É preciso ser fluente em inglês para estudar no exterior? Saiba aqui!

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Muitos jovens têm o sonho de estudar no exterior, mas ficam com medo por não dominarem a língua local ou o inglês — que pode ser considerado essencial nos dias de hoje para uma boa comunicação.

No entanto, em muitos casos, o próprio intercâmbio é uma experiência para desenvolver o conhecimento no idioma, já que você tem a possibilidade de fazer um curso de línguas no início da viagem, antes das suas aulas “normais” começarem.

Neste texto, vamos explicar algumas maneiras para você garantir a fluência na língua local durante o seu intercâmbio. Confira!

Como avaliar qual é o seu nível de inglês?

Existem algumas maneiras de avaliar qual é o seu nível de inglês, para saber se você consegue se virar bem fora do Brasil. A língua inglesa é uma das mais faladas no mundo e pode ajudá-lo na hora de resolver algum problema.

Algumas empresas de intercâmbio disponibilizam uma prova de inglês para saber qual o seu nível, bem como organizam a sua viagem, de forma que você se desenvolva e se preocupe somente em fazer o que é preciso para o seu aprendizado.

Ainda, escolas e universidades no exterior, normalmente, podem pedir um exame da língua para comprovar ou nivelar o seu conhecimento. Assim, elas disponibilizam aulas específicas antes do início do seu curso, caso você precise.

Como garantir a fluência em outro idioma durante o intercâmbio?

Falar uma segunda língua é um dos requisitos mais pedidos em algumas profissões, por isso, é preciso se preparar bem. Frequentar aulas em escolas de idioma ajuda qualquer pessoa a chegar em outro país e se virar para conseguir fazer tudo que é necessário. No entanto, a conversa oral pode ser muito diferente do que é estudado nas gramáticas.

Para ajudar no desenvolvimento da fala e da escuta, muitas pessoas, que têm a oportunidade, optam por estudar no exterior para praticar e desenvolver o conhecimento em um novo idioma.

Existem algumas formas de você aprender melhor uma língua durante a sua viagem. Vamos falar delas a seguir.

Hospedar-se na casa de uma família local

A opção de moradia em casa de família ajuda você a criar laços no país de destino de forma mais fácil, já que existe a convivência com algumas pessoas como se elas fossem realmente seus familiares. Muitos intercambistas, mesmo depois de voltar para o Brasil, mantêm contato com a família do intercâmbio porque realmente criaram um vínculo muito forte.

Uma das melhores maneiras de conseguir alcançar a fluência em uma língua é praticar o máximo possível. Ficar hospedado em uma casa de família durante o seu intercâmbio — ou nos primeiros meses — ajuda você a conhecer mais sobre o idioma e a perceber como ele é falado no dia a dia.

Ao ter contato com a língua durante a maior parte do tempo, você aprenderá sem ao menos perceber, o que torna o processo mais tranquilo e fácil. Se você não entender algo que alguém da família disser, é só pedir para repetir. Afinal, você deve se sentir como se estivesse em sua própria casa.

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

Treinar para falar a língua local

É muito comum intercambistas se relacionarem mais com pessoas de seu país durante a viagem. No entanto, isso pode afetar o uso da língua local, já que, normalmente, os brasileiros preferem conversar em português.

É muito importante estar aberto a novos relacionamentos para praticar mais a língua local. Além de conhecer culturas diferentes, você terá a oportunidade de ficar fluente em outro idioma.

Praticar, praticar e praticar

A prática é fundamental para alcançar a fluência em qualquer idioma. De nada adianta você estudar gramáticas e fazer aulas de língua, se não conversar e interagir com outras pessoas.

Os ensinamentos dos cursos de idiomas são muito diferentes do que você escuta na rua e no dia a dia do país. Claro que eles ajudam a ter uma base para entender a língua e saber conversar sem grandes problemas, mas dificilmente você aprenderá gírias e alguns outros vocabulários em uma sala de aula.

Algumas pessoas ficam com vergonha por não serem fluentes na língua. Entretanto, é preciso pensar que não há como se desenvolver sem a prática. Por isso, deixe a timidez de lado e converse sobre tudo que puder com outras pessoas. Só assim você será capaz de dominar vocabulário e gramática.

Buscar por novas palavras

O vocabulário de uma língua é muito extenso. É impossível uma pessoa saber todas as palavras, até mesmo um nativo. No entanto, é muito importante pesquisar novos vocábulos sempre, para enriquecer a sua fala. Outra dica é: sempre que escutar uma nova palavra, procure o significado dela e anote suas observações para não se esquecer de nada. Sempre que precisar, basta consultar o lugar que você registrou as expressões.

Usar um vocabulário novo

Além de pesquisar o significado de novas palavras, tente introduzi-las em sua fala no dia a dia. Assim, você se acostumará com elas e, em pouco tempo, utilizará seu novo conhecimento sem fazer esforço.

O uso de novas palavras é fundamental para adquirir uma fluência na língua. Dessa forma, você conseguirá se comunicar melhor e não se limitará a um vocabulário sem muita diversidade.

Diversificar os materiais

Se quiser variar um pouco os estudos para além dos livros, você pode utilizar outras fontes, como a música. Mas lembre-se de prestar atenção à letra para identificar palavras que você não entende, por exemplo.

Ver séries sem legenda também facilita o aprendizado. Assim, você pode perceber se consegue entender a história e seus detalhes apenas usando a audição. Caso tenha dificuldade, coloque a legenda na língua local, pois isso também pode ajudá-lo.

O processo de intercâmbio tem muitos detalhes e deve ser feito por quem entende do assunto. Por isso, procurar uma agência especializada nesse tipo de viagem é fundamental para que tudo saia da melhor maneira, principalmente se você não domina a língua local.

Esse tipo de empresa ajuda durante todo o processo de preparação e pode auxiliar durante a estadia fora do país, de acordo com o que está no contrato firmado. Por se tratar de algo muito grandioso, é muito importante ter um respaldo legal para estudar no exterior.

Agora que você já sabe como se tornar fluente em outro idioma, entre em contato com a WEST 1 para conhecer a nossa empresa e realizar o seu sonho de fazer um intercâmbio!

Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

Você também pode gostar

Deixe um comentário