Tudo o que você precisa saber para estudar no exterior

11 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Se você está lendo esse texto, com certeza deve estar analisando a possibilidade de fazer um intercâmbio e estudar no exterior. No primeiro momento, a quantidade de informação sobre o assunto pode te assustar, mas não entre em pânico, vamos ajudar você!

Preparamos um guia completo com tudo o que precisa saber para estudar no exterior. Continue a leitura e veja que, com organização e um bom planejamento, não será uma missão impossível realizar seu sonho.

Ter uma experiência acadêmica fora do país pode alavancar sua carreira e melhorar seu currículo, trazendo, assim, resultados no futuro. E antes de investirmos em algo, devemos nos planejar. Organizar-se é o primeiro passo para conseguir estudar no exterior. Leia as dicas a seguir e aprenda como planejar seus estudos fora do país.

Principais pontos na hora de fazer um intercâmbio

Você deve ter percebido que há inúmeras maneiras de estudar fora do país. Você precisa saber quais são suas possibilidades, seu orçamento, o que está disposto a fazer e qual lugar quer conhecer.

Existem diversos pontos a serem analisados antes de iniciar o processo de intercâmbio em inglês e acadêmico. Parece ser muita coisa, mas, quando nos organizamos, tudo fica mais fácil na hora da decisão. Listamos os pontos principais que você precisa entender. Continue a leitura!

Qual a importância do planejamento financeiro?​

Você precisa saber quais são suas condições e limitações na hora de decidir como vai estudar no exterior. Se planejar financeiramente é um dos passos mais importantes do seu roteiro de viagem. Você não vai querer que seu dinheiro acabe antes do prazo previsto. Muito menos não ter como pagar hospedagem quando chegar no seu destino.

Para que dê tudo certo no seu planejamento financeiro para intercâmbio, coloque todas as previsões de gastos em uma planilha. Estude suas opções e escolha a que melhor se encaixar no seu bolso.

Dependendo da modalidade de estudo que escolher, os gastos serão maiores, por isso é importante se planejar. Os pacotes para estudar no exterior podem variar entre 9 mil e 19 mil reais, já incluindo gastos com alimentação, visto, passagens e hospedagem.

Sempre faça uma lista para não se esquecer de nada. Leve em conta a variação dos gastos não fixos como acomodações, vestuário e comida. Esses valores costumam se diferenciar dependendo da região. Grandes centros urbanos e lugares turísticos famosos apresentam um custo de vida mais elevado.

Como escolher o melhor destino para estudos no exterior?

Escolher um país para estudar inglês pode deixar sua cabeça bem confusa. A culpa não é sua. O inglês é um dos idiomas mais utilizados no mundo — ele é reconhecido como uma linguagem universal. E também é o primeiro idioma oficial de aproximadamente 60 países. Com tantas possibilidades é normal se assustar!

As dúvidas que surgem sobre como escolher o destino do intercâmbio são normais. Você precisa refletir sobre quais são suas prioridades e o que quer conhecer. É extremamente importante que você entenda suas necessidades, para, assim, buscar o país que mais se encaixa no seu perfil.

Na hora de escolher o destino para estudar no exterior, leve em conta seu jeito de ser e o que está disposto a vivenciar fora do país. Pensando nisso, listamos abaixo os destinos mais comuns de intercâmbio entre brasileiros. Confira!

1. Austrália

A Austrália tem estrutura de país de primeiro mundo, um lugar para viver tranquilamente e desfrutar da vida da melhor maneira possível. Serviços públicos, como transporte e segurança, funcionam muito bem, tornando sua estadia mais agradável. O clima é muito semelhante ao de diversas regiões brasileiras e isso pode facilitar sua adaptação no país.

As paisagens são deslumbrantes, a Austrália conta com 19 lugares na lista da UNESCO de patrimônio histórico da humanidade. Tem de tudo um pouco: neve, praia, ilhas, montanhas, lagos e uma culinária multicultural. O país é um misto de várias culturas, cerca de 30% da sua população nasceu fora do território australiano.

2. Canadá

Se você quer conhecer um lugar frio, o Canadá é uma ótima opção. O país é conhecido pelas temperaturas abaixo de zero. Apresenta as quatro estações do ano bem definidas, o verão é mais ameno e o inverno bem rigoroso. O Canadá é o líder de países eleitos por brasileiros para fazer intercâmbio. É um lugar que acolhe muito bem os imigrantes que escolhem as terras canadenses como destino de estudos.

É um país de primeiro mundo, líder em qualidade de vida, segurança e educação. No Canadá, você tem a possibilidade de aprender um outro idioma além do inglês, já que o francês também é uma das línguas oficiais do território. Se você busca um intercâmbio mais econômico, o Canadá é uma boa alternativa. Os custos para estudar no país são bem acessíveis.

3. Irlanda

Um lugar totalmente mágico, tanto que foi até escolhido como cenário de “Star Wars”, uma das maiores franquias cinematográficas da história. A Irlanda tem castelos medievais, natureza exuberante e uma diversidade de bares festivos. O território é mais compacto e isso te possibilita viajar por vários países da Europa gastando pouco tempo e dinheiro. O clima é composto por temperaturas amenas, não há calor ou frio extremo.

O irlandês é a primeira língua oficial do território, mas o inglês é o que predomina nas conversações. A Irlanda é a base europeia de grandes nomes da tecnologia como a Google, o Facebook e o Linkedin. É uma ótima oportunidade para encontrar aquele famoso emprego dos sonhos.

4. Nova Zelândia

O país é composto por duas ilhas, a paisagem é extremamente fascinante. Foi escolhido como cenário de filmes famosos como “O senhor dos Anéis” e as “Crônicas de Nárnia”. A Nova Zelândia também está na lista da UNESCO, tendo três lugares listados como patrimônio cultural da humanidade.

Ainda, o país tem uma economia estável, as ofertas de emprego são altas e é permitido ao aluno internacional trabalhar por até 40 horas semanais. Durante sua estadia, é possível curtir a diversidade de esportes radicais que a Nova Zelândia tem para oferecer, do surf ao snowboard, tem adrenalina para todos os gostos.

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

Como escolher as melhores universidades?

Na hora de escolher uma escola para o estudo de línguas, cuidado para não economizar demais e desperdiçar seu dinheiro em instituições não confiáveis. Saia da sua zona de conforto e pense nas possibilidades que você tem em mãos. Pesquise suas opções. Busque uma instituição de ensino que te ajude a alavancar sua carreira profissional.

Hoje, graças ao avanço da tecnologia, temos todas as informações de que precisamos a um só clique de distância. A internet vai ajudar você a saber tudo o que precisa sobre as universidades de seu interesse. Existem duas possibilidades de estudar no exterior, University ou College. Cada uma apresenta um valor, tempo de duração e método de ensino. Entenda cada uma:

  • University: É equivalente ao ensino adotado em universidades brasileiras. Oferece uma formação mais ampla e teórica, focada em pesquisa e extensão. Geralmente, o tempo de duração é mais longo, a partir de quatro anos, o que torna os custos mais elevados. Existem cursos que são oferecidos exclusivamente por universities, como a certificação em Bachelor, Master e Doctor;
  • College: É uma espécie de curso técnico se comparado ao Brasil. É um ensino profissionalizante que capacita o estudante para uma função mais específica. É um sistema mais focado no mercado de trabalho. Geralmente, o tempo de duração é mais curto e os custos mais baixos.

Qual a importância de entender sobre o seu perfil acadêmico?

Para que sua experiência seja mais satisfatória, é preciso entender seu perfil acadêmico. Você precisa refletir sobre o que deseja, a área em que quer atuar e o que quer aprender além do idioma.

Se sua intenção é agregar valor ao currículo e impulsionar sua carreira internacional, é preciso buscar cursos que estejam ligados ao seu campo de atuação. Muitos países possibilitam oportunidades de trabalho aos estudantes de intercâmbio após a conclusão dos estudos.

Além de melhorar seu inglês e agregar experiência profissional, a vida de intercâmbio pode ensinar valores que você levará por toda a vida. Conviver com diferentes povos e culturas estimula o respeito à diversidade existente no mundo.

Esse olhar respeitoso com o que é diferente é uma característica engrandecedora, auxiliando em vários aspectos da sua vida, até mesmo no profissional. No ambiente de trabalho lidamos com as diferenças constantemente.

Por que é preciso entender as particularidades dos processos seletivos?

Cada universidade tem seu processo de admissão. Entender as particularidades de cada uma ajuda a escolher a melhor opção para a carreira profissional que deseja. Então você deve se preparar para fazer os testes solicitados. Assim como no Brasil, que utilizamos o Enem e os vestibulares, no exterior também são exigidos exames admissionais para estudar.

Os processos seletivos para estudar no exterior variam conforme a instituição de ensino. Algumas escolas podem te pedir cartas de recomendação, por isso, esteja preparado para pedir aquela ajudinha ao seu professor preferido.

Além disso, podem solicitar também que você redija uma redação com tema específico escolhido por eles. E se prepare para traduzir seus documentos. É importante entrar em contato com a escola em que você deseja estudar para saber mais sobre a documentação exigida, as vagas disponíveis e o preço dos cursos.

Como preparar a documentação para estudar no exterior?

Encarar a burocracia de sair do país é uma das etapas mais temidas na hora de realizar um intercâmbio acadêmico. Os procedimentos podem ser demorados, por isso é importante ter  paciência.

Entre em contato com o consulado do país para onde deseja viajar, ele é um grande aliado na hora de juntar os documentos para estudar no exterior. Também dê uma pesquisada no site da ANVISA. A instituição tem uma página de saúde dos viajantes, onde ficam disponíveis informações sobre as vacinas e regulamentos para entrar e sair de cada território.

Atente-se às normas do país de destino e  não seja pego de surpresa com a ausência de algum documento. Faça uma lista com tudo o que precisa providenciar. Não se esqueça das vacinas, visto, documentação pessoal e seguro de saúde.

Por que contar com uma agência de intercâmbios?

Se você leu até aqui e está mais assustado que antes, temos a solução para você! Contrate uma agência de intercâmbios. Ela vai te orientar sobre cada passo para estudar no exterior. Essas empresas facilitam a obtenção de visto, a compra de passagens, aluguel de moradias e organização de documentos imprescindíveis para ter uma experiência fora do Brasil. Você também vai contar com uma rede de alunos e ex-alunos que passaram pelo mesmo processo que você.

Contratar os serviços de uma agência de intercâmbio vai tornar sua viagem mais fácil, menos burocrática e mais segura. Você terá toda uma equipe de profissionais capacitados  e qualificados para resolver seus problemas. A experiência da empresa no mercado de trabalho é um fator primordial na hora de escolher uma agência de intercâmbio acadêmico.

A WEST 1 é uma agência de intercâmbio que está no mercado há mais de dez anos. Sua principal preocupação é com a vivência do estudante. Ela oferece todas as ferramentas disponíveis para que o aluno tenha uma experiência inesquecível ao estudar no exterior. A WEST 1 tem o selo Belta, que é reconhecido no Brasil e no exterior como sinônimo de qualidade e confiabilidade nos programas de intercâmbio.

Muita coisa para analisar, né? Esperamos que nossas dicas ajudem e tranquilizem você. Estudar no exterior não é um monstro de sete cabeças! É importante ler, estudar suas opções e pesquisar bastante sobre o tema.

Conversar com pessoas que já estudaram fora do país é uma boa ideia nesse momento. Quando você se informa, fica mais fácil solucionar os impasses que podem surgir durante o planejamento e execução do seu intercâmbio.

Gostou do nosso guia sobre como planejar um intercâmbio? Podemos oferecer a você toda a assessoria necessária para realizar seu sonho de estudar no exterior. Caso tenha se interessado no nosso trabalho, entre em contato conosco e te ajudaremos no que precisar!

Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário