Tire todas as dúvidas sobre estágio na Austrália

Menina durante um estágio na austrália
7 minutos para ler
Powered by Rock Convert

A vida de universitário é muito mais do que a sala de aula. O momento é propício para você se preparar para o mercado de trabalho, e, por isso, ele deve ser aproveitado da melhor forma, por meio das atividades extracurriculares. E, para esse objetivo, o estágio na Austrália é uma excelente ideia!

Essa é uma oportunidade de expandir os conhecimentos na sua área, estabelecer contato com profissionais que já atuam nela, desenvolver o novo idioma, entre outros benefícios. Porém, é preciso atenção ao colocar esse plano em prática, pois ele envolve algumas burocracias.

Se você quer fazer estágio na Austrália, mas tem algumas dúvidas e não sabe por onde começar, continue a leitura. Nós vamos responder às principais questões sobre o assunto!

A importância das atividades extracurriculares

A universidade é uma importante fase da vida, mas não deve ficar limitada às tarefas e obrigações regulares, como aulas, provas e trabalhos. Para ser um bom profissional, é preciso ir além. Estamos falando das atividades extracurriculares.

Elas permitem contato com outros colegas e professores, o que, no futuro, representa oportunidades de trabalho e parcerias. Além disso, por meio delas, é possível aprofundar em temas que interessem ao estudante.

Algumas dessas atividades são grupos de estudo, de extensão ou de pesquisa, trabalhos voluntários e estágios. Escolhendo exercê-las, os benefícios são evidentes para o aluno, como visto. Mas, também o são para o mercado de trabalho, que está sempre à procura de candidatos que buscam fazer mais do que o básico.

7 dúvidas sobre estágio na Austrália

Um estágio na Austrália é uma atividade extracurricular que tem tudo para ser uma experiência rica e inovadora. Se você tem dúvidas sobre como fazer isso, vamos tirá-las agora!

1. Como um estágio na Austrália pode acrescentar à carreira de um estudante ou profissional que acabou de se formar?

O estágio permite ver acontecer na prática tudo o que o aluno aprende na sala de aula. Imagina, então, fazer isso em um país como a Austrália! A partir dessa vivência, é possível receber treinamento e obter experiência profissional internacional, expandindo a rede de contatos fora do seu país. Outro ponto favorável é a compreensão sobre o mercado de trabalho australiano.

Também há a vantagem de praticar o inglês e aprender terminologias específicas do seu setor de atuação no idioma. Ainda, enfrentar esse desafio de trabalhar em uma segunda língua e se relacionar com pessoas de outra cultura são fatores que vão ajudar você a melhorar suas habilidades de comunicação no local de trabalho.

Além disso, ao retornar para o Brasil, o estudante que fez um estágio na Austrália ganha uma vantagem competitiva no mercado de trabalho. Afinal, o currículo com uma atividade dessa chama a atenção. E, mais do que a experiência profissional, você também terá muitas lembranças e histórias para contar!

2. Quais são os requisitos para fazer estágio na Austrália?

Em terras australianas, o estágio é visto como uma experiência para universitários ou recém-formados. Assim, apenas pessoas que estejam matriculadas em uma universidade ou que tenham concluído o curso há menos de 12 meses podem fazer o programa.

No entanto, o grande diferencial dele é que não é só para alunos da graduação (curso de Bacharel). Estudantes que se formaram recentemente ou estejam terminando um Mestrado ou Pós-Graduação também podem participar.

Uma exigência feita, até mesmo, por questões de obtenção do visto é o participante ter menos de 30 anos. Ainda, ele vai precisar ter, no mínimo, inglês intermediário, o que é um dos pré-requisitos analisados antes do processo de busca de um possível empregador.

3. Com quanto tempo de antecedência é necessário começar a se planejar?

Fazer um estágio em outro país exige que você resolva algumas burocracias relacionadas a documentação, visto, hospedagem, local de trabalho, etc. Portanto, são muitos detalhes, e eles devem ser observados com atenção.

Nesse sentido, o ideal é que você comece a se planejar com um prazo de 1 ano de antecedência. Porém, se a ideia surgiu um pouco mais tarde, com 5 meses ainda é possível fazer um bom planejamento.

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

4. Qual é a documentação exigida?

A documentação para fazer estágio na Austrália pode variar de acordo com a área na qual a pessoa pretende atuar. No entanto, além dos documentos normais de identificação, é padrão apresentar currículo, carta de intenção e histórico escolar.

No início do processo, todos os documentos podem estar em português. Porém, caso você seja aprovado na primeira etapa, será exigido que eles estejam em inglês, com tradução juramentada, para dar sequência na aplicação.

5. Quanto tempo o estágio na Austrália dura? É recomendado um tempo mínimo?

As atividades podem durar entre 6 a 52 semanas, dependendo do programa e da sua área de atuação. No entanto, para que a experiência seja a mais proveitosa possível, o ideal é que o estágio dure, no mínimo, 12 semanas.

6. Todas as áreas de atuação têm opção de estágio?

Em praticamente qualquer área é possível fazer estágio na Austrália, desde que existam potenciais empregadores. Se você tem interesse, faça uma aplicação inicial, e a WEST 1, por meio de sua empresa parceira, poderá fazer uma primeira análise e buscar empregadores interessados em contratá-lo.

É simples e gratuito. Somente após a confirmação é que será necessário pagar pela aplicação e iniciar o processo de fato. Então, as empresas serão contatadas para obter informações sobre vagas para o estudante.

7. Quais são as principais dificuldades que se podem encontrar quando um estudante tenta se organizar sozinho para um estágio na Austrália?

Como essa experiência envolve processos complicados, quem tenta se organizar sozinho para essa experiência pode passar por alguns “perrengues”. Os problemas podem envolver visto, documentação, contato com empresas, atendimento aos requisitos para a vaga, etc.

Além disso, ainda que você consiga, já pensou se chegar lá e descobrir que não é o que esperava? Imagina se mandarem você apenas “tirar Xerox” ou fazer outras atividades que não têm relação com a sua área? Logo, organizando-se sozinho, o estudante não tem garantia de que a experiência corresponderá ao que deseja.

WEST 1

Se você quer aprimorar os conhecimentos e adquirir experiência de um estágio na Austrália com segurança, a WEST 1 é a melhor opção. A empresa vai auxiliar você em todo o processo de aplicação para uma vaga em terras australianas.

Ela representa uma empresa que tem articulação com várias já registradas para aceitar estagiários estrangeiros. É ela quem analisará o perfil do candidato e fará a intermediação com as possíveis empregadoras.

Dessa forma, os estágios são supervisionados, para garantir que o programa seja de fato relevante para o aluno. Tudo isso é feito a partir de um programa previamente estabelecido, que define as funções do futuro estagiário.

Sendo assim, você deve ter percebido que as atividades extracurriculares têm grande importância na sua formação acadêmica. Assim, para fugir da mesmice das salas de aula na faculdade, considere fazer um estágio na Austrália!

Como visto, são vários benefícios para o estudante, tanto no aspecto profissional, quanto no pessoal. E, se você tinha dúvidas sobre como fazer isso, agora não tem mais. Depois de esclarecer as principais questões sobre essa experiência, basta ir atrás desse sonho!

A WEST 1 pode ajudar você a realizá-lo. Entre em contato!

Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

Você também pode gostar

Deixe um comentário