Afinal, com quantos anos pode fazer intercâmbio? Saiba mais aqui!
Morar fora é uma experiência enriquecedora para qualquer pessoa. A partir disso, você tem a oportunidade de conhecer muita gente nova, fazer uma imersão em uma cultura completamente diferente, além de ter a chance de se tornar fluente em outro idioma. Mas uma dúvida comum atinge muitas pessoas: afinal, com quantos anos pode fazer intercâmbio?
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você fique por dentro das principais informações sobre o assunto, conheça as melhores opções para cada idade, além de entender sobre os aspectos burocráticos que merecem atenção. Continue a leitura e saiba mais!
Qual a idade mínima para fazer intercâmbio?
Na verdade, não existe uma idade mínima para fazer intercâmbio. Tudo dependerá de quais são os seus objetivos, pois existe um tipo de serviço para diferentes metas estabelecidas e para diferentes estágios de sua vida.
Quem tem entre 15 e 18 anos, por exemplo, tem a oportunidade de fazer ensino médio em outro país, enquanto quem já é maior de idade pode fazer um curso de idiomas ou até mesmo uma universidade juntamente com algum estágio, de acordo com a burocracia de cada local.
Caso você se pergunte se essa experiência vale a pena em qualquer idade, a resposta é sim. Contudo, a idade mais indicada dependerá de suas expectativas e de quais são os seus objetivos. Se o principal foco for aprender outra língua, o ideal é que seja feito mais cedo, uma vez que esse será um diferencial para a sua vida acadêmica e também para conseguir se destacar no mercado de trabalho.
Qual a melhor opção para cada idade?
Para aqueles que estão no ensino médio, existe a opção de high school. Esse programa nada mais é do que a possibilidade de o estudante cursar parte ou todo seu ensino médio no exterior. Para esse tipo de modalidade é indicado que se tenha entre 14 e 18 anos, além de já contar com um nível de conhecimento intermediário na língua falada no país de destino e boas notas escolares.
Há também o intercâmbio que traz como possibilidade o aprendizado de uma outra língua. Esse tipo de modalidade é indicado para qualquer idade. Caso você já tenha certo conhecimento da língua falada no país, uma opção seria fazer um curso mais avançado, para se aprofundar ainda mais no idioma. Mas também existem opções para quem está no começo, não se preocupe!
Para os que já estão em uma graduação — tradicionalmente, aqueles que já têm mais de 18 anos — também há a chance de fazer um curso integral ou até mesmo um semestre do seu curso em uma universidade no exterior. A dica é entrar em contato com a sua própria faculdade para entender os programas de intercâmbio que ofertam e quais são as oportunidades oferecidas aos alunos.
Quais as principais burocracias para o intercâmbio?
As questões burocráticas despertam a curiosidade de muita gente. Mas não é o momento de bater a preocupação, pois não é tão difícil quanto parece. No caso dos alunos menores de idade, além de toda a documentação que um adulto já necessita — apresentaremos mais adiante — também é preciso contar com a autorização dos pais e/ou responsáveis.
O visto é um ponto burocrático que merece planejamento e conhecimento das especificidades do seu local destino. Assim que definir qual é o objetivo de seu intercâmbio, você buscará pelo país que mais atenda às suas expectativas. Ao definir e fazer escolhas mais pontuais (a cidade, por exemplo), chegará o momento de entender sobre as principais particularidades daquele local. Entre elas, a documentação.
As exigências variam de um país para o outro, e o intercambista precisa ter bastante atenção. Entre os documentos exigidos na maioria dos casos, podemos destacar:
- passagem de ida e volta;
- comprovante de hospedagem;
- comprovante de estudos;
- comprovação financeira;
- seguro viagem;
- passaporte.
Dependendo do seu objetivo no intercâmbio, também haverá uma diferenciação na concessão do visto. Na Irlanda, por exemplo, você encontra até 10 tipos de vistos, desde aquele que atenda às pessoas que desejam passar apenas uma pequena temporada, até a permissão para ficar no país por 2 anos ou mais.
Como uma agência de intercâmbio poderá contribuir nesse processo?
São muitas informações, não é mesmo? Nesse sentido, nada melhor do que contar com profissionais que entendam sobre o assunto e que conseguirão auxiliá-lo em todo o processo. Ao contar com uma agência de intercâmbio, além de receber ajuda para escolher o destino que esteja adequado à sua realidade e também aos seus objetivos, os profissionais passarão toda a documentação necessária para que você tenha um embarque tranquilo e sem dor de cabeça.
Além de todo esse processo inicial, como o auxílio para encontrar a moradia adequada, o apoio na compra das passagens e para a escolha das datas, uma agência também oferece serviços extras que devem ser destacados:
- seguro saúde;
- carteira de estudante;
- acompanhamento psicológico;
- seminários;
- lista de vagas de trabalho, entre outros.
Mas como escolher uma empresa confiável? É preciso ter atenção, especialmente pelo risco de golpes. O primeiro passo é conhecer a tradição do negócio, conversar com os profissionais que fazem parte da equipe e avaliar o tempo de atuação no mercado. Além disso, busque recomendações de pessoas que já passaram por essa experiência, pergunte como foi o atendimento e quais são os diferenciais da empresa.
Desconfie de preços muito abaixo do mercado e busque por uma empresa que ofereça suporte ao intercambista do início ao fim do processo, sem esquecer de quando você já estiver no exterior — afinal, o apoio durante todas as etapas contribuirá para que a experiência seja ainda mais enriquecedora.
Neste conteúdo, você descobriu com quantos anos pode fazer intercâmbio. Além disso, analisou quais são as melhores alternativas para cada idade, bem como os principais aspectos burocráticos. Conforme abordado, é preciso contar com profissionais qualificados que contribuirão para tirar todas as suas dúvidas, indicando o destino que mais se adequa ao que você busca e auxiliando no momento de escolher uma moradia no exterior.
Bateu o interesse? Entre em contato com a equipe da WEST 1, converse com nossos profissionais e tire todas as suas dúvidas sobre intercâmbio!
Artigos Relacionados
0 Comentários