglesa. Ficou curioso para saber quais são as principais técnicas visuais que podem ser usadas para aprender inglês? Então, continue a leitura e descubra!
1. Use post-it
Certamente, você conhece aqueles adesivos de cores coloridas e chamativas que servem para fazer anotações, não é mesmo? Saiba que o post-it pode ser um importante aliado na hora de aprimorar o seu conhecimento em inglês.
Caso o seu objetivo seja acrescentar palavras ao vocabulário, esse papelzinho vai ajudar bastante! Afinal, pode ser muito difícil memorizar várias palavras da noite para o dia, certo? Então, aposte em colar post-its nos objetos pela sua casa com os seus respectivos nomes, lembrando de escrevê-los em inglês.
Se preferir, vale a pena também apostar em escrever frases ligadas ao vocabulário do ambiente, como, por exemplo, a cozinha. Tente ler os post-its todos os dias até memorizá-los e, em seguida, substitua-os por novos até avançar no aprendizado.
2. Aposte nos flash cards
Outra técnica visual que você pode utilizar é o flash card. Basicamente, ele serve para memorizar vocabulários, regras da gramática e fórmulas de acordo com a imagem nele inserida.
Isso não significa que é necessário literalmente criar os flash cards, ou seja, pegar papel, borracha, lápis e começar a desenhar, já que existem aplicativos voltados para essa finalidade.
Portanto, invista neles caso o desenho não seja a sua praia. Nesse caso, inicialmente, faça apenas a associação entre a imagem e a palavra para, depois, realizar um teste consigo mesmo e perceber se já conseguiu assimilar o conteúdo ou não.
3. Use o mapa mental
Você já ouviu falar no mapa mental? Se não, saiba que ele é um dos métodos mais eficazes para aprender um assunto ou disciplina, caso você seja uma pessoa com facilidade para o ensino focado no visual.
Ele funciona como um tipo de diagrama que serve para associar palavras e ideias a um assunto central. Isso pode ser feito por linhas, desenhos e palavras. Portanto, vão sendo criadas ramificações conforme o seu estudo vai avançando.
Os mapas mentais costumam ser bem pessoais, ou seja, não adianta muito copiar o mapa do colega. Sendo assim, você pode, por exemplo, estabelecer um assunto (vamos novamente usar o exemplo da cozinha) e ligá-lo a outras palavras, como tipos de comidas, móveis existentes nesse ambiente, utensílios utilizados, e muito mais. A partir daí, não tem problema deixar a imaginação tomar conta, desde que o vocabulário esteja certo, tudo bem?
Como foi possível perceber, as técnicas visuais para aprender inglês podem ser adotadas de modo muito simples, sem necessidade de maiores complicações. Afinal, aventurar-se no conhecimento sobre uma nova língua deve ser divertido e não absurdamente trabalhoso e entediante.
Gostou deste conteúdo? Então, assine a nossa newsletter! Você receberá em primeira mão os avisos sobre a publicação dos nossos artigos.
Artigos Relacionados
1 Comentário
Ola, eu pretendo fazer, mas so angolano e resíduo em Portugal por razão de estudo, como faço para poder me inscrever em algum centro para faser curso de inglês e trabalhar ao mesmo tempo. Grato pela atenção
Atenciosamente