Confira 4 dicas para o seu primeiro intercâmbio em inglês

13 minutos para ler
Powered by Rock Convert

O estudo de uma língua estrangeira proporciona novas possibilidades e oportunidades no meio pessoal e profissional. Para isso, é preciso buscar estratégias para o desenvolvimento, aprendizado e domínio de uma nova língua, como o inglês. Assim, uma ótima alternativa para esse objetivo é investir no intercâmbio em inglês, pois além de oferecer grandes experiências, permite o contato direto com a língua estrangeira, bem como culturas diferentes.

A ideia de realizar um intercâmbio pode assustar um pouco por ser um território diferente do seu, novas pessoas e realidades. Porém, é possível facilitar todo esse processo de maneira que tudo fique mais leve.

Pensando nisso, preparamos este post e reunimos as principais dicas para quem deseja realizar o seu primeiro intercâmbio em inglês. Continue a leitura!

Como escolher o destino do intercâmbio? Confira as melhores dicas!

Se você está pensando em realizar o intercâmbio em inglês ou mesmo já decidiu fazer, é importante que alguns pontos sejam analisados. Assim, seguem alguns passos que podem facilitar esse processo.

Entenda suas necessidades

Antes da definição de um objetivo, é preciso compreender quais as suas principais necessidades para aquele momento. Dessa forma, ficará mais fácil delimitar as suas metas de alcance.

Se no momento você está sentindo a necessidade de se aprimorar profissional e pessoalmente, bem como colocar em prática o seu inglês, pensar na possibilidade de um intercâmbio na área é extremamente viável.

Um ponto muito importante a ser considerado é colocar seus principais desejos em pirâmide de prioridades, para visualizar melhor o que realmente você quer, facilitando todo o processo. Outra coisa essencial a ser pensada é traçar objetivos a curto, médio e longo prazo, pois ajudará na organização dos seus pensamentos, bem como em sua vida diária.

O autoconhecimento ajuda também na construção e esclarecimento de suas principais dúvidas em relação ao seu objetivo principal. Dessa forma, é preciso entender: os motivos para realizar um intercâmbio, de que forma optar por ele facilitaria o aprendizado em inglês, quais as oportunidades de crescimento pessoal e profissional o intercâmbio pode oferecer, etc. Para toda compreensão de necessidades é preciso questionar-se.

Busque o país que você mais se identifica

Depois de compreender suas necessidades e objetivos, é fundamental que opte por países que mais se aproximem de você, ou seja, que mais combinem com o que você espera encontrar em uma viagem durante um intercâmbio e que vai favorecer a sua adaptação.

Afinal, por um tempo esse país se tornará a sua segunda casa e é imprescindível que você se sinta bem e confortável em estar ali. Por isso, é importante conhecer as principais características que constituem aquele lugar.

Veja as possibilidades de idiomas dos países

Algo muito valioso a ser analisado são as oportunidades de aprendizados que um país pode oferecer. Isso, porque, existem locais que possibilitam não só o aprendizado de uma língua, mas também de outras, devido à diversidade cultural inerente a ele. Por exemplo, o Canadá, além do inglês, permite ainda o aprendizado do francês, enriquecendo assim sua experiência.

Se esse é um fator interessante para você, é importante que sejam pensadas essas oportunidades de crescimento na escolha do país ideal para realizar o seu intercâmbio em inglês.

Considere a possibilidade de contratar uma agência de intercâmbios

Se essa é sua primeira experiência com intercâmbios, ou mesmo ainda que você já tenha a tido, certamente saberá que são muitas informações e procedimentos a serem cumpridos, que na correria podem passar despercebidos e acabar prejudicando o decorrer de todo o processo.

Dessa forma, é interessante você pensar se vai fechar intercâmbio com uma agência ou escola. Para isso, as agências de intercâmbio estão no mercado para facilitar sua vida e garantir que tudo ocorra de maneira mais simples e tranquila para você.

Assim, investir em profissionais experientes na área é uma excelente alternativa especialmente para quem está realizando o seu primeiro intercâmbio, pois os caminhos podem ser percorridos com mais segurança e compreendidos de melhor modo. Pensando nisso, destacamos as principais vantagens na contratação de uma agência.

Orientação

Como falado anteriormente, as agências apresentam como principal objetivo: tornar sua experiência mais agradável, ou seja, orientar todo o processo de intercâmbio, desde a sua escolha a todo o caminho percorrido até a finalização dele.

Dessa forma, a agência de intercâmbio funciona como um suporte que vai tirar todas as suas dúvidas correspondentes a visto, documentação, características do país, possíveis eventualidades que possam ocorrer, etc. Para isso, o contato será constante e você poderá contar com esse apoio sempre.

Ainda, agências que possibilitam a ida a destinos específicos costumam ter filiais nos países de destino, que facilitam essa articulação e comunicação com seus clientes, tornando a experiência melhor.

Elas também evitam que transtornos possam acontecer, como erros no visto, atrasos na viagem, entre outros eventos, pois contam com profissionais experientes para isso.

Análise de perfil

Muito além de oferecer pacotes de serviços, as agências se preocupam com a sua satisfação. Assim, estão atentas em conhecer seu perfil e suas necessidades, mostrando aquele país que mais ajudará em seu crescimento e que combine melhor com você e seus objetivos.

Dessa forma, tudo é pensado para que possa garantir a sua satisfação integralmente. Seus gostos, objetivos, perfil financeiro, fluência no inglês, oportunidades, etc. A agência vai traçar o seu perfil de necessidades e adequar ao país que mais trará boas experiências e aprendizados. Além disso, oferta planos de pagamento com variadas formas de acessibilidade.

Tempo melhor aproveitado

O que é preciso saber para fazer um intercâmbio? Certamente, essa é uma das principais perguntas feitas durante uma tomada de decisão, e buscar sozinho por essas informações pode gerar insegurança, além de demandar muito tempo para conhecer tudo.

Dessa maneira, tudo é pensado, todas as possibilidades que possam ser favoráveis ao seu crescimento são apresentadas com muito profissionalismo, visando sempre o melhor a você.

Facilidade no contato com as escolas

O papel das agências também é o de facilitar informações sobre custos e o tipo de intercâmbio que você deseja escolher, pois mantêm o contato direto com as escolas. Assim, tira todas as suas dúvidas antes de sua decisão, garantindo uma escolha certa e que será a mais viável para você.

Desse modo, analisa também as oportunidades de estudo e trabalho que possam favorecer sua estadia no país.

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

Quais os 4 destinos mais comuns de intercâmbio entre brasileiros?

Quando desejamos iniciar um novo projeto de vida, é importante buscar experiência com pessoas que já passaram por esse momento e que podem oferecer informações valiosas a respeito do que se deseja realizar.

Assim, trouxemos aqueles destinos mais comuns de intercâmbio entre brasileiros com o objetivo de fazer intercâmbio em inglês e destacamos suas principais vantagens e informações relevantes sobre eles. Confira!

Canadá

O Canadá é um país multicultural e por esse motivo está entre os primeiros escolhidos pelos intercambistas brasileiros. Além disso, é conhecido mundialmente pela sua liderança nas áreas de educação, segurança e qualidade de vida.

Outro fator relevante a ser destacado diz respeito à burocratização para o processo de imigração e a facilidade na obtenção do visto, que pode ser retirado eletronicamente para públicos determinados, como: brasileiros que tenham visto de turista ou tenham tirado o visto nos últimos dez anos. Assim, é um dos países que mais recebem imigrantes brasileiros anualmente.

É importante destacar que ele oferece a oportunidade de aprimorar não somente o seu inglês, mas também o francês, com pronúncia de fácil entendimento. O governo investe muito em educação, é um dos países mais seguros do mundo e recebe com muita receptividade os intercambistas.

Se você esteve por lá nos últimos dez anos, não é necessário a retirada de um novo visto, pois existe a isenção para brasileiros.

Nova Zelândia

A Nova Zelândia é um país que encanta pelas suas belezas naturais. Apresenta infraestrutura de primeiro mundo, com economia estável e ainda permite ao intercambista estudar e trabalhar, com um sistema de ensino considerado como um dos melhores do mundo.

Assim, a Nova Zelândia oferece uma grande oportunidade de crescimento e aprimoramento de conhecimentos, além de excelentes possibilidades de estudo e trabalho que certamente farão diferença no mercado de trabalho.

O país apresenta oito universidades reconhecidas mundialmente, com duas cidades de excelência para estudar.

É considerado também o país mais pacífico e conta com monitoramento regular da qualidade da educação. Seu território é bem localizado, com paisagens exuberantes e bem próximas do mar.

Irlanda

A Irlanda está entre os países com maior custo-benefício e um dos destinos mais comuns quando se trata de intercâmbio. Com uma posição geográfica privilegiada, que é algo muito favorável à sua experiência, o país oferece ao estudante a possibilidade de conhecer várias outras partes da Europa, com viagens rápidas e acessíveis.

Em seu território estão situadas as universidades europeias mais conceituadas e, durante o período de férias, o estudante tem a oportunidade de trabalhar. Seus habitantes são muito acolhedores e receptivos, bem como o governo investe muito em educação. Todos esses fatores são bastante positivos para sua experiência se tornar mais enriquecedora. Assim, pensar no intercâmbio na Irlanda é uma excelente alternativa para aperfeiçoar seu inglês e vivenciar excelentes momentos de crescimento.

Austrália

Conhecida pelas suas paisagens deslumbrantes, a Austrália apresenta um grande quantitativo de lugares listados pela UNESCO como patrimônio histórico da humanidade. Assim, é a terceira maior costa litorânea do mundo, com economia estável e instituições de ensino de grande excelência e qualificação reconhecida internacionalmente.

Com cursos de inglês em vários níveis, a Austrália oferece grandes oportunidades que se encaixam de acordo com o seu objetivo.

Na real, quanto custa um intercâmbio?

Os custos de um intercâmbio variam de acordo com as suas necessidades. Dessa forma, o valor do seu intercâmbio depende do seu objetivo principal (profissional ou pessoal), duração do curso, etc. Assim, os pacotes podem oscilar entre 9 mil a 19 mil reais, incluindo toda documentação, passagens, curso e acomodação.

Confira 4 dicas para seu primeiro intercâmbio

Depois de você decidir o país onde vai realizar seu intercâmbio, é importante seguir algumas dicas para colocar em prática durante o período que estiver por lá. Acompanhe!

1. Acomodações

Normalmente, os estudantes se acomodam em casas de famílias, orientadas com muito cuidado pelas agências para você. Assim, é preciso que esteja disposto a seguir seus hábitos e se adaptar da melhor forma possível. Mas não se preocupe, as famílias geralmente são bem-receptivas e estão habituadas a acolher estudantes de intercâmbio.

2. Saúde

É muito importante que tenha seu período de adaptação e que siga com seus medicamentos de uso contínuo e controlado. Esteja sempre com suas receitas médicas e veja se são permitidas naquele local. Alguns lugares exigem um seguro saúde, que é muito importante ter por precaução. Mas esse é outro ponto que uma agência vai orientá-lo corretamente.

3. Lazer

Saiba aproveitar muito bem seu tempo livre. Conheça o país, suas oportunidades de lazer, faça novos amigos e tudo que o lugar proporcionar. Não tenha medo de se comunicar, afinal, o objetivo maior é o seu aprendizado.

4. Custos

Poupe seu dinheiro, ainda que a emoção de estar em um lugar novo seja muito alta. Tenha boas experiências, mas vá com calma para não passar por apertos por lá. No entanto, não se prive das oportunidades, é preciso somente não exagerar. Não esqueça seus cartões e tenha em mente as agências bancárias disponíveis para você.

Vai para a Irlanda? Confira a documentação para intercâmbio no país!

Se você decidiu ir para a Irlanda, é importante saber alguns fatores burocráticos exigidos para a imigração, relacionados à documentação e outros aspectos relevantes. Inicialmente, é necessário que se faça uma pré-reserva de matrícula, bem como uma pré-reserva dos serviços que você vai precisar, entre eles: seguro saúde durante o curso que pretende realizar, passagem aérea (caso o estudante queira), translado e acomodação. Para finalizar essa etapa, é preciso ter em mãos o formulário de matrícula assinado e o passaporte.

Após a confirmação de todas as reservas mencionadas anteriormente, é preciso efetuar o pagamento de todos os serviços solicitados e contratados. Assim, a agência poderá receber toda a documentação necessária para sua entrada na Irlanda.

É melhor fechar o intercâmbio com a agência ou com a escola?

Para entender melhor sobre o assunto, é preciso compreender a dinâmica de cada uma. É possível fechar diretamente com a escola, visando a economia. A diferença é que na agência você paga pela consultoria e conveniência, mas com variadas formas de pagamento.

Ou seja, eles tomarão a frente de todos os trâmites burocráticos para você, além de estarem disponíveis para qualquer dúvida ou imprevisto que possa acontecer durante sua permanência no país.

Como é possível observar, realizar um intercâmbio em inglês é algo muito enriquecedor e quando se conta com o apoio de uma empresa especializada, tudo pode se tornar mais simples, tranquilo e menos burocrático, pois ela estará à disposição especialmente para facilitar sua vida em todo o processo de intercâmbio.

E aí, gostou do post? Então, que tal baixar nosso e-book e ter acesso a um guia incrível para iniciantes sobre os primeiros passos para o intercâmbio? Não deixe de baixar e ficar por dentro de tudo relacionado ao assunto!

Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

Você também pode gostar

Deixe um comentário